Com 60 mil metros quadrados e equipado com tecnologia de ponta na movimentação de mercadorias e componentes, além do minucioso controle de estoque, a nova Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil, localizada na cidade paulista de Itupeva, é um exemplo em como promover o melhor e mais rápido atendimento aos clientes da fabricante de ônibus e caminhões.
Com isso, é possível atender todo o Brasil e mais de 50 países na América Latina e outros continentes, sendo que o local abriga 45.000 itens do portfólio de peças de veículos e agregados. E, os números são, ainda, mais portentosos. Há 9 milhões de peças em estoque e 1,5 milhão de peças são distribuídas por mês, com cerca de 8 mil pedidos de clientes por dia, dentro do conceito de estoque verticalizado.
Para Matthias Kaeding, vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina, a produção e o pós-vendas são atendidos rapidamente para que as operações não sejam prejudicadas e os clientes não tenham seus veículos parados. “Um dos destaques desse novo empreendimento é a sua localização, próxima aos muitos corredores viários que permitem rapidez nas operações de entregas. Além disso, conseguimos proporcionar aos nossos clientes um atendimento eficaz, fazendo que seus veículos não fiquem parados por falta de peças”, afirmou.
Segundo o executivo, há uma combinação de inteligência do negócio da Mercedes-Benz com a inteligência na operação logística, contribuindo com a disponibilidade dos serviços. “Com isso, reforçamos nossa tradição de suporte ao cliente, aspecto que acompanha a trajetória da empresa há muitos anos. Temos aqui um universo de itens do portfólio atual de caminhões e ônibus e, também, de modelos antigos, afinal, não esquecemos dos veteranos. Como exemplo, nosso estoque contém peças de caminhões clássicos da nossa marca. Entre eles, Axor Euro 5, Atron, Actros Orion, bem como os motores Euro 3 e Euro 5. Ou seja, a Mercedes-Benz está atenta às necessidades de todos os clientes porque reconhecemos a tradição, credibilidade e durabilidade dos nossos produtos ao longo desses quase 70 anos de presença no mercado brasileiro”, ressaltou Kaeding.
Em linhas gerais, a estrutura conta com quatro modelos de armazenamento onde são acondicionadas as muitas peças – mezanino (peças pequenas), processo “Rail Pallet Rack”, caracterizado pela movimentação vertical dos pallets (peças médias), “porta-pallets” (peças grandes e pesadas) e o “Storage Blocked” (peças volumosas e de alto giro). “Aqui, há um movimento de 60 caminhões por dia, entrando e saindo, além do transporte de um contêiner diário para exportação. Não pensamos, apenas, no mercado brasileiro, mas sim no atendimento de outros mercados externos, nos quais enviamos os pedidos solicitados”, explicou Kaeding.
No galpão onde está instalada a nova central, o pé direito é de 12 metros de altura, proporcionando essa verticalização do estoque, que é movimentado pelas novas empilhadeiras apropriadas para esse moderno conceito de armazém. Os processos internos, por exemplo, usam o WMS (Warehouse Management System), sistema on-line de gestão de recebimento, armazenagem e expedição.
De acordo com a Mercedes-Benz, seu amplo portfólio conta com as Peças Genuínas, que se destacam pelo alto padrão de qualidade, bem como pela tecnologia, durabilidade e confiabilidade comprovadas, além da Peças Remanufaturadas RENOV, com 18 famílias de produtos, atendendo a todos os modelos de veículos Mercedes-Benz. A peça remanufaturada assegura até 30% mais economia em relação a uma peça nova, com qualidade e desempenho equivalentes aos das peças genuínas novas. A venda à base de troca promove economia para o cliente e sustentabilidade ao reaproveitar carcaças em bom estado.
Em relação ao mercado de ônibus, a nova Central de Distribuição e Logística de Peças traz inúmeras vantagens para os clientes do modal. Segundo Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o segmento fica com uma participação entre 15 e 20% do total faturado e movimentado na estrutura. “Outra grande conquista alcançada por esta nova estrutura é que podemos atender rapidamente todas as solicitações de nossos clientes e concessionários, não deixando os ônibus parados. Não podemos esquecer que até as peças do chassi com tração elétrica eO500u podem ser encontradas na nova Central da Mercedes-Benz”, destacou o executivo.
O aspecto ambiental é outro ponto a favor no novo empreendimento. A central de distribuição tem o “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), reconhecimento ambiental global de edificações sustentáveis e eficientes. Isso é baseado em iniciativas como uso racional de água, uso de materiais sustentáveis, estação de tratamento de esgoto, estação de tratamento de água e efluentes, descarte de resíduos conforme padrões ambientais, além de outras medidas.
Imagens – Divulgação e Revista AutoBus
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