As festas juninas são motivos de comemoração para os envolvidos com o setor do transporte rodoviário de passageiros interestadual. O mercado do turismo rodoviário tem uma grande movimentação de pessoas, neste momento, querendo aproveitar as festividades em diversos estados. Hoje, segundo o Ministério do Turismo, há cerca de 120 festas tradicionais programadas de Norte a Sul do País, mais da metade no Nordeste.
Segundo a Abrati – Associação Brasileira de Transporte Terrestre de Passageiros -, isso se traduz numa grande oportunidade para o setor rodoviário, já que o São João é uma época em que as pessoas se deslocam de ônibus. “Estamos bem otimistas com as festas em Campina Grande, Patos na Paraíba, Mossoró, Caruaru e Petrolina, que são os destinos mais procurados nesse período. Além disso, as empresas regulares do setor estão investindo em serviços diferenciados e preparando suas equipes para atender com excelência esses passageiros”, disse Letícia Pineschi, conselheira e porta-voz da Abrati. Não é à toa que em 2022, as festas de São João movimentaram cerca de R$ 2 bilhões, aquecendo a economia e o segmento de viagens, superando a demanda das festividades de final de ano.
As associadas da entidade federativa já estão preparadas para as viagens. Por exemplo, empresas como o Grupo Brasileiro, preveem uma série de ações para suprir o aumento do fluxo de passageiros no período junino, aumentando a oferta de partidas extras em mais 40% e reforço na mão de obra. Além disso, o grupo investiu em nova frota, com aquisição de 54 novos ônibus Paradiso G8 da Marcopolo, gerando receita também para a cadeia do transporte.
Outras transportadoras, com forte atuação na região dos festejos, também investiram em frota e serviços diferenciados, como é o caso da Guanabara, a Águia Branca e a Auto Viação Progresso, que esperam superar mais de 300 mil passageiros transportados nas linhas operadas com destino às cidades citadas. Para isso, vão oferecer serviços para todos os bolsos, desde o convencional até o leito-cama, com destaque nas promoções para quem comprar passagens antecipadamente que pode chegar até a 50% do valor de uma passagem adquirida na véspera da viagem.
Segundo Letícia Pineschi, os dados reforçam que no Brasil a capilaridade do transporte rodoviário é a solução mais previsível e segura para atender a eventos de sazonalidade como esses. “Por isso, investimos cada vez mais para elevar o padrão do transporte oferecido pelo rodoviário, agregando comodidades capazes de minimizar o tempo das viagens e tornando cada vez mais o modal competitivo”, observou.
Imagens – Divulgação
0 comentários