A operadora Indianapolis Public Transportation Corporation (IndyGo) irá investir US$ 19 milhões obtidos, recentemente, da Federal Transit Administration (FTA), dos Estados Unidos, para participar do Programa Competitivo de Baixa ou Nenhuma Emissão e Subsídios para Ônibus e Instalações 2023. O recurso é para ampliar o número de ônibus GILLIG, com 12 metros de comprimento, em sua frota. Esses veículos serão equipados com o sistema de propulsão híbrida (diesel/eletricidade) Allison eGen Flex™ para substituírem as unidades mais antigas da frota, contribuindo com a redução de emissões poluentes e com a melhora da qualidade do ar, além de ampliar a confiabilidade do serviço.
De acordo com a Allison, sua tecnologia é capaz de operar por até 50% do percurso com o motor de combustão interna desligado, sendo que o modo somente elétrico do sistema é ativado por meio do recurso geofencing (perímetro virtual para uma área geográfica), permitindo que a operação seja sem emissões e ruídos em áreas pré-definidas de alta densidade de pedestres e, também, com pegadas ambientais.
Inez Evans, CEO da IndyGo, disse que a empresa é grata por esse financiamento e pelo contínuo apoio da FTA em colaborar com a sua capacitação no sentido de alcançar a meta de emissões próximas de zero em Indianápolis. “Receber esse valor para a compra desses ônibus ajudará na continuidade do progresso que fizemos no sentido de trabalhar continuamente para reduzir as emissões nocivas no centro da cidade”, ressaltou.
Até o momento, os ônibus híbridos que a IndyGo colocou em serviço deixaram de emitir mais de 20 mil toneladas métricas de CO2 e economizaram mais de 7,5 milhões de litros de diesel.
Imagem – Divulgação
0 comentários