Entre 1991 e 2009, a marca brasileira Marcopolo manteve uma linha de produção de carroçarias no território europeu com a unidade fabril localizada na cidade portuguesa de Coimbra (adquirida da Eurobus), o que se concretizou como uma grande experiência comercial no início de seu processo de internacionalização. Ali, eram produzidos os modelos para vários nichos de mercado – intermunicipal e rodoviário (Mondego, Choupal II e o Viaggio), urbano (Viale), micro-ônibus (Senior e Fratello).
Mais de 15 anos depois, a empresa gaúcha tem a oportunidade para mostrar sua expertise na produção de ônibus rodoviário num segmento seleto, onde a competitividade é grande, os produtos têm acabamento esmerado e a segurança é tudo. Dessa maneira, retornar ao mercado europeu exige da Marcopolo uma estratégia comercial arrojada, capaz de atender os requisitos específicos e que observam uma operação feita com muita eficiência e estreito relacionamento com os clientes.
André Armaganijan, CEO da Marcopolo, disse que a decisão de retornar ao continente foi motivada por mudanças do setor que criaram um cenário favorável para fornecedores globais com capacidade técnica e flexibilidade produtiva. Assim, segundo o executivo, a Marcopolo identificou uma oportunidade estratégica para oferecer soluções sob medida, com produtos desenvolvidos para atender as normas e expectativas do mercado europeu. “A presença na Busworld será fundamental para mostrarmos o que temos de mais avançado em design, tecnologia e conforto para o transporte coletivo. O Paradiso G8 1200 representa nossa capacidade de atender às demandas globais de transporte e reforça o nosso compromisso com a expansão internacional da companhia”, reforçou.
E, aproveitando a realização da edição 2025 da Busworld, maior feira mundial de ônibus, a empresa estará presente no evento com a apresentação do Paradiso G8 1200 configurado de acordo com as exigências e preferências dos operadores europeus. De acordo com fabricante, a carroçaria foi concebida para atender aos padrões europeus de qualidade, segurança e conforto, tendo um projeto liderado pela sua engenharia brasileira que permite compatibilidade com os principais chassis utilizados no continente em atendimento às normas técnicas e homologações específicas da região.

O interior da carroçaria procura seguir o padrão utilizado pelos operadores europeus
Para a Marcopolo, seu veículo reflete o compromisso com a inovação, engenharia de excelência e adaptabilidade aos mercados globais, reforçando sua posição como uma das líderes mundiais em mobilidade. A unidade que será exposta tem 13,50 metros de comprimento, equipadas com 55 poltronas Confort AA dotadas de tomadas USB. Além disso, há o sistema de ar-condicionado, áudio e vídeo DVR, dois monitores de 15,6″, iluminação interna em LED com cromoterapia e isolamento termoacústico de alta performance.
Entre os principais diferenciais do modelo estão:
- Design funcional e moderno, com maior área envidraçada, para-brisa ampliado e espelhos redesenhados;
- Acessibilidade total, com segunda porta no entre-eixos e sanitário reposicionado para maior comodidade;
- Interior com acabamento premium, poltronas com deslocamento para o corredor e portas pantográficas eletropneumáticas;
- Tecnologia embarcada avançada, incluindo sistema multiplex, conectividade centralizada, painel com controle remoto via tablet e sistemas de cibersegurança;
- Soluções de segurança ativa e passiva, como frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de saída de faixa (LDW), controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sensor de ponto-cego e sistema de visão 360°, que ampliam a proteção do motorista e dos passageiros em diferentes condições de operação.
Nota do editor – Com certeza a Marcopolo tem condições para brigar, de igual para igual, com as grandes fabricantes europeias em termos de qualidade, configuração e valor agregado. Quanto a preço, por não ter mais uma unidade fabril em solo europeu, a marca fica em desvantagem. Contudo, com a possibilidade de se aliar às empresas locais, tende a se transformar num competidor forte, podendo se igualar no quesito financiamento dos produtos. E, não são os únicos desafios, pois há outros que necessitam de uma boa dose de negociação e ações equilibradas num território novo.
Claro, tudo isso depende de uma estratégia comercial que ela irá usar para atender as demandas desse que é o mais importante mercado mundial quando falamos em tecnologia, produtos de última geração e aprimoramento operacional.
Na edição de 2023, a empresa se fez presente com a exposição de sua carroçaria Paradiso DD 1800 G8 que apresentou o “modus operandi” brasileiro ao transporte de passageiros da Europa, destacando uma configuração que surpreendeu muita gente não acostumada a um acabamento interno que favorece o conforto nas viagens.
Neste ano, o Paradiso G8 1200 estará sobre chassi Volvo, o que pode ser uma tendência de parceria no atendimento ao segmento europeu. No entanto, isso não significa que outras fabricantes de chassis não poderão equipar a carroçaria. Muito pelo contrário, o modelo da Marcopolo está apto para as mais variadas marcas desse cenário construtor de ônibus rodoviário. Vamos torcer para que o sucesso seja certeiro.
Imagens – Divulgação
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