Num universo de quase 4 mil motoristas que compõem o quadro de condutores de um dos principais conglomerados de transporte de passageiros sobre pneus do País, o Grupo JCA, 50 deles se destacaram durante o ano passado por suas performances ligadas à melhor forma de dirigir, sempre levando em consideração a segurança, o desempenho e comportamento perante as inúmeras viagens realizadas por estradas e localidades de diversas regiões brasileiras.
É mais do que sabido que esses profissionais do volante podem ser reconhecidos como o cartão de vista de uma empresa de ônibus ou, até mesmo, embaixadores das operadoras, afinal, estão na linha de frente da realização dos serviços, atendendo de forma direta os clientes que escolhem viajar pelos veículos das transportadoras.
O Programa Motorista Super Premium, desenvolvido pelo Grupo JCA, proporciona a valorização e a homenagem desses condutores desde 2018, sempre orientado por critérios que avaliam aspectos que, para muitos passam despercebidos, mas que no cotidiano são fundamentais no sucesso operacional. Segundo João Richarte, engenheiro eletrônico e coordenador da Inteligência Operacional do Grupo JCA, houve uma evolução desse contexto, desde o início, quando, ainda, as métricas avaliadas eram outras. “Entre 2018 e 2022 nós tínhamos uma visão mais simples de como avaliar nossos motoristas por poucos critérios, como o consumo de diesel e multas recebidas. Entretanto, muita coisa mudou e vem mudando. Hoje, por meio da tecnologia, conseguimos obter resultados mais completos da forma como os condutores atuam”, disse.
Richarte disse que essa nova roupagem do Programa promoveu um padrão atualizado de dirigibilidade, com uma mudança de cultura no Grupo para que os motoristas se enquadrem a tudo o que é determinado para se obter os resultados positivos dentro da operação. “Adotamos a telemetria em nossos ônibus para uma comparação do padrão de cada rota, onde os motoristas são avaliados e informados sobre a conduta de cada profissional. É uma forma de inserir o motorista nesse conceito em que a segurança é determinante”.
O coordenador do Grupo JCA explicou, também, que a telemetria usada nas operações é resultado do desenvolvimento próprio, como forma de se obter o que é demandado no escopo do programa. “Trata-se de um produto JCA, que desenvolvemos para ser adequado a todos os modelos de chassis que operamos. Criamos, em parceria com uma empresa chamada Trivya, uma ferramenta com recursos para ser moldada naquilo que precisávamos em termos das nossas necessidades. É uma tecnologia disruptiva que não é encontrada no mercado e 100% de nossos ônibus rodoviários e de fretamento já estão equipados com ela”, ressaltou Richarte.

Momento em que os motoristas receberam as merecidas homenagens. Profissionais valorizados resultam em operações eficientes e seguras
E, a evolução da tecnologia para ajudar na excelência operacional não para. Segundo Richarte, o uso de outras ferramentas, como aplicativo que permite ao motorista avaliar o histórico das viagens, a sua condução e a sua performance, sendo muito claras as metas a serem atingidas, com orientações para que o profissional alcance seus objetivos, tem presença garantida nas ações do Grupo. “Além da própria tecnologia, todos os nossos motoristas evoluíram em termos de desempenho, condução segura, redução no excesso de velocidade e economia de combustível. Isso representa viagens com segurança, menor desgaste dos veículos e profissionais engajados com a causa. Destaco que todos os nossos motoristas evoluíram 12% desde 2022 em relação à dirigibilidade. Estamos confiantes que seguimos o caminho certo”, afirmou.
Dos 50 motoristas que se destacaram no ano passado, seis alcançaram o pódio, sendo premiados com uma quantia em dinheiro. O primeiro colocado, José Pinto Cunha, com 60 anos e 10 anos de atuação na empresa do Grupo, a Catarinense, comentou que o foco é o principal aspecto para a obtenção desse reconhecimento. “Para ser um profissional qualificado é preciso muito trabalho, tem que batalhar para fazer o melhor, manter um padrão de condução. Nisso, a presença do instrutor, também, é fundamentar para conhecermos e utilizarmos o melhor da tecnologia a nosso favor. Nestes 37 anos de condução que tenho, já operei muitos veículos, de diversos níveis de configuração, sempre realizando uma condução segura”, salientou.
Cabe um destaque no momento do agradecimento dos condutores ao receberem seus prêmios, com a demonstração de gratidão aos instrutores. Fernando da Silva Oliveira, com 13 anos de Grupo JCA, sendo três na função de instrução, afirmou que é gratificante poder participar desse reconhecimento, contribuindo com a formação desses motoristas que buscam ser os melhores a cada ano.
Os seis motoristas que receberam a premiação foram: Jose Pinto Cunha, Ouro; Paulo Marcos dos Santos, Prata; Andre Ferreira da Silva, Bronze; Ricardo Dias de Oliveira, Bronze; Clailson Barbin, Bronze; e Luis Carlos Kuriya, Bronze.
João Richarte chamou a atenção sobre a valorização do profissional que, em muitos momentos, é o único representante do Grupo junto a operação, enfrentando todos os dias os desafios nos serviços em que atuam. “Tenho que destacar que o reconhecimento aos nossos motoristas que levam no peito a nossa marca e pela dedicação com que operam os veículos, é muito gratificante e importante em nossa história”.
Como a gestão vê essa ação
Pelo lado da gestão, Anuar Helayel, diretor da Unidade de Transporte de Passageiros, com 29 anos de atuação no Grupo, disse que a dedicação dos profissionais é o que move esse programa, que acontece há alguns anos, sendo um cerne no atendimento aos clientes. “Vemos uma evolução contínua em termos de aprimoramento de nossos condutores. Não tenho dúvidas que o sucesso de nossa operação se dá pela confiança e segurança nos serviços realizados e que os motoristas são grandes responsáveis por obtermos resultados positivos, tornando nossa marca referência no setor e junto aos clientes”, afirmou.
Já o CEO da Grupo, Gustavo Rodrigues, disse que o comprometimento com a melhor operação orienta toda a forma de negócios das empresas que compõem a marca JCA no mercado. Segundo ele, essa valorização ao quadro de condutores traz um reconhecimento ímpar no setor, sempre buscando a formação profissional para que o transporte possa ser feito da melhor maneira aos clientes. “Um diferencial que promovemos no Grupo JCA é a oportunidade para que nossos profissionais participem dos programas de formação, por meio do JCA Educa e Prata da Casa, dando suporte para o crescimento educacional”, observou.
No contexto do Motorista Super Premium, Gustavo salientou que a importância dessa premiação confirma todo o empenho no Grupo por proporcionar o melhor atendimento aos clientes em um setor dinâmico e competitivo, que demanda de uma operação comprometida com a segurança e o conforto. “Nossos motoristas, em muitos momentos, atuam como único representando do Grupo nas viagens. Portanto, nada melhor do que promover esse reconhecimento à eles, pois os mesmos contribuem com os valores das empresas que compõem o Grupo. É importante destacar que a forma como ele atua perante aos muitos desafios durante a operação representa o nosso esforço em proporcionar o melhor transporte”, disse o executivo.

Para abrilhantar a festa, que aconteceu na fábrica da Scania, a presença do ilustre modelo Flecha Azul preservado pelo Grupo JCA
A preocupação com o atendimento ao público se traduz numa avaliação minuciosa sobre tudo com o que ocorre no modelo de negócio promovido pelas empresas do grupo, objetivando melhorias contínuas e uma gestão direcionada aos bons resultados. “Todas as equipes envolvidas com a gestão e operação trabalham para que os indicativos possam ser os melhores. Estamos, sempre, dedicados a conhecer o que se passa em nossas atividades, com um controle exaustivo para que possamos ser sustentáveis. Essas iniciativas nos favorecem nas tomadas de decisões e nos planos de ações para que problemas e processos possam ser resolvidos mais rapidamente”, observou Gustavo.
Além do fator humano, a tecnologia veicular é um outro aspecto para se manter robusto no segmento, neste momento em que o mercado se apresenta com um crescimento na concorrência sob a forma de novos entrantes que buscam se inserir no sistema. Com isso, nos últimos anos, o Grupo vem investindo na renovação e modernização de sua frota, onde o conforto e a segurança predominam em todas os seus serviços, sejam eles rodoviários, urbanos e de fretamento.
Gustavo destacou que as compras atingiram um patamar, num ciclo de dois anos, quase 550 veículos, num mix de veículos que tem configurações com motorização dianteira e traseira. “Nesse último ciclo de renovação proporcionada por nós, investimos em modelos para vários nichos de operação, onde a tecnologia veicular traz benefícios ambientais, como a redução das emissões poluentes. Nosso negócio exige que compramos veículos cada vez mais modernos e seguros”, disse.
Dentre os produtos adquiridos, as marcas Scania e Volkswagen foram escolhidas para compor a nova frota. Com isso, foram investidos mais de R$ 850 milhões, valor que é expressivo e reforça como o Grupo se tornou uma referência no setor. Da sua frota total de 2.500 veículos, quase a metade já é de propulsores Euro VI, permitindo que as operações possam causar menor impacto ambiental.
Imagens – Revista AutoBus
0 comentários