No Sul, a compensação ambiental

A transportadora gaúcha já adota inúmeras práticas sustentáveis, como reciclagem de resíduos, captação e reutilização de água da chuva

A Viação Ouro e Prata lançou há poucos dias uma nova funcionalidade no processo de vendas de suas passagens que vai ao encontro de seu compromisso com o meio ambiente. A empresa será a primeira do setor rodoviário a implementar o Selo Passagem Neutra, que em linhas gerais, dá ao cliente, ao adquirir a passagem pelo site da operadora, a opção de neutralizar o gás carbônico emitido na viagem por meio de um “aceite” que estará disponível no carrinho de compras.

Desse modo, ao escolher a opção de neutralizar o carbono, o passageiro pagará uma taxa fixa de R$ 1,60 que será utilizada para a compensação do CO2 emitido em sua viagem. Todo o valor arrecadado será revertido para projetos certificados de proteção climática e ambiental por intermédio da Eccaplan, empresa de Consultoria em Sustentabilidade, parceira para a gestão destas iniciativas.

A transportadora gaúcha, que já adota inúmeras práticas sustentáveis, como reciclagem de resíduos, captação e reutilização de água da chuva, central de tratamento para reutilizar água utilizada na lavagem dos ônibus, programa de redução de emissão de CO2 e gerenciamento de resíduos, com o objetivo de reduzir o descarte e reintroduzir os materiais para o uso novamente, ressalta ainda o plantio de mais de 400 mudas árvores nativas em uma reserva ambiental na cidade de Gravataí/RS, promovendo uma redução de 73.000 kg CO2 na emissões.

Ônibus da Ouro e Prata simbolizando a questão ambiental

Luana Fleck, diretora da Ouro e Prata, comentou que o pioneirismo desta ação está em incentivar uma consciência ambiental na sociedade. “Estamos muito felizes em disponibilizar ao passageiro a opção de compensar o carbono da sua viagem, fazendo com que ele também faça parte da mudança junto com a gente, isso se soma as demais ações que nós já praticamos diariamente pensando em um futuro melhor para o Planeta”, destacou.

Fazendo questão de explicar o que faz com o valor arrecadado, a empresa disse ele serve para apoiar projetos ambientais brasileiros certificados, seguindo padrões e normas internacionais, como: Verified Carbon Standard e ONU. O projeto apoiado pela Ouro e Prata, inicialmente, será a Fazenda Florestal Santa Maria, situada dentro da área compreendida como Amazônia Legal, ocupando 71.714 hectares de floresta nativa, no município de Colniza (MT).

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *