De olho na Europa, Marcopolo quer ser uma protagonista

Fabricante brasileira almeja entrar em um mercado competitivo e moderno, lançando mão de sua expertise em produzir ônibus

Durante a Busworld 2025, um passeio pelos estandes comprova o mosaico de marcas, nacionalidades e produtos, atraindo curiosidades e o interesse pelas tecnologias ali expostas. Dentre esses espaços, numa babel circulante, esteve na mostra um nome de força, que para nós, é orgulho frente às multinacionais envolvidas com a produção de ônibus. E ela não fez feio, mostrando sua capacidade em poder ser a senhora do mundo.

Trata-se da Marcopolo, que não duvidou de sua competência e desembarcou em solo belga para dizer ao mercado europeu que o brasileiro é bom no que faz e pode ser um bom competidor. A iniciativa da empresa gaúcha vai ao encontro de outras estratégias internacionais que já se fazem presente em seu dia a dia. E, para dar o início dessa intenção em atender o mercado europeu, a Marcopolo fechou uma parceria estratégica com a Volvo Buses para a comercialização de ônibus completos nos mercados da França e da Itália.

Esse passo é decisivo em sua retomada com as operações comerciais na Europa, disponibilizando produtos adaptados às normas e exigências locais. Conforme informações, a Marcopolo fabricará uma versão europeia do modelo rodoviário Paradiso G8 1200 sobre o chassi Volvo B13R, nas configurações 4×2 e 6×2, sob a demanda dos operadores locais. E, em relação à parceria, a Volvo Buses fica com as vendas e o suporte pós-venda dos veículos completos, em ambos os mercados, utilizando sua rede de reparação de ônibus e caminhões.

O veículo exposto em Bruxelas seguia, digamos, um padrão típico do que é solicitado pelo mercado europeu, tendo poltronas mais simples no acabamento (sem ser tão estofadas e que reclinam com maior grau) e revestimento determinado com as especificações quanto a segurança e conforto.

O Paradiso 1200 é o primeiro modelo a chegar à Europa

A mencionada carroçaria passa por um processo de homologação para a sua comercialização em diferentes países europeus, visando atender os rigorosos padrões de qualidade, segurança e conforto, em conformidade com as regulamentações europeias, inclusive aquelas relacionadas à cibersegurança veicular. A expectativa é que as primeiras entregas ocorram até o final de 2026.

Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e de Marketing da Marcopolo, destacou que a segunda participação da empresa na Busworld mostra sua evolução e o foco para a entrada no mercado europeu, com vistas a atender as operações com requisitos exigentes em termos de segurança e conforto. “Em 2023, apresentamos o nosso modelo Paradiso 1800 DD G8 com uma configuração diferente para que os europeus conhecessem nossa experiência. Agora, apresentamos um produto idealizado para a Europa, sob um contexto que atende normas e padrões locais”, comentou.

Como uma indústria que se apresenta flexível por poder, digamos, desenvolver produtos com as mais diversas especificações, a Marcopolo se diz preparada para ir além do que está apresentando, podendo atender outros pedidos, outras configurações em chassis e acabamentos. “Nossa estratégia comercial e desenvolvimento nos permite proporcionar produtos que adotem as mais variadas configurações, bem como em trações. Com isso, poderemos oferecer nossas carroçarias para os chassis com propulsão elétrica, híbrida ou com outras formas de energia”, disse João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Inovação Digital da Marcopolo.

O processo da comercialização das carroçarias se dará por meio do transporte marítimo, em que a Volvo enviará seus chassis, da Suécia até Caxias do Sul para o encarroçamento, e da cidade gaúcha para o cliente europeu (produto finalizado), numa logística que envolve uma operação cheia de nuances. Isso tudo envolve custos e que não são baixos. Segundo Ledur, a Marcopolo está preparada para ser competitiva em preço próximo ao produto europeu. “Entendemos que a logística tem muitos desafios, porém, após estudos de mercados, junto ao nosso primeiro parceiro, conseguiremos ter um posicionamento bem interessante e ser competitivo em relação à concorrência europeia na França e na Itália”, comentou Ledur.

Sobre outras fabricantes de chassis, a Marcopolo planeja atender a Europa com toda a atenção, sempre buscando promover a melhor solução, com produtos identificados com os mais variados modelos e marcas. “O processo de negócio com os operadores europeus é diferente do que fazemos no Brasil. O tempo para se fechar um negócio e entregar o produto pronto é bem maior. Poderemos, ainda, oferecer veículos prontos, algo comum dentre os transportadores europeus”, observou Portolan.

Cinco mil unidades da G8 comercializadas

Durante a Busworld 2025, um acontecimento especial. A Marcopolo expôs o seu veículo rodoviário G8 de número 5.000, consolidando o sucesso da linha desde seu lançamento. A carroçaria Paradiso G8 1350, que representa esse feito, foi adquirida pela operadora mexicana ETN Turistar, empresa do Grupo IAMSA, reforçando a presença internacional da marca.

Fundada em 1991, a ETN Turistar é pioneira no transporte rodoviário de luxo no México, tendo linhas para mais de 70 destinos em 23 estados do país. Ela é reconhecida por seus altos padrões de segurança, pontualidade, conforto e qualidade.

Além da unidade comemorativa, a operadora mexicana, também, adquiriu 120 unidades do Paradiso G8 1800 Double Decker, atualmente em fase final de entrega, evidenciando a confiança na qualidade dos produtos Marcopolo e fortalecendo a parceria entre as empresas. Do total produzido, cerca de 3,5 mil unidades foram fornecidas ao mercado brasileiro e 1,5 mil destinadas a clientes internacionais.

Imagens – Revista AutoBus

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *