Ao todo serão 21 unidades dos chassis Volvo com tração elétrica, sendo 16 articulados e 5 biarticulados, representando a primeira venda brasileira de veículos da marca sueca no contexto da eletrificação em sistemas de grande porte, do tipo BRT (Trânsito Rápido de Ônibus).
A GreenMob Capital, do Grupo HP, especializado na estruturação de projetos de capital intensivo associados ao setor de mobilidade urbana, investiu na aquisição dos novos ônibus, que irão operar no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia – RMTC. E, o novo BRT Leste/Oeste (Eixo Anhanguera), já parcialmente eletrificado, transporta 180 mil passageiros por dia em um corredor de 28 km de extensão total, com 19 estações de embarque e desembarque.
Em termos de configuração, a versão articulada poderá transportar até 180 passageiros, enquanto a biarticulada, com 28 metros de comprimento, leva 250 passageiros.
O Consórcio BRT é o responsável por realizar a gestão da frota elétrica do Sistema Metropolitano BRT, atuando diretamente com fabricantes para garantir veículos de alta performance e alinhados às necessidades da Nova RMTC. Além disso, coordena a infraestrutura e a manutenção da frota elétrica, garantindo operação eficiente, segura e sustentável. “A entrega desses 21 novos ônibus elétricos, incluindo os primeiros biarticulados 100% elétricos do mundo em operação regular, representa um avanço histórico para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Goiânia e mais uma grande entrega da Nova RMTC. Estamos colocando em prática um projeto que une inovação, eficiência e sustentabilidade, com impacto direto na qualidade de vida de milhares de pessoas que utilizam diariamente o BRT Leste-Oeste. Este é um passo concreto rumo a um transporte público mais limpo, silencioso, confortável e de alta capacidade, reafirmando o compromisso do Governo do Estado de Goiás e dos Operadores com a modernização do sistema, a descarbonização da frota e a entrega de um serviço de excelência à população”, destacou Laércio Ávila, diretor-executivo do Consórcio BRT.

Os primeiros chassis biarticulados da marca com tração elétrica
A capital de Goiás foi a segunda cidade brasileira a adotar o conceito de BRT, no País e no mundo, após Curitiba (PR) ter dado a largada, em 1974. Ávila disse que a inovação implementada em Goiânia reforça a posição do Brasil como referência em soluções de transporte coletivo de alta capacidade, onde o sistema ficou consolidado como modelo internacional de eficiência. “Agora, com o BZRT elétrico, a Volvo inaugura a nova geração do BRT: mais limpa, mais silenciosa e ainda mais eficiente. Goiânia construiu um processo de inovação na RMTC que se torna um marco histórico no transporte coletivo mundial e coloca a capital na vanguarda do transporte público”, explicou.
Os chassis Volvo BZRT são equipados com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. Em suas configurações há a possibilidade de até oito baterias (Volvo), com 720 kWh de capacidade total. O motor elétrico fica na parte central, abaixo do piso, assegurando melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico. As baterias também ficam na parte inferior do veículo, permitindo carroçarias com salão completamente livre para os passageiros.
Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo, salientou que esse fornecimento inicial dos referidos modelos reforça o legado da marca junto aos sistemas de BRT, pois Goiânia é uma cidade co-irmã de Curitiba no conceito do melhor transporte coletivo. “O Grupo HP é um cliente de longa data, que mostra sua confiança nos produtos Volvo em muitos anos de história, desde o chassi B58 até, hoje, com os mais modernos veículos elétricos. Essa venda abre as portas do mercado para a nossa tecnologia e soluções em mobilidade coletiva”, afirmou.
O executivo lembrou que Goiânia é a primeira cidade do mundo a operar uma frota de biarticulados elétricos Volvo de forma regular, sendo os maiores veículos elétricos do mundo em atividade diária. “Temos grande experiência no desenvolvimento e comercialização de veículos de grande porte. Além da nossa engenharia, o nosso pós-venda continua sendo um diferencial no atendimento aos nossos clientes para que eles possam operar na melhor forma os seus ônibus. Goiânia se transformou, neste momento, na vitrine tecnológica para o Brasil e América Latina em termos da operação de ônibus elétricos, confirmando nosso potencial em oferecer serviços e uma gama de produtos dedicados ao transporte coletivo urbano”, destacou Arabian.

Conceito de negócios que almeja um atendimento específico ao cliente do ônibus elétrico
Alexandre Selski, head de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina, falou sobre o E-MOB Volvo, conceito criado pela fabricante onde são promovidas as etapas para a construção produtiva de negócios com clientes/operadores. Dessa maneira, há formas de atuação, junto aos concessionários da marca, no entendimento das necessidades operacionais, sobre as demandas, a infraestrutura e o modelo de serviço. “Trabalhamos como uma consultoria para que o cliente possa alcançar desempenho, implementação da tecnologia e rentabilidade. Dispomos de serviços personalizados no quesito de oferecer soluções em mobilidade para que o transporte possa ser eficiente. O E-MOB é uma ferramenta que contribui na concretização do processo de descarbonização dos grandes centros urbanos”, explicou o executivo.
Selski informou que esse fornecimento à Goiânia seguiu os preceitos do E-MOB e que outros negócios estão em andamento dentro dessa mesma linha estratégica comercial. “Queremos, com esse conceito, transformar os negócios em parceria duradoura, sempre trabalhando para que o cliente e a nossa rede de concessionários possam tirar o melhor da aplicação da eletrificação”, disse.
Imagens – Divulgação (Consórcio BRT e Volvo Buses) e revista AutoBus
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