No mesmo ano em que comemora seus 50 anos, a Iveco enaltece o 130º aniversário da fundação da fábrica de Vysoké Mýto, na República Tcheca (antiga Tchecoslováquia), planta fabril que foi anexada à sua administração em 1999. Com importante participação no desenvolvimento e produção de ônibus, tal fábrica desempenha um papel fundamental na evolução do transporte público, tanto em nível nacional quanto internacional.
Tudo começou em 1895, quando Josef Sodomka, artesão e empresário, iniciou a trajetória comercial com a oficina de carruagens. Com o advento da mobilidade motorizada, 30 anos mais tarde, Sodomka começa a produzir automóveis, além dos ônibus. E, após muitos anos, em 1948, a fábrica é nacionalizada e passa a se chamar Karosa, com ênfase na produção de ônibus.
Em 1948, é fabricado o primeiro ônibus, modelo com 14 poltronas, construído sobre o chassi Škoda 125. A partir dali, a produção de carroçarias utilizou os chassis Škoda, Tatra, Walter e Praga. Inicialmente, eram construídas apenas peças únicas, com pequenas séries introduzidas posteriormente, principalmente em resposta a encomendas do Estado. Além dos modelos para linhas regulares, também surgiram versões de longa distância com características de luxo, como o Škoda 606 DN, em 1938, e o Tatra 24/58, em 1939.

Um dos primeiros ônibus da marca
Se tudo começou em uma área de 90 m², lá no ano de 1895, muita coisa evoluiu em 50 anos, sendo que a época de sua nacionalização a fábrica expandiu para 7.525 metros quadrados, até atingir os atuais 135.000 metros quadrados de área coberta. Dentre os destaques em sua linha histórica, a adoção de tecnologias avançadas, com investimentos fortes para otimizar seus processos produtivos, assegurando um elevado padrão de qualidade. Esse compromisso contínuo com a inovação consolidou sua posição como líder do setor, atendendo às crescentes expectativas do mercado.
Hoje, além das versões a Gás Natural Comprimido (GNC) e híbridas de baixa emissão, a fábrica produz o modelo CROSSWAY Low Entry ELEC e o CROSSWAY ELEC – confirmando o compromisso da Iveco Bus com soluções energéticas alternativas e sustentáveis para a mobilidade.
Modelo icônicos produzidos
A comemoração dos 130 anos também é uma oportunidade para destacar alguns modelos lendários produzidos em Vysoké Mýto, que desempenharam papel crucial na evolução do transporte público ao longo das décadas.
1928: Sai da linha de montagem o primeiro ônibus da fábrica – veículo com 14 assentos, construído sobre o chassi Škoda 125.
1928-1939: A produção de carrocerias concentrou-se principalmente em chassis Škoda, Tatra, Walter e Praga. Inicialmente, eram construídas apenas peças únicas, com pequenas séries introduzidas posteriormente, principalmente em resposta a encomendas do Estado. Além dos modelos para linhas regulares, também surgiram versões de longa distância com características de luxo, como o Škoda 606 DN em 1938 e o Tatra 24/58 em 1939.
A partir de 1940: Desenvolvimento de variantes sobre chassi Škoda 706.
Durante a Segunda Guerra Mundial: Produção do Škoda 706 NG com gerador a gás de madeira.
1954 e 1957: Introdução do Karosa T 500 HB, com três eixos e motor traseiro Tatra em estrutura autoportante – design revolucionário para a época.
1958–1971: Evolução do modelo Škoda 706 RO para o lendário Škoda 706 RTO – 14.969 unidades produzidas para transporte urbano, interurbano e de longa distância.
A partir de 1965: A linha Š 11 foi desenvolvida progressivamente pela Karosa. Graças aos seus seis painéis principais pré-fabricados, o modelo*Š 11 tornou-se líder de mercado internacional, com 26.769 unidades produzidas.
1981: A linha 700 substituiu os famosos modelos “ŠM”. A principal inovação foi o reposicionamento do motor LIAZ ML 635 e da transmissão Praga para trás do eixo traseiro. Foram fabricadas, até 1999, versões urbanas, interurbanas, de longa distância, suburbanas com transmissão mecânica, além de ônibus articulados.
1992–1999: A Karosa produziu o ônibus rodoviário LC 757 HD 12 para atender à crescente demanda por viagens internacionais. Este modelo luxuoso, com piso elevado, oferecia conforto superior em trajetos de longa distância. Foram produzidas 98 unidades, incluindo uma versão três estrelas com 42 assentos para passageiros, podendo ser aumentados para 49 mediante solicitação.

Um inusitado modelo com três eixos
1995: A Karosa lançou a linha 900, uma versão aprimorada da linha 700. Com um design modernizado, oferecia maior conforto, qualidade e desempenho, proporcionando um transporte mais seguro e sustentável. O modelo Recreo, baseado na série 900, foi o primeiro a ter um impacto significativo, não apenas na França, mas também em outros países europeus.
2006: Lançamento do CROSSWAY, projetado para o transporte urbano (com a versão Low Entry introduzida em 2007) e interurbano. Estava disponível com energias alternativas como eletricidade por bateria, biometano, combustível XTL e B100. Sua confiabilidade e versatilidade fizeram dele o líder do segmento interurbano na Europa, com mais de 65.000 unidades produzidas. Um em cada dois ônibus interurbanos vendidos na Europa é um CROSSWAY. Os modelos CROSSWAY receberam diversos prêmios de prestígio, incluindo quatro títulos de “Ônibus Sustentável do Ano”: 2018: com o modelo Low Entry GNV; 2020: com o CROSSWAY GNV; 2023: com o CROSSWAY Low Entry GNV Híbrido, compatível com biogás; 2024: com o modelo elétrico CROSSWAY Low Entry ELEC.
Desde 2022: Vysoké Mýto tornou-se o local exclusivo de produção do EVADYS. Um ônibus versátil, o EVADYS é compatível com combustível XTL e ideal para todas as missões — desde serviços de translado e operadoras de turismo até excursões e rotas regulares.
2023: Início da produção em série das versões do CROSSWAY ELEC, que incorporam as características que tornaram a linha CROSSWAY bem-sucedida desde seu lançamento, agora aliadas às vantagens da mobilidade elétrica para atender às exigências de descarbonização do transporte escolar e interurbano.
Fonte – Iveco Bus
Imagens – Divulgação
0 comentários