O mercado de Double Decker para a Busscar

Fabricante catarinense de carroçarias tem expertise no desenvolvimento e produção do respectivo modelo com dois pavimentos

Desde que voltou a ativa, a encarroçadora Busscar vem aproveitando todos os nichos do mercado rodoviário, com seus modelos específicos para as diversas modalidades de operação. A marca catarinense vem conquistando, aos poucos, o seu merecido espaço no segmento estradeiro, com o trabalho de criar veículos com grande qualidade, de alta durabilidade e que incorporam design inovador.

Na categoria de ônibus com dois pavimentos, ela se destaca por ter em sua gama de produtos, modelos que chamam a atenção pela estética e acabamento aprimorado, onde o conforto e a segurança são tópicos muito bem aproveitados no sentido de se alcançar o melhor produto.

A revista AutoBus conversou com Paulo Corso, diretor-executivo da Busscar, sobre esse segmento e quais são os seus planos quanto a aumentar a participação da empresa no mercado estradeiro. Acompanhe abaixo:

Revista AutoBus – Como está o segmento de carroçarias Double Decker para a Busscar neste ano? Qual a expectativa de volume para encarrar 2025? É importante para a fabricante catarinense?

Paulo Corso – Estamos avançando muito bem com o nosso Panorâmico DD NB1. Sentimos uma excelente aceitação do mercado. Para nós, enquanto fabricante, é extremamente importante contar com um produto impactante e reconhecido pela sua qualidade.

A projeção para 2025 é ainda mais positiva, pois deveremos encerrar o ano com a produção de 200 unidades do Panorâmico DD NB1, consolidando o modelo como um dos grandes destaques da nossa linha.

Diversas configurações internas podem ser adotadas no DD

AutoBus – A geração Vissta Buss DD NB1 chegou ao mercado trazendo muitos elementos inovadores. Pode citar quais os que mais se destacam na estrutura do modelo?

Corso – Temos diversas opções e diferenciais que se destacam nesse modelo. Entre eles, podemos citar: poltronas com ergonomia aprimorada, que garantem maior conforto ao passageiro; um espaço ampliado na cabine, oferecendo melhores condições tanto para o motorista quanto para o auxiliar; o maior compartimento de bagagens da categoria; além dos faróis auxiliares posicionados acima do para-brisa inferior, que proporcionam ao motorista uma visibilidade superior durante a operação.

Esses e outros atributos têm chamado a atenção dos empresários do setor, reforçando o excelente posicionamento do nosso veículo no mercado.

AutoBus – Qual o cliente que mais solicita esse tipo de carroçaria, linhas regulares ou fretamento?

Corso – Ambos, linhas regulares e Turismo.

Linhas rodoviárias regulares aproveitam o potencial da carroçaria DD

AutoBus – Quem são as empresas maiores compradoras no Brasil?

Corso – Grupo Comporte, JCA, Grupo Guanabara, Garcia entre outros.

AutoBus – A Busscar tem clientes estrangeiros para esse modelo? Caso sim, quem são e quantos foram comercializados em 2025?

Corso – Sim, temos realizado exportações para diversos mercados, como Chile, Argentina, Uruguai e Peru. A expectativa para 2025 é bastante positiva, com projeção de alcançar cerca de 100 unidades exportadas ao longo do ano, reforçando a presença internacional da marca e a competitividade dos nossos produtos fora do Brasil.

AutoBus – Como a empresa está vendo o ano de 2026 para esse tipo de carroçaria? Quem poderá se destacar, as linhas rodoviárias ou o turismo?

Corso – Estamos com uma expectativa bastante positiva para o mercado do nosso Panorâmico DD NB1. Já em 2025 percebemos uma excelente aceitação do modelo, o que reforça a confiança no desempenho comercial desse produto.

Para 2026, esperamos manter ou até superar os resultados alcançados neste ano. Acreditamos que o segmento de turismo possa apresentar uma retomada ainda mais forte no próximo ano, impulsionando a demanda por veículos de maior capacidade e conforto.

Já as linhas regulares tendem a manter um volume semelhante ao registrado em 2025, garantindo estabilidade e continuidade nesse mercado.

O mercado externo, também, é um grande comprador de Double Decker

AutoBus – Qual a configuração interna mais pedida pelos operadores?

Corso – A configuração interna é algo muito particular de cada empresa. Temos, por exemplo, o Grupo Comporte, que tem adotado duas ou até três configurações diferentes em suas carrocerias do Panorâmico, de acordo com as necessidades específicas de cada operação.

Da mesma forma, o cliente argentino, também, diversificou as configurações em seu lote adquirido em 2025, demonstrando a flexibilidade do modelo e a capacidade da Busscar de atender a diferentes exigências de mercado.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *