No Chile, a marca Mercedes-Benz está muito bem representada

Fabricante de chassis para ônibus tem uma parceira muito importante que é fundamental em seus negócios

A relação entre as empresas Daimler Benz e o Grupo Kaufmann é muito positiva e forte em termos comerciais, suficiente para colocar essa parceria num alto patamar em que a excelência dos serviços, da oferta de soluções, tecnologia e veículos conta demais para a conquista e a fidelização dos clientes. Esse exemplo pode ser visto in loco, numa ação da Daimler Trucks & Buses Latin America realizada para a imprensa brasileira em Santiago, Chile, há poucos dias.

Para a Mercedes-Benz, a Kaufmann é fundamental quanto a representatividade de sua marca em solo chileno e para a Kaufmann, a estrela de três pontas é o que garante o sucesso em seus negócios, seja no Chile ou em outros países da América Latina em que conta com sucursais.

E, a história entre os Grupos Kaufmann e Daimler vem de longe. Começa em 1950, quando o alemão Walter Kaufmann chega ao Chile interessado em estudar o mercado local com o propósito de realizar a representação da Daimler-Benz AG no país. Dois anos depois, houve uma busca por terrenos para as instalações adequadas visando implementar uma oficina e um depósito de peças. Primeiro, um terreno com 10 mil m2 foi alugado, sendo adquirido em 1956.

Em termos comerciais, foi no ano de 1953 que houve a primeira comercialização do primeiro ônibus da marca Mercedes-Benz para as religiosas Ursulinas. O veículo causou sensação e gerou uma alta demanda, permitindo demonstrar na prática a superioridade técnica e econômica dessa classe de veículos. Foi, também, com ônibus que a representante da marca alemã vendeu 250 pequenos ônibus para a cidade de Santiago, objetivando a melhoria do sistema local de transporte coletivo.

Passados muitos anos, o grupo chileno cresceu, se tornando uma referência no mercado do transporte comercial, passando a representar, além do Grupo Daimler, outros nomes de peso da indústria mundial de veículos automotores. Hoje, somente o Centro Logístico Kaufmann (CLK) de Santiago tem 440 mil m2 de área (43 mil m2 de depósitos e oficinas), com capacidade para acomodar mais de 10 mil veículos, entre automóveis, caminhões, ônibus e maquinas pesadas.

É uma estrutura que chama a atenção pelo poder em proporcionar ajustes, instalação de implementos, manutenção, verificação do estado de conservação dos veículos e processos de entregas conforme as especificações demandadas e a tempo de entrega conforme as necessidades do cliente.

Em se tratando de ônibus, a Kaufmann disponibiliza aos operadores toda a linha de chassis da Mercedes-Benz que é exportada da fábrica brasileira, com destaque para a gama que realiza o transporte rodoviário, seja em linhas regulares ou em fretamento (participação especial na mobilidade de trabalhadores das minas). Max Kaufmann, gerente da divisão de ônibus e vans do Grupo Kaufmann, destacou que a empresa é a maior distribuidora, independente, de veículos comerciais do mundo (caminhões e ônibus) e que o ônibus é muito importante para os negócios da empresa, atendendo a diversos operadores locais em todos os segmentos. “Temos várias filiais pelo Chile que atendem o mercado de ônibus. Além disso, atuamos em diversos países da América Latina, representando a marca Mercedes-Benz e seus produtos, sempre preocupados em oferecer uma solução de transporte adequada com as necessidades de nossos clientes, nunca esquecendo da total assistência”, explicou o executivo.

Um detalhe – o modelo de negócio de aquisição de um ônibus no Chile envolve, primeiramente, os representantes das encarroçadoras e das fabricantes dos chassis, atendendo as demandas dos operadores quanto a ter os seus veículos especificados. “Aqui, em nosso CLK, fazemos todo o processo de finalização da verificação técnica dos veículos para podermos entregar ao nosso cliente o melhor produto, dentro das características originais quanto a segurança e desempenho”, lembrou Max.

O500 “El mas potente”

Dentre os veículos comercializados pelo grupo chileno, cabe aqui destacar os ônibus com características rodoviárias que são a maioria em termos de negócios. Em termos de configuração, a linha O500 é oferecida em todas as versões, mas é a 4×2 que responde pelo maior volume comercializado, com 85% de participação. Essa gama de produtos, lançada há pouco mais de dois anos para o mercado latino e overseas, já tem mais de 1.900 unidades vendidas, sendo que 860 foram comercializadas neste ano em todos os mercados. “Temos importantes clientes e grandes grupos que acreditam no potencial dos modelos rodoviários da marca, ainda mais com toda a tecnologia e desempenho disponibilizados. Somente no Chile, já entregamos cerca de 650 unidades do novo “El mas potente” neste ano e em 2024, todos em operação, nas versões RS (4×2) e RSD (6×2)”, ressaltou Max.

Ainda, segundo o executivo, os produtos brasileiros são muito competitivos, com grande aceitação dos operadores, sendo reconhecidos pela robustez, eficiência e conforto. “No mercado chileno do transporte, o segmento mineiro tem crescido muito nos últimos anos e é fundamental para os nossos negócios. Agora, com a nova versão Euro VI, norma que estará presente a partir de janeiro de 2026 no Chile, já prevemos bons negócios do próprio setor do transporte de mineiros e de serviços interurbanos”, afirmou o executivo.

Modelo de ônibus com o chassi O500 RS “El mas potente”, sob uma carroçaria muito usada em chassis com motorização frontal. O respectivo chassi se adequa muito bem ao seu uso

A respectiva gama dos chassis, na nova versão Euro VI, já tem 100 unidades comercializadas, mostra da confiança dos clientes nos produtos Mercedes-Benz. Com grade presença no mercado local, as duas versões – O 500 RS 2045 4×2 e O 500 RSD 2548 6×2 -, estão equipadas com os propulsores de 450 e 480 cavalos, respectivamente, e contam com novo eixo dianteiro, permitindo o aumento da capacidade total em uma tonelada.

Outro importante detalhe informado pela fabricante é que os testes na Cordilheira dos Andes, no Peru, trouxeram um excelente resultado quanto ao consumo de combustível, sendo que os novos ônibus O 500 chegaram a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio anterior, claro que levando em consideração o modo de condução do motorista e a condição das estradas. Para a Mercedes-Benz, isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.

A linha de chassis rodoviários da marca contribuiu para o reforço da posição de liderança em termos de exportação de ônibus da Daimler Buses na América Latina, que alcançou um crescimento de cerca de 50% nas vendas acumuladas entre janeiro a setembro de 2025, com 4.440 unidades. No ano passado esse volume chagou a 2.963 chassis.

Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina, ressaltou que o grande sucesso do Novo O 500 é fruto do desenvolvimento conduzido pela Mercedes-Benz do Brasil com foco numa solução para necessidades de operadores de ônibus da América Latina, especialmente de regiões andinas. “Nosso produto atende, com folga, as especificações operacionais que são verdadeiros desafios no segmento da mineração, principalmente, podendo ser utilizado em alturas que chegam a 5 mil metros em condições extremas, dependendo do período do ano e da operação. Em certas ocasiões, a neve predomina, mas os ônibus precisam funcionar perfeitamente, sendo necessário para isso uma configuração especial em termos de mecânica”, destacou o executivo.

Veículo utilizado no transporte dos jornalistas em um pequeno trecho Cordilheira dos Andes a dentro. O desempenho do modelo foi marcante.

Segundo França, o grande desempenho alcançado pelo chassi “El mas potente” se dá, também, pela transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e sistema de freio auxiliar Intarder. “Fizemos vários testes para adequar a tecnologia em nosso produto ônibus. Nisso, no desenvolvimento do chassi, fizemos uma parametrização que proporcionou uma operação suave nas trocas de marchas em condições extremas de uso. Afinal, transportamos pessoas, que querem conforto e segurança, como é o caso dos mineiros transportados rumo às minas do Chile e Peru”, observou.

Também, sobre a configuração do produto, a Mercedes-Benz desenvolveu o processo inovador para o tratamento anticorrosivo dos chassis, ampliando ainda mais o padrão de qualidade e resistência dos produtos. De acordo com a marca, os chassis saem de fábrica ainda mais protegidos contra corrosões e outros impactos derivados de condições extremas de aplicação do veículo. “Tivemos que desenvolver um processo de proteção dos chassis contra a ação do sal, que é aplicado em demasia para dissolver a neve e o gelo nas estradas. Além disso, há as altas taxas de umidade, baixas temperaturas e calor intenso nas operações. Isso garante a alta durabilidade de nossos veículos”, explicou França.

A Mercedes-Benz disponibiliza sua nova linha O 500 de chassis rodoviários com tecnologia Euro III, Euro V e VI para atender aos países com estes padrões de emissão poluente.

Optimuss 4X4

E, como o setor de mineração é fundamental no Chile, a Kaufmann apresentou um novo modelo de ônibus, com tamanho reduzido para enfrentar os desafios extremos. Trata-se do Optimus 4X4 da Mercedes-Benz, equipado com o chassi de caminhão Atego, fabricado na Alemanha, e carroçaria da Busscar de Colômbia, desenvolvido para enfrentar os desafios mais exigentes, oferecendo confiabilidade em cada operação.

Quando este, que lhes escreve, esteve visitando a estrutura da Kaufmann, a convite da Daimler Trucks & Buses Latin America, viu o modelo, teve uma surpresa pelo seu porte e desenho. E, a curiosidade logo se mostrou ativa pela configuração diferente, a começar pelo chassi, que é do caminhão alemão, Atego, com motor OM 936 de 272 cv de potência (Euro VI), transmissão automatizada PowerShift com seis marchas e tração 4×4. Há, também, freios ABS e o sistema de freio motor com alto desempenho em três níveis de atuação que facilita a potência de frenagem, que por sua vez, garante um controle adicional em situações de descida ou em terrenos exigentes.

Pequeno no tamanho, mas robusto para os desafios

A carroçaria é da marca colombiana Busscar, que pode ter o layout para 18 ou 25 poltronas. O comprimento do Optimuss é de 7,90 metros, com 3,40 metros de altura. De acordo com a Kaufmann, ele foi criado para enfrentar terrenos difíceis, estradas não pavimentadas e condições climáticas adversas, graças à um projeto que tem a estrutura e o design resistentes para garantir uma durabilidade excepcional.

Sua carroçaria é fabricada com uma robusta estrutura de aço galvanizado, tratada com anticorrosivo, o que garante uma proteção mais duradoura. Dessa forma, segundo a Kaufmann, seu revestimento externo oferece resistência e leveza, enquanto o isolamento isotérmico mantém uma temperatura interna ótima. Por outro lado, o piso de madeira revestido com vinil espumado atende às normas de segurança contra incêndios e resistência a microrganismos.

Max Kaufmann, observou que o compromisso da Kaufmann é sempre apostar na inovação e oferecer produtos de qualidade que superem as expectativas de seus clientes. “É por isso que o novo ônibus Optimuss 4×4 é muito mais do que um meio de transporte; é uma solução confiável e eficiente para a indústria de transporte de passageiros em condições off-road em nosso país. Sabemos que temos clientes com altos padrões de segurança e desempenho, por isso estamos orgulhosos do resultado deste veículo pensado pela Kaufmann e fabricado pela Mercedes-Benz, 100% personalizado às necessidades de nossos clientes”, disse.

A Cordilheira dos Andes, um desafio constante para o transporte de passageiros

A revista AutoBus viajou ao Chile a convite da Mercedes-Benz.

Imagens – Revista AutoBus

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