Agrale confirma produção de 50 ônibus elétricos para o transporte público de Buenos Aires

Fabricante gaúcha aposta em alternativas limpas para o transporte coletivo

Por José Carlos Secco

A Agrale S.A., com sede em Caxias do Sul e unidade fabril na Argentina, confirmou a produção de 50 ônibus 100% elétricos em parceria com a inglesa Equipmake e a Todo Bus, fabricante argentina de carrocerias para ônibus urbanos, para o fornecimento, nos próximos meses, ao transporte público de Buenos Aires. Os veículos contarão com chassi Agrale MT17.0 LE, movido por um sistema de propulsão da britânica Equipmake, com autonomia de 250 a 300 quilômetros.

O modelo foi lançado no último trimestre de 2022, após quatro anos de desenvolvimento em uma parceria que envolve a Agrale, responsável pela produção de chassis, montagem e comercialização de veículos, a britânica Equipmake, fornecedora do sistema de propulsão, e a argentina Todo Bus, produtora da carroceria. O chassi Agrale MT17.0 LE tem piso baixo para maior conforto durante o embarque e desembarque, com peso bruto de 17 toneladas e equipado com motor de 400 kW e torque de 3.500 Nm. O sistema de propulsão é alimentado por um conjunto de quatro baterias de íons de lítio, gerando 316 kWh. O carregamento leva aproximadamente quatro horas por meio de um conector CCS Combo 2 de 40 kW em corrente contínua (CC).

Ônibus a gás e biometano recomendado para o Brasil e a Argentina

O diretor da Agrale S.A., Edson Martins, explicou, ainda, que o desenvolvimento de um ônibus 100% elétrico e sua produção na fábrica argentina se junta a opção de ônibus a gás e biometano produzido pela marca e que, devido à matriz energética existente e aos menores custos de infraestrutura e implementação necessários, é uma alternativa viável, tanto para a Argentina, como para o Brasil. “O biometano é o único combustível com pegada de carbono negativa, pois sua produção reduz o impacto ambiental dos aterros sanitários. O Brasil tem grande potencial, inclusive devido ao crescimento de usinas de geração de biometano em todo o país, por isso temos desenvolvido veículos movidos a gás natural e biometano”, explicou o executivo.

Segundo ele, nos próximos meses, a Agrale Argentina fornecerá ônibus a gás natural para o transporte público de Buenos Aires, com piso baixo e chassi MT 17.0.

A Agrale Argentina está localizada na cidade de Mercedes, Província de Buenos Aires, com área total de 200.000 m², sendo subsidiária binacional da Agrale do Brasil, que fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais, como caminhões leves e médios; ônibus urbanos e interurbanos e micro-ônibus; utilitários projetados especialmente para trabalhos extrapesados, incluindo uso civil, comercial, militar ou de segurança; e uma ampla gama de tratores.

A Agrale Argentina pertence ao Grupo Francisco Stédile, que agrupa as controladas Agrale Argentina, Agrale Montadora, Agrale Comercial e Lintec Motores, e engloba as empresas Agritech Lavrale, Fundituba e Fazenda Três Rios.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *