Com sede na cidade de Serra, ES, a empresa Marlim Azul se destaca no cenário nacional do transporte de passageiros por promover um tema que é, nos dias de hoje, fundamental para o sucesso em seus negócios – a segurança. Com 25 anos de história, completados no começo de 2025, a operadora tem a maior e mais moderna frota de ônibus de dois pavimentos do estado capixaba, com carroçaria Paradiso 1800 DD da Marcopolo. Além disso, conta com 80 colaboradores engajados em toda a sua política administrativa e operacional.
Ao todo, são 40 veículos portando um mix de configuração interna, sendo 28 Double Deckers, 10 para fretamento contínuo e duas unidades da carroçaria Low Driver. Os chassis têm variadas marcas – Mercedes-Benz, Scania e Volvo, com 15 unidades 8×2 e 6×2 Euro VI. E, a presença de recursos tecnológicos embarcados é, altamente, qualificada e incorporada como diferenciação em seus serviços.
Sua trajetória está ligada aos serviços de fretamento contínuo, eventual ou receptivos para organizações, entidades, pessoas físicas e empresas de todos os segmentos, seja em viagens de turismo, que podem incluir lazer, eventos, compras, religioso e pedagógico, ou em viagens de negócios. No segmento de fretamento contínuo, atua no transporte de funcionários de empresas.
Além do atendimento diferenciado, da valorização humana e do investimento em veículos de última geração, a Marlim Azul é reconhecida pela segurança adotada em sua gestão e operação por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) que atua 24 horas quanto a corrigir e aprimorar a forma de dirigir do motorista e, em caso de qualquer intercorrência, sendo possível o acionamento imediato de uma equipe de apoio, que tomará todas as providências necessárias, além da tecnologia embarcada com o uso da telemetria, câmeras e sistema com algoritmos de inteligência artificial (IA). “A segurança é um valor inegociável para a Marlim Azul, e cada decisão está orientada para oferecer tranquilidade e confiança aos passageiros”, ressaltou Heber Guimarães, proprietário da transportadora. Lembrando que seus veículos dispõem de conexão por satélites da Starlink, proporcionando o serviço de internet ilimitada para os passageiros durante toda a viagem.

Com toda a atenção dedicada ao tema, a empresa conquistou, recentemente, a certificação internacional ISO 39001, o mais alto reconhecimento em gestão de segurança viária no mundo, concedido pela International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização). Trata-se de um marco importante em sua trajetória, pois ela se tornou a primeira empresa capixaba de turismo rodoviário a ter esse reconhecimento.
De acordo com a Marlim Azul, para a obtenção da certificação foi necessário implementar, em um ano, um sistema robusto de controle, monitoramento e melhoria contínua em todas as etapas de operação da empresa. Nisso, foram exigidos investimentos, disciplina, dedicação e uma cultura voltada à segurança viária em todos os níveis de sua governança e operação, tendo, ainda, o estabelecimento de indicadores de desempenho, planos de ação e auditorias sistemáticas para garantir a continuidade e cumprimento dos requisitos da norma para que a certificação seja renovada anualmente.
Para a operadora capixaba, a certificação tem grande importância por destaca-la em meio ao setor de transporte rodoviário de passageiros como uma das primeiras a ser reconhecida pelas ações em segurança. Se, em 2024, a Viação Águia Branca tornou-se a primeira empresa de ônibus do Brasil a receber a ISO 39001, agora, a Marlim Azul, em seu segmento, une-se a esse movimento que valoriza a integridade das pessoas e a evolução contínua dos serviços de transporte de passageiros no País. Heber Guimarães salientou que se trata de uma grande conquista que reflete o compromisso da Marlim Azul com a segurança, atestando que a empresa adota práticas alinhadas a padrões globais para reduzir riscos de acidentes, para elevar o nível de segurança nas estradas e, também, na aplicação de métodos modernos de gestão de frota e transporte.
O contínuo interesse pela segurança
A norma internacional ISO 39001 foi criada em 2012, com versão em português datada do ano de 2015, via ABNT. Esse instrumento traz requisitos que estabelecem um Sistema de Gestão da Segurança Viária (SGSV), visando fornecer um sistema de gestão que permita às organizações que interagem com o sistema viário identificar, abordar e minimizar os riscos de segurança viária.
De acordo com a Fundação Paulo Vanzolini, a norma ISO 39001 pode reduzir acidentes de trânsito, melhorar a segurança viária e ajudar organizações a implementar práticas eficazes de gestão de riscos no trânsito, com relevância para empresas de transporte, órgãos públicos e outras entidades que lidam com mobilidade e segurança no trânsito.
Benefícios da implementação da ISO 39001
Redução do número de acidentes e lesões: a adoção de um SGSV baseado na ISO 39001 permite identificar e controlar os riscos de segurança viária, implementando medidas preventivas e corretivas.
Melhoria da imagem da organização: a demonstração do compromisso com a segurança viária aumenta a confiança dos clientes, investidores e da sociedade em geral.
Cumprimento da legislação: a norma ajuda as organizações a atender aos requisitos legais e regulamentares relacionados à segurança viária.
Redução de custos: a prevenção de acidentes gera economia com despesas médicas, indenizações, reparos de veículos e perda de produtividade.
Engajamento dos colaboradores: a participação ativa dos funcionários na gestão da segurança viária promove uma cultura de prevenção e responsabilidade.
Fonte – Fundação Paulo Vanzolini
Imagens – Divulgação













0 comentários