Atuando há 52 anos no mercado do transporte de passageiros por fretamento, atendendo importantes clientes de diversos segmentos produtivos, a Transportes Santa Maria Ltda., da cidade paulista de São Bernardo do Campo, se destaca por oferecer serviços adequados para cada tipo de demanda voltada ao deslocamento corporativo e, também, turístico, sempre levando em consideração o conforto, a segurança e a tranquilidade em suas viagens.
Há quase dois anos, a operadora iniciou sua trajetória no transporte de passageiros por linhas regulares, na ligação entre o ABC (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) com Belo Horizonte, a capital mineira. Segundo Carlos Nunes, diretor-presidente da empresa, com a abertura do mercado, isso em 2017, houve a movimentação para se inserir na operação rodoviária, com o início do processo necessário para tal interesse. “Quem mexe com fretamento, sempre sonha em ter uma operação em linhas regulares. Em 2016, vimos que seria possível realizar esse sonho com a abertura do mercado. Fomos contemplados em agosto de 2020 e iniciamos os serviços em outubro do mesmo ano”, disse.
Atualmente, são dois horários cumpridos diariamente, um para cada sentido de viagem entre o ABC e a capital mineira. Procurando desempenhar um serviço que proporcione conforto e segurança, a Santa Maria está atenta para o que o passageiro quer de comodidade em seus deslocamentos. “Disponibilizamos ônibus com dois pavimentos de última geração, com a Geração 8 da Marcopolo, configurados com muito conforto por meio das poltronas semi-leito (maior espaçamento entre elas) e leito-cama, diferentemente o que oferece a concorrência. Há também o espaço da mulher, com quatro poltronas exclusivas para elas, uma maneira de atender bem, alcançando sucesso”, ressaltou o diretor. Além disso, há mantas e travesseiros na categoria leito-cama, bem como água, salgadinhos e bolachas para os passageiros.
A empresa conta com seis ônibus Double Decker, sendo três unidades 6×2 (K400) e três unidades 8×2 (K440), veículos recebidos há pouco tempo, com carroçarias Marcopolo Paradiso 1800 DD e chassis Scania. Cliente Marcopolo há um bom tempo, a transportadora também optou por chassis Scania em sua última renovação da frota. “Tivemos uma impressão positiva em termos de economia de combustível com os novos chassis em relação aos outros veículos de nossa frota”, explicou Nunes.
E quanto ao futuro, qual a expectativa? Para o diretor da Santa Maria, os desafios são muitos no mercado, a começar pela ampliação de novas rotas a serem operadas para outras cidades, como também por superar os custos, cada vez mais crescentes, em seu cotidiano. “Aguardamos a liberação de novas linhas para podermos atender novas cidades. Outra questão que nos preocupa está relacionada aos custos operacionais (óleo diesel, mão-de-obra, insumos) que estão aumentando significativamente. Trabalhamos com vidas e isso exige investimentos em tecnologia embarcada por meio de veículos cada vez mais modernos”, observou.
100% da frota de ônibus (35 unidades) da Santa Maria tem transmissão automatizada em função de proporcionar uma condução mais eficiente, principalmente nas trocas de marchas. “Com isso conseguimos a redução no desgaste do câmbio e economia em termos de lonas de freio, pois nossos veículos contam com retarder incorporado na transmissão. Todos os nossos motoristas passam por treinamento para utilizarem corretamente a transmissão”, afirmou Nunes.
Completam a frota da empresa 60 vans e 20 micro-ônibus. A marca Marcopolo está presente em 100% das carroçarias dos ônibus e micro-ônibus. Em relação aos chassis, 75% são da marca Scania e 25% Mercedes-Benz.
Imagens – Divulgação
0 comentários