O sistema de transporte coletivo paulistano recebeu, recentemente, 50 ônibus com tração elétrica (baterias). Os veículos serão utilizados pelas operadoras locais Ambiental, Campo Belo, Transppass e Transwolff, em atendimento à meta da capital paulista em eletrificar, pelo menos, 20% da sua frota de ônibus até 2024. Tal compromisso está alinhado com o propósito de descarbonização e transição energética da frota de ônibus a diesel para ônibus de baixa emissão de poluentes, de acordo com a Lei 16.802 e da Lei de Mudanças Climáticas, que prevê a redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e a neutralização desse poluente até 2038.
Os novos veículos têm carroçarias do modelo eMillennium desenvolvido pela fabricante paulista Caio, nas versões 12.1 m (25 unidades para a Transwolff), 15 m (24 unidades, sendo 12 para a Transppass e 12 para a Ambiental) e um modelo na versão superarticulado de 21,5 m, produzido para a Campo Belo.
O eMillennium é específico para encarroçar chassis de propulsão elétrica, sendo um ônibus com tecnologia 100% nacional. “O modelo agrega para o transporte coletivo de passageiros o que há de mais atual em itens voltados à mobilidade sustentável. Além de não emitir gases poluentes, possui componentes em polímero, material 100% reciclável, que confere alta durabilidade e acabamento superior. Estamos mais uma vez colaborando em prol da transição dos sistemas de mobilidade urbana coletiva, baseados em combustíveis fósseis para elétricos” disse José Gildo Vendramini, gerente nacional de vendas da Caio.
De acordo com a encarroçadora, todas as unidades oferecem conforto, comodidade e segurança aos passageiros, por meio de itens como ar-condicionado, entrada USB para carregamento de dispositivos móveis, sistema Wi-Fi, itinerários eletrônicos, solicitação de parada sem fio, bloqueadores de portas original do chassi e câmeras. Também são equipados com sistema de gerenciamento de frota, além de preparação para a instalação de catraca eletromecânica e validador eletrônico.
A fabricante, também, destacou estar atenta para os desafios que a implementação de ônibus elétrico apresenta, proporcionando todo apoio aos clientes, oferecendo agilidade e excelência em assistência técnica, peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção. “Mais uma vez estamos colocando a Caio e parceiras como empresas de vanguarda no tocante ao transporte coletivo de passageiros, por meio de matriz sustentável. Acreditamos que, em breve, São Paulo estará entre as cidades protagonistas da eletromobilidade”, disse Paulo Ruas, CEO e vice-presidente comercial do Grupo Caio.
A introdução dos ônibus elétricos da capital paulista ainda conta com a participação da Eletra (integração elétrica), Weg (baterias e motor elétrico) e da Enel-X (responsável pela infraestrutura de recarga).
Imagem – Divulgação
0 comentários