A marca dos 20 mil ônibus

A planta fabril de São Mateus, ES, da Marcopolo atingiu o volume histórico desde 2014

Mais de 10 anos de sua inauguração, a fábrica da Marcopolo localizada na cidade capixaba de São Mateus, alcançou o volume de 20 mil carroçarias produzidas. E o modelo Torino, fornecido à operadora Unimar, representa essa conquista. De acordo com a fabricante gaúcha, o modelo simboliza a robustez da produção capixaba e o seu avanço em soluções de transporte modernos, acessíveis e ambientalmente responsáveis.

A unidade 20 mil está inserida no lote de 40 ônibus, de um total de 137 unidades, encomendada para o sistema Transcol, que atende à Região Metropolitana da Grande Vitória. A Marcopolo, em 2025, teve 70% de participação na renovação do sistema urbano da Grande Vitória, consolidando sua liderança e confiança no mercado local.

Esses 40 primeiros ônibus contam com ar-condicionado, Wi-Fi, acessibilidade. Segundo Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo, mais do que um marco de produção, as 20 mil unidades fabricadas em São Mateus simbolizam o compromisso de longo prazo com o Espírito Santo. “Investimos em tecnologia, capacitação e parcerias locais porque acreditamos no potencial da região e no papel transformador da indústria para a sociedade. Essa entrega representa muito mais do que números. É a materialização do nosso compromisso com a inovação, a qualidade e a mobilidade urbana eficiente. A fábrica de São Mateus tem papel estratégico na nossa operação e no desenvolvimento da indústria automotiva nacional”, ressaltou o executivo.

A unidade da Marcopolo em São Mateus iniciou suas atividades em 2014, com a produção de micro-ônibus da marca Volare e, desde então, consolidou-se como um polo estratégico para a companhia, gerando empregos, atraindo fornecedores e contribuindo para o crescimento econômico do Espírito Santo. “A partir de 2019, passou a fabricar, também, carrocerias para ônibus urbanos. Em 2023, a empresa anunciou um investimento de R$ 50 milhões para modernizar e expandir a planta, que se prepara para se tornar referência na produção de ônibus elétricos. A primeira unidade do modelo Attivi Integral fabricada em São Mateus, foi concluída em outubro do mesmo ano”, explicou Portolan.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *