Exposição para valorizar a história e o pioneirismo do transporte

Evento quer destacar a importância de preservar o passado e suas histórias

A Caravana de Integração Nacional, datada de 1960, foi um deslocamento rodoviário dos quatro pontos cardeais do País rumo à Brasília. Idealizada e convocada pelo, então, presidente Juscelino Kubitschek e com total participação e apoio das montadoras de veículos da época, por ocasião da inauguração da nova Capital Federal, Brasília. No contexto histórico, as partidas se deram de Belém, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Cuiabá, sendo que a chegada triunfal foi na Esplanada dos Ministérios, onde o presidente recebeu os caravaneiros e seus veículos com uma grande festa dois meses antes da inauguração da cidade.

Este feito histórico foi relembrado e comemorado, no dia 7 de setembro de 2022, com a realização da Segunda Caravana da Integração Nacional, onde, a exemplo do que acontecerá este ano em Minas Gerais, houve um Encontro de Veículos Antigos e Clássicos do Transporte Pesado – Caminhões e Ônibus vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Brasília. (conforme o site cinbrasilia.com)

Em 2025, essa mostra acontecerá em um local com infraestrutura para Eventos e Shows, conhecido como Mercadão Internacional de Lagoa Santa, município distante 36 quilômetros de Belo Horizonte, com amplo espaço para expositores e visitantes, coberturas, sanitários, praça de alimentação com variedade gastronômica e o melhor da cozinha mineira, especiarias de feiras e mercados, artesanato, espaço Kids e pets e muitos outros atrativos, além veículos das décadas de 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990 que estarão em exposição.

O evento ocorrerá nos dias 6 e 7 de setembro de 2025, das 10h às 17h.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *