Por Osvaldo Born, idealizador da Exponi 50
No sábado 8 de novembro de 2025, a Auto Viação Redentor em Curitiba (PR) sediou uma das maiores exposições de ônibus do mundo, incluindo veículos antigos preservados, veículos em plena operação e outros 0km, além de veículos diferenciados como vans, motorhomes e caminhões. E maior não somente pelos mais de 185 veículos expostos, mas pelos registros que ficarão na memória afetiva dos quase 6000 visitantes que passaram pelo evento.
Após a madrugada de chuvas torrenciais, o dia de sol intenso atípico na capital paranaense talvez tenha sido consequência de pessoas vindas de todos os cantos do país, o que já revelava a lista de cadastro no transfer gratuito da rodoferroviária até o local da Exponi. Mas além dos 200 inscritos no transporte, também entre os veículos expostos estava proprietários e famílias vindas de vários estados, especialmente da região sul, mostrando que a Exponi se consolidou como mais uma opção para empresas e colecionadores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Crianças correndo por todos os cantos, empresários relembrando os tempos que alguns de seus antigos veículos rodaram, representantes de fabricantes satisfeitos pelo movimento e oportunidade de negócios e reforço da marca, mulheres participando de atividades específicas para o público feminino. Tudo isso, em torno de uma réplica do primeiro ônibus fabricado no mundo e o som de fundo da tradicional Banda Lyra de Curitiba com clássicos de várias épocas e bandas de rock com os sucessos mais tradicionais do estilo.

A operadora Princesa dos Campos aproveitou o momento para apresentar sua renovada pintura
E por falar em estilo, como adiantávamos no primeiro teaser do evento, a princesa estaria de vestido novo. A Expresso Princesa dos Campos, operadora de registro número 1 de operação no estado do Paraná e com seus 90 anos de história, escolheu a Exponi para mostrar sua nova marca e a identidade visual dos veículos. Uma ponte entre passado e futuro se fizeram presente com uma grande festa com participação do vice-governador do estado do Paraná, Sr Darci Piana.
Enquanto alguns participavam da solenidade oficial, o que mais se via no pátio eram abraços. Sim, abraços de amigos que não se viam a tempos. A Exponi também virou local de encontro de quem está distante e tem a certeza de que ali será o reencontro para relembrar histórias recentes e de muitas décadas atrás também. Talvez o abraço para eternizar o momento, mais uma memória afetiva.

Clássicos que marcaram época no transporte de passageiros
No pátio de exposição diversos ícones das estradas reluziam com seus cromados bem cuidados e/ou pinturas como eram nos anos 70 e 80. Entre os destaques os CMA com pintura da Viação Cometa, Tribus da Itapemirim e Penha lado a lado, cada um tentando demonstrar mais imponência recuperando as disputas por atenção tal quando rodavam nos principais eixos rodoviários do país. E se a busca por monoblocos O362 estava difícil nas últimas semanas, eis que surgiram 3 exemplares que trouxeram ainda mais encanto aos presentes, Quantas histórias, quantas lembranças foram recuperadas e isso se via no rosto sorrindo (ou chorando) de quem com certa vivência descia dos degraus dos antigos rodoviários e urbanos presentes na Exponi. Mas o sorriso também estampava o rosto dos pequenos que saiam incrédulos dos veículos com as histórias de que aqueles ônibus rodaram por décadas movimentando sonhos de vidas melhores Brasil afora.
Também estiveram presentes na Exponi 50 veículos zero km que em breve entram em fase de homologação para o transporte municipal de Curitiba (PR). Um articulado Euro 6 da Scania com carroceria Caio e um Mascarelllo Mercedes Benz com climatizador ACA ônibus que puderam ser conferidos de forma inédita na Exponi. E já que falamos no tamanho do evento, vale lembrar que pela primeira vez um Double Decker da Linha Turismo da cidade esteve presente na Exponi, além do pequenino midi elétrico da Ankai que em breve começará testes na capital paranaense.

Um exemplo de ônibus urbano que foi referência no transporte de Curitiba
A Exponi encantou a todos, desde famílias, entusiastas, profissionais de todas as áreas do setor de transporte, gestores públicos e público em geral. E o cuidado com cada um dos visitantes do evento se fez presente na oferta do Espaço Kids para crianças, Espaço Rosa com ações direcionadas ao público feminino, Espaço Alimentação com os foodtrucks e barracas com lanches com opções de preços populares. O apoio de todos os colaboradores da Auto Viação Redentor deu suporte para que a Exponi fosse um evento ainda mais grandioso.
Com a Exponi se consolidando no importante evento do sul do País, nada mais natural que o vento Haragano trouxesse “novidades” para a festa. Era por isso, inclusive, que o evento havia ganho o nome 50, comemorando esta idade do Sistema Expresso de Curitiba. E então, por volta das 11h00 da manhã, sem muito alarde, abriam-se os portões para mais um antigo que voltava à vida, último exemplar do modelo e Nimbus modelo Haragano recuperado praticamente inteiro com apoio técnico de entusiastas e financeiro de empresas que acreditaram na importância dele para a história. Rodando com todo o cuidado entre o público, ele ocupou o lugar que lhe cabia na linha do tempo do Sistema Expresso de Curitiba. Muito mais que uma história contada, os visitantes puderam vivenciar ao vivo e em cores exemplares de diversas épocas, desde o primeiro Marcopolo Veneza Expresso de 1974, um exemplar do monobloco Mercedes Benz O371UP de 1992, o primeiro biarticulado das Américas também de 1992 e um exemplar de várias gerações de articulados e superarticulados do sistema que foi e continua sendo referência para implantação de BRT pelo mundo. Como revelou uma conversa informal entre dois membros da equipe organizadora, a história não precisava ser contada: ela ESTAVA ALI!

Com a Exponi, o passado não é esquecido, mas sim valorizado
Imagens – Ronaldo dos Santos





![IMG_5535[1]](https://revistaautobus.com.br/wp-content/uploads/2025/11/IMG_55351.jpg)







0 comentários