“Com responsabilidade e visão de futuro, a empresa reafirma seu propósito de crescer com inovação, simplicidade e respeito humano, valorizando cada colaborador e fidelizando cada cliente que confia em seus serviços”

Operadora paranaense se destaca no segmento pelas iniciativas e uma operação otimizada

Em uma conversa com Estefano Boiko Junior, vice-presidente da Viação Garcia/Brasil Sul, a revista AutoBus soube um pouco mais da estratégia do grupo paranaense em proporcionar os melhores serviços rodoviários e uma atuação dedicada aos preceitos da boa governança, aspectos que conferem à ele o título de referência dentro do segmento rodoviário brasileiro.

Revista AutoBus – A história da Viação Garcia é de pioneirismo e, a partir da fusão com a Brasil Sul, de modernidade. Como se deu esta transição? Conciliar estes dois aspectos ainda é desafiador?

Estefano Boiko – Pioneirismo e inovação sintetizam a essência da Viação Garcia-Brasil Sul, empresa que é composta ainda pelas marcas Santo Anjo, Princesa do Ivaí e Londrisul.  A quase centenária Viação Garcia, fundada em Londrina em dezembro de 1934, foi adquirida em 2010 pela Brasil Sul e ganhou novo fôlego, atualizando a sua frota de ônibus com modelos de última geração e adotando inovações em todos os seus setores.

Nos últimos 15 anos, desde que a Brasil Sul comprou a Viação Garcia, houve um salto na qualidade do serviço. Neste período, a empresa adquiriu 1.172 veículos, transformando o padrão da frota e dos serviços oferecidos ao mercado em termos de segurança, conforto e sustentabilidade. A empresa também tem investido, permanentemente, em gestão e estrutura física.

AutoBus – Qual tem sido o foco dos investimentos da empresa e quais os planos para o futuro? Que setores a Viação Garcia-Brasil Sul privilegia nesta área? Quais os projetos de curto prazo?

Boiko – Em 2025, a empresa investiu R$ 150 milhões na compra de 106 novos ônibus da encarroçadora Marcopolo, todos montados sobre chassis Mercedes-Benz. De novíssima geração, os veículos são dotados da tecnologia Euro 6, um conjunto de normas para o controle de emissão de gases que reduz em 72% a emissão de poluentes hidrocarbonetos. Hoje, quase 50% dos ônibus da empresa rodam em motores com esta tecnologia.

A idade média da frota operacional da Viação Garcia-Brasil Sul destaca-se como uma das mais baixas entre as operadoras do País, ficando em 1,6 ano. Os ônibus recém-adquiridos são dos modelos Paradiso G8 1800 e 1200, nas versões Leito Plus e Semi Leito, e Torino Urbano e Metropolitano. Incorporam inteligência artificial aplicada no sistema de iluminação e ar-condicionado. Para aumentar a segurança, o sistema de câmeras traseiras auxilia os motoristas nas manobras, enquanto o rastreamento atua de forma ininterrupta e reporta falhas de manutenção em tempo real ao motorista e ao controle de tráfego.

Nos salões dos ônibus, a iluminação é de LED. Todos os assentos possuem entradas USB-C e as poltronas cama contam ainda com massageadores. Além disso, há veículos equipados com geladeira e sanitários com acionamento a vácuo. Os novos ônibus oferecem conexão Wi-Fi e entretenimento com o sistema PlayOn, proporcionando uma viagem completa e confortável em todos os aspectos.

A empresa tem investido também em estrutura física. Em janeiro, inaugurou em Londrina sua nova sede de 30 mil m² de área construída em um terreno de 100 mil m². A estrutura integra os setores administrativos e operacionais em um espaço aberto e funcional, planejada para otimizar processos e promover eficiência. A oficina conta com distribuição estratégica dos setores e máquinas e estações de trabalho reposicionadas, para ampliar a eficiência operacional. O pátio oferece ampla área de manobra, posto de abastecimento com capacidade duplicada e oficinas espaçosas e bem equipadas.

Idealizada com base nos princípios ESG, a nova sede promove a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e a governança, atendendo às necessidades dos colaboradores e sociedade. Para o aproveitamento máximo dos recursos naturais, a empresa passou a captar e armazenar até 80 mil litros de água de chuva para reutilização na lavagem dos ônibus. Dotada de energia fotovoltaica solar, a sede é integralmente atendida por essa fonte. Todos os efluentes gerados nos processos de trabalho recebem tratamento para posterior descarte no sistema de esgoto.

A empresa também adquiriu terrenos para construir novas e modernas garagens em Curitiba e Florianópolis. Na capital paranaense, as obras já estão em andamento.

AutoBus – Como avalia o momento do transporte rodoviário de passageiros tendo em vista o marco regulatório em vigor? Investimentos e inovação serão estimulados? Isso já se observa?

Boiko – Nos preparamos para uma tendência que já vinha se mostrando: a de que o mercado se tornasse ainda mais concorrido. Nossa política tem sido a de manter baixos o endividamento da empresa e os custos da operação, além de cuidar com foco total da qualidade no atendimento ao passageiro. O controle de custos é o grande desafio no novo cenário do setor, e tem que ser feito todos os dias, precisa ser um conceito arraigado à cultura da empresa. A concorrência faz com que o cliente ganhe a as empresas sólidas e bem geridas, também.

Estefano Boiko Jr.

AutoBus – Que políticas a empresa adota para a valorização profissional de seus colaboradores e para fidelizar os clientes?

Boiko – A nossa empresa tem como princípio a valorização dos colaboradores e clientes, promovendo um crescimento sustentável baseado em agilidade, inovação, ética e respeito às pessoas.

Em 2025, foram dedicadas mais de 28 mil horas a treinamentos, beneficiando cerca de 2.440 colaboradores de diversas áreas. As ações incluem parcerias estratégicas com o SEST/SENAT, treinamentos diários e a implantação do Programa 5S, que reforça a cultura de melhoria contínua e excelência operacional.

A nova sede em Londrina também teve concepção para ser moderna e funcional, projetada para otimizar processos e garantir conforto e segurança aos colaboradores.

Na área operacional, temos um forte compromisso com a inovação, sustentabilidade e a renovação constante da frota, levando em conta também o conforto e segurança dos funcionários.

Quanto aos clientes, a empresa tem investido constantemente na fidelização através da experiência de viagem, com tecnologias digitais, venda de passagens via aplicativo e Whatsapp, check-in eletrônico, venda por meio do totem de autoatendimento,  serviços especiais como leito plus e cabine cama, salas VIP para melhor conforto e atendimento aos clientes nas principais rodoviárias do País, massageador nas poltronas, kit lanche, kit conforto (manta e travesseiro no padrão rede Bourbon de hotéis), Wi-Fi e entretenimento a bordo.

Essas iniciativas fortalecem a relação de confiança com os passageiros e posicionam a marca como referência em qualidade e atendimento de alto padrão no setor de transporte rodoviário.

Com responsabilidade e visão de futuro, a empresa reafirma seu propósito de crescer com inovação, simplicidade e respeito humano, valorizando cada colaborador e fidelizando cada cliente que confia em seus serviços.

Imagens – Divulgação

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