A fabricante polonesa de ônibus, Solaris Bus & Coach, anunciou, recentemente, que a cidade italiana de Bolonha, fez um pedido para 127 novos ônibus, todos equipados com células a combustível. Trata-se da maior aquisição, até agora, de veículos com essa tecnologia de tração na Europa. A operadora TPER escolheu o modelo Urbino 12 para essa renovação de frota, que leva em consideração as questões ambientais e o futuro do transporte com modelos de tração inovadores e totalmente limpos.
De acordo com a Solaris, os veículos contribuirão com a cidade de Bolonha para alcançar seu ambicioso objetivo de transformar o transporte público urbano local com emissão zero até 2030. Cada novo ônibus contará com um inovador sistema de hidrogênio que atende aos mais altos padrões de segurança. Eles terão célula a combustível com potência de 70 kW e o hidrogênio será armazenado em cinco tanques, de materiais compostos, colocados no teto, com capacidade para 37,5 kg de hidrogênio, o suficiente para percorrer cerca de 350 km.
Além de Bolonha, a TPER também irá operar esse tipo de ônibus em outra cidade italiana – Ferrara -, com três unidades. As primeiras 37 unidades serão entregues no ano que veem e as demais chegarão entre 2025 e 2026. A Solaris é líder europeia em mobilidade elétrica, inclusive na produção de ônibus a hidrogênio.
Imagem – Divulgação
0 comentários