Os primeiros ônibus elétricos Volvo em São Paulo

Fabricante concretiza sua primeira venda de chassis com tração elétrica para o sistema paulistano de transporte coletivo

Após Goiânia, agora é a vez da maior metrópole da América Latina escolher a marca Volvo para a eletrificação de seu transporte coletivo. Uma das operadoras locais, a Santa Brígida, tradicional cliente da marca, adquiriu 20 unidades do chassi BZRLE, recém-lançado no mercado brasileiro.

O mencionado chassi é equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada, que são recarregadas em tomada CCS2, de até 250 kWh. De acordo com a Volvo, nessa potência, as baterias podem ser recarregadas em até uma hora, o que garante alta disponibilidade aos operadores.

Já a frota da Santa Brígida, com 656 veículos, tem 489 ônibus Volvo, representando 74% do total. “Conhecemos muito bem o pós-venda, a disponibilidade de peças, fatores importantíssimos para nós. Então, este relacionamento é crucial na nossa decisão”, disse Fernando Marques, diretor da operadora. Além disso, a reputação de alta qualidade dos ônibus, também, pesou na escolha. Marques disse acreditar que, pela história da Volvo com veículos elétricos, é um produto maturado, já testado na Europa e que chega ao Brasil com a confiabilidade da marca.

O operador destacou que os ônibus elétricos avançados trazem benefícios importantes para grandes centros urbanos como São Paulo. “A redução de ruído em uma metrópole como São Paulo beneficia a população toda. Para passageiros e motoristas, o ganho é imediato. “Aumenta o conforto pelo silêncio do veículo em operação”, comentou Marques.

Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo, disse que o novo modelo de piso baixo 100% elétrico atende cidades que precisam conciliar embarques e desembarques facilitados aos passageiros com a meta de zero emissões. “Comercializar as primeiras unidades para a Santa Brígida, tradicional frotista Volvo, atesta a boa experiência dos clientes com nossos produtos e serviços”, afirmou.

A escolha por ônibus elétricos Volvo alinha-se com o perfil da empresa. A Santa Brígida tem uma cultura ambiental e de sustentabilidade muito enraizada. Por exemplo, em 1998, a garagem atual foi construída, trazendo várias novidades sustentáveis para a época, como captação de água de chuva e separador de água e óleo.

Os novos Volvo BZRLE vão operar na região Noroeste da capital paulista, área onde a Santa Brígida concentra suas atividades: a Área 1 do sistema de transporte público de São Paulo. A empresa faz parte do Consórcio Bandeirante desde 2002 e é responsável por 87% da operação do consórcio.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *