O tradicional Grupo JCA, do ramo de transporte de passageiros, por intermédio de suas empresas Catarinense, Viação Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão, promove a conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança por todos, de motorista a passageiros, durante as viagens de ônibus. As mensagens estão em todos os canais de comunicação internos e externos das companhias, e são reforçadas ao longo do Diálogo Diário de Segurança, treinamento realizado junto aos motoristas.
Leandro Zulião, diretor Comercial e Operacional do Grupo JCA, destacou que os motoristas das respectivas operadoras são orientados todos os dias do ano sobre os protocolos de segurança, com recomendações que devem ser repassadas aos passageiros antes do início de cada viagem. O conglomerado aproveitou o programa Maio Amarelo para reforçar o uso do cinto de segurança em todo o trajeto. “Mesmo quando o passageiro estiver dormindo, é importante que faça uso deste item. Parece algo simples, mas faz uma diferença enorme na segurança das viagens e é um movimento capaz de salvar vidas em casos de acidentes”, observou o executivo.
Além do componente aplicado ao passageiro, os ônibus do Grupo também contam com o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) – um conjunto de equipamentos que auxiliam o condutor em sua viagem, como por exemplo, o de frenagem automática. O recurso tecnológico é composto por sensores, câmeras e radares, sendo possível identificar a presença de objetos, pessoas e animais no meio da estrada.
Segundo informou o Grupo JCA, caso o motorista não tome nenhuma atitude para reduzir a velocidade, o ônibus começa a frear de maneira autônoma para evitar uma colisão. Também faz parte do ADAS o alerta de correção de saída de faixa do veículo.
Ainda, como forma de ampliar a segurança em suas operações, as transportadoras investem na capacitação dos motoristas, trazendo novas percepções em relação à direção, com a ampliação de suas habilidades, fatores fundamentais, para uma condução ainda mais segura, que incrementam a experiência dos clientes.
Imagem – Divulgação
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