O futuro da tração dos veículos comerciais

Fabricante de motores de combustão interna analisa o mercado

Visando atender a futura norma Proconve 8 (P8), a fabricante de motores FPT Industrial já homologou mais de 20 novos propulsores para o novo nível de emissões. O processo, segundo ela, envolveu os times de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Brasil e da Europa, com a realização de simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas, em campo e análises de fluídos.

Em sua visão, a futura norma P8 traz significativas reduções de emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) em 80%, HC (hidrocarbonetos não queimados) em mais de 70% e MP (material particulado) em 50%, além de exigir a contagem de partículas. Segundo a fabricante, atualmente, 64,9% do modal de transporte no Brasil é rodoviário e esse modal representa 97% do consumo de diesel, com a aplicação dos motores Euro VI como fator primordial para as metas de descarbonização do país.

Para o especialista de Marketing Produto da marca do Iveco Group, Edinilson Almeida, fora as evoluções em powertrain com consequentes ganhos na aplicação, a chegada dos motores Euro VI eleva o nível tecnológico dos veículos brasileiros a um novo patamar, com características que darão maior competitividade, inclusive no exterior. A tecnologia de pós-tratamento da FPT Industrial agrega os sistemas EGR (recirculação de gases de escape) e SCR (redução catalítica seletiva), com o melhor desempenho da classe.

Ainda, no sentido de promover soluções mais limpas em seus motores, a marca visualiza a energia do futuro de forma integrada, com o gás natural como ponte para a eletrificação. Para ela, com os motores a gás, já são décadas de experiência, com a combustão estequiométrica atestada em mais de 70.000 motores.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *