Sustentabilidade ambiental no teto

Operadora paranaense de serviços de fretamento investe na colocação de placas fotovoltaicas em seus ônibus

É, assim você leu, no teto, conforme o título desta reportagem. A Rimatur, empresa de fretamento que é referência no segmento nacional, tem, dentre suas estratégias em como atender o mercado de forma otimizada e com qualidade, a preocupação com o meio ambiente adotando diversas ações e programas que visam a preservação dos recursos e a redução das emissões poluentes, observando os requisitos da norma ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental, desde 2010.

Nesse contexto, por uma iniciativa inovadora, a operadora passou a utilizar em seus veículos as placas fotovoltaicas como forma de gerar energia extra e promover sustentabilidade, seja econômica ou ambiental. Dessa maneira, desde setembro de 2024, quando foi instalado o primeiro painel, como teste, em um ônibus de sua frota, ela avaliou que alcançaria sucesso, iniciando, então, testes de painéis de diferentes dimensões e potências para definir quais seriam os padrões a seguir para seus veículos. Hoje, cerca de 120 veículos (ônibus, micro-ônibus e vans) contam com os painéis fotovoltaicos.

De acordo com informações, após várias experiências, as vans contam com placas solares rígidas de 60 W de potência e 12 V de tensão, coladas diretamente no teto. Já os micro-ônibus têm painéis solares flexíveis, de 250 W e 24 V, também, no teto. Em se tratando de ônibus, os painéis solares são rígidos, de 340 W de potência e 24 V de tensão. Para esses, segundo a transportadora, é preciso fabricar um suporte metálico e fixar por meio de solda à estrutura do teto.

A Rimatur informa que a energia gerada é destinada para as baterias dos veículos (ônibus e micro-ônibus contam duas baterias por veículo), tendo como objetivo principal a não descarga das mesmas, pois os veículos que ficam desligados em finais de semana ou feriados, ou quando motoristas esquecem acessórios ligados, elas se descarregam e os veículos ficam sem partida, necessitando de intervenção da oficina. Além disso, essa energia extra supri a demanda de acessórios que nunca desligam (rastreador, navegador, luzes de emergência).

Inovação busca a sustentabilidade ambiental e econômica e a operação eficiente

O procedimento de instalação das placas nos veículos é realizado pela própria operadora. Os componentes necessários são adquiridos e a própria oficina promove o trabalho (colocação e configuração), que nas vans e nos micro-ônibus dura entre 2 e 3 horas. Já nos ônibus, o procedimento pode durar em torno de 6 horas trabalhadas. Contudo, o processo leva até dois dias, pois envolve solda e pintura do suporte para o painel no teto. Mas, no geral, é um processo simples, comparado ao nível técnico de outras atividade de manutenção realizadas na frota.

Para a Rimatur, a inovação traz benefícios operacionais, econômicos e ambientais, como a redução de veículos sem partida; menos falhas em viagens; e maior disponibilidade dos mesmos. No aspecto econômico, há o aumento da vida útil das baterias e a redução do consumo de combustível (diminuição do uso de marcha lenta para carregar baterias após as transferências de cargas de veículos sem partida, reduzindo assim o consumo de diesel).

Pelo lado ambiental, há um favorecimento quanto a redução na quantidade de descarte de baterias (menos chumbo, mercúrio e outros metais pesados) e a mitigação das emissões de CO2. “A instalação de painéis fotovoltaicos se mostrou importante para nós, pois aumenta em até 30% a vida útil das baterias, reduzindo custos e descarte de metais pesados como chumbo e mercúrio no meio ambiente. Também, prolonga a vida útil de alternadores e motores de partida, além de reduzir a necessidade de partidas auxiliares, o que evita o funcionamento em marcha lenta dos veículos e consequentemente, reduz o consumo de diesel e as emissões de CO2”, ressaltou Emerson Imbronizio, diretor da Rimatur.

Imagens – Divulgação

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