Direto do túnel do tempo

O Trinox foi concebido em um corpo, unido carroçaria e chassi na forma integral, tendo o motor Scania como o seu coração para as operações

Na primeira metade da década de 1980, surge no mercado uma nova fabricante de carroçarias para ônibus rodoviários, com uma proposta diferente em termos de estética e conceito estrutural. A empresa Cobrasma, atuante na área de produção de trens e metrôs, investiu no segmento rodoviário ao apresentar o seu primeiro modelo de ônibus denominado de Trinox, um veículo com linhas retas e que trazia em sua composição estrutural o emprego do aço inox, aspecto para evitar a corrosão da carroçaria, que também recebeu o duralumínio em algumas das suas partes.

O modelo foi construído na versão com três eixos e foi destacado pela fabricante como um veículo robusto, de alta durabilidade, que proporcionava maior capacidade em seus bagageiros (11,7 m³) e, ao mesmo tempo, economia de combustível. Com 13,20 metros de comprimento, o Trinox foi concebido em um corpo, unido carroçaria e chassi na forma integral, tendo o motor Scania como o seu coração para as operações, além de outros componentes da mesma marca, como o eixo traseiro e a transmissão manual de seis marchas. A capacidade interna era para 42 pessoas, com uma preocupação extra por parte da Cobrasma ao proporcionar um salão com maior conforto ao passageiro por meio do processo detalhado de isolamento térmico e acústico.

O modelo não teve uma receptividade positiva do mercado. Mesmo assim, a Cobrasma apresentou uma outra carroçaria, em 1986, com um apelo mais aerodinâmico, denominada de CX 201. 

Imagem – Reprodução

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