O sistema de transporte coletivo da cidade Bogotá, Colômbia, é reconhecido mundialmente por operar uma grande rede de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) e ter em sua frota veículos a gás e elétricos, que realiza os mais diversos serviços.
E, seguindo esse contexto, a fabricante Scania, alinhada com sua estratégia global de transformação, apresentou o seu modelo K230 EB 4×2, um chassi com capacidade para 80 passageiros e autonomia superior a 320 quilômetros, que será usado em operações zonais, aquelas entre bairros e alimentação do BRT. A revelação é um marco para a empresa no país e na região, sendo seu primeiro ônibus 100% elétrico de última geração que entra em operação sob condições reais.
O respectivo ônibus será operado pela La Rolita, em um período de teste de 18 meses como parte do programa eBRT 2030 liderado pela UITP, a Associação Internacional de Transporte Público. Esta iniciativa busca promover tecnologias limpas, acessíveis e eficientes nos sistemas de transporte coletivo. “Este lançamento reafirma nosso compromisso com a Colômbia como mercado estratégico para a eletrificação do transporte urbano e intermunicipal. Não apenas entregamos tecnologia de ponta, mas uma solução real para as necessidades de mobilidade sustentável do país”, disse Mauricio de Alba, CEO da Scania na Colômbia.

A fabricante sueca ressalta a importância em proporcionar novos conceitos em tecnologia de tração para um transporte sustentável
A montadora informou que, dentre as características técnicas mais relevantes do seu novo chassi, as baterias, que somam 416 kWh, desenvolvidas pela Scania, são destaque, as quais integram um sistema inteligente de gestão (BMS) capaz de monitorar e substituir apenas as células ou módulos afetados, sem necessidade de substituir a bateria completa. Isso representa uma melhoria significativa em sustentabilidade, manutenção e custos operacionais.
De acordo com a Scania, o referido chassi é fabricado na Suécia, com carroçaria Busscar de Colômbia, o que ressalta o componente local de sua produção. Ainda assim, incorpora padrões europeus de cibersegurança, conectividade e segurança viária, incluindo sensores, radares e câmeras que melhoram a prevenção de acidentes e garantem uma experiência de transporte mais segura para usuários e pedestres. “A mensagem que queremos transmitir é clara: a mobilidade elétrica não é uma promessa do futuro, é uma necessidade do presente. Com inovação, parcerias e compromisso, estamos prontos para liderar essa transformação”, disse John Ladino, diretor-comercial de Ônibus e Caminhões na Scania Colômbia.
A fabricante informou que já conta com dois chassis elétricos na Colômbia como parte de sua estratégia de expansão neste segmento. A empresa, também, oferece consultoria técnica especializada para infraestrutura de carregamento e um robusto sistema de serviço pós-venda com acordos de manutenção e suporte técnico local.
Imagens – Divulgação/Scania Colômbia
0 comentários