Na Colômbia, o gás ganha força

Diferentemente do que acontece por aqui, o transporte colombiano vê a motorização a gás como vantagem operacional e ambiental em sistemas de transporte coletivo

Apesar do Brasil ter condições e potencial para adotar a propulsão a gás (natural ou biometano), ainda sente da falta de maiores incentivos e da aceitação do setor operacional, que, ainda, mantém certas dúvidas e desconfianças com a tecnologia. Contudo, na Colômbia esse assunto já está amadurecido, com investimentos em trações limpas que favorecem a questão ambiental em alguns sistemas locais de mobilidade coletiva.

Veja o caso da cidade de Barranquilla, que continua avançando rumo a uma mobilidade mais moderna e sustentável. Neste ano, as operações troncal e alimentadora do sistema Transmetro receberam 60 novos ônibus (com a aquisição de 80 unidades) para melhorar a experiência de viagem de milhares de usuários. Do total, 65 são articulados e 15 unidades Padron, todos da marca Scania com as versões do chassi K 340 a gás.

Além disso, com a entrada em operação das unidades articuladas, a frota antiga com essa versão saiu definitivamente de serviço, dando lugar a uma operação troncal com uma veículos 100% renovados, mais modernos e equipados com tecnologia de última geração. “Alinhados com a visão liderada pela prefeitura de Barranquilla, esses novos veículos fortalecem a operação troncal e elevam a qualidade do serviço que oferecemos. Representam um passo firme na modernização do Sistema e no avanço rumo a uma mobilidade mais segura, confiável e compatível com o desenvolvimento da cidade”, disse a gerente do Transmetro, Liliana Rosales Domínguez.

Os novos ônibus incorporam tecnologia de última geração que melhora a segurança, otimiza a experiência de viagem e fortalece a operação troncal. De acordo com a Scania, cada veículo foi projetado considerando as necessidades atuais dos usuários e os desafios de mobilidade da cidade

Para Barranquilla, a escolha pelo gás, também, representa um avanço para a mobilidade do Distrito e sua área metropolitana, fortalecendo a confiança dos usuários e consolidando um Sistema mais seguro e eficiente, refletindo a visão de uma metrópole mais conectada e inclusiva, além do foco na segurança e na mobilidade sustentável. “Barranquilla, hoje, conta com a mais alta tecnologia presentes nesses ônibus que já foram entregues, além do serviço pós-venda que será realizado diretamente onde as unidades operam, garantindo uma maior empregabilidade e o melhor desempenho das unidades que funcionam com energias limpas, como é o caso do gás natural. Desta forma, garantimos o máximo de conforto para os usuários e um espaço seguro para o operador”, ressaltou Mauricio de Alba, CEO de Scania Colombia.

Os novos ônibus contam, ainda, com carroçarias da marca Marcopolo/Superpolo.

Características de segurança dos novos ônibus

  • Câmera frontal com alerta de colisão.
  • Câmera voltada para o operador, que detecta fadiga ou distração e envia alertas ao Centro de Controle.
  • Câmeras internas e traseira para monitoramento contínuo.
  • Sistema de contagem de passageiros.
  • Botão de pânico que ativa alertas imediatos ao Centro de Controle.

Conforto, acessibilidade e sustentabilidade

  • Tecnologia a gás limpa Euro 6.
  • Capacidade para 160 passageiros e seis portas para agilizar o fluxo.
  • Espaço exclusivo para usuários de cadeiras de rodas, com área delimitada e segura.
  • Espaço destinado a usuários com cão-guia, garantindo independência e acessibilidade durante a viagem.
  • Portas USB em cada assento e Wi-Fi gratuito.
  • Iluminação e sinalização renovadas.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *