Uma das marcas pioneiras em disponibilizar a tecnologia da tração elétrica para ônibus urbanos está com novidades. A Volvo Buses, atenta para a crescente demanda global por soluções na eletrificação do transporte público, lançou o chassi BZL Electric, passando a fornecer uma plataforma sólida para transporte público sustentável e eficiente para cidades de diversas partes do mundo, além de operações confiáveis e rentáveis para os operadores. “Com o novo Volvo BZL Electric, oferecemos uma plataforma global para transportes públicos limpos, silenciosos e com eficiência energética para atender à crescente demanda em mercados que já estão prontos para mudança para a eletromobilidade”, disse Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses.
De acordo com a montadora sueca, a circularidade é uma característica fundamental, sendo que o modelo foi desenvolvido para ser mais de 90% reciclável. O novo modelo é equipado com um trem de força totalmente desenvolvido pela Volvo, possuindo motor elétrico de 200 kW acoplado a uma transmissão automatizada de duas marchas. De acordo com a marca, isso aumenta o torque nas rodas a baixas velocidades e atenua os picos de corrente, reduzindo o consumo de energia e sustentando a saúde do motor e das baterias. A Volvo informou que seu trem de força pode ser configurado com uma ou duas unidades motoras, gerando potências de nada menos do que 540 hp, o que permite ao chassi a grande capacidade para vencer subidas, com uma operação sempre rápida e confortável.
A recarga de suas baterias pode ser realizada pelo modo rápido de alta potência (OppCharge) ou em carga lenta (CCS) na garagem. Segundo explica a fabricante, há um compromisso de energia utilizável, garantindo uma quantidade acordada de energia para a operação e eliminando preocupações dos clientes com as baterias. “O novo Volvo BZL Electric é baseado em soluções comprovadas e bem-sucedidas já implantadas na Europa. Todos os componentes do chassi e trem de força foram desenvolvidos e fabricados pela Volvo. Para assegurar as qualidades premium de nossos ônibus, estabelecemos parcerias com encarroçadores de todo o mundo,” observou Dan Pettersson, diretor da área internacional da Volvo Buses.
Em linhas gerais, o chassi tem dois comprimentos – 11.815 mm (para carroçarias com piso único) e 10.585 mm (carroçaria com dois pavimentos); trem de força com potência máxima um ou dois motores – 200/400 kW (piso único), 200 kW (dois pavimentos); transmissão automatizada Volvo com 2 velocidades; recarga do tipo OppCharge, com potência máxima e 300 kW ou Combo2/CCS, com potência de carga máxima 150 kW; e capacidade armazenagem de energia até 470 kWh.
Imagem – Divulgação
0 comentários