O modelo de ônibus elétrico Attivi Integral, produzido pela fabricante gaúcha Marcopolo, passou pelo crivo da São Paulo Transporte S/A (SPTrans), o órgão responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo da capital paulista, para ser utilizado pelas operadoras de ônibus locais.
Com isso, a marca inicia a fase de demonstrações do modelo para que as transportadoras possam conhecer seu desenvolvimento. Segundo a Marcopolo, seu modelo é um veículo que conta com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas operadoras brasileiras. A empresa, ainda, destacou que, na fase de testes do veículo em São Paulo, diferenciais técnicos de desempenho reforçaram o bom desempenho do modelo produzido nacionalmente.
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, comentou que o Attivi Integral é um projeto que consolida o desenvolvimento de uma solução nacional completa de mobilidade urbana sustentável, graças a expertise da engenharia brasileira. “O modelo prioriza o uso de componentes nacionais e conta com planos de serviços para dar total assistência e segurança aos operadores, com atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias”, destacou.
Durante a fase de testes pela cidade de São Paulo, o modelo operou por três meses, sendo submetido a diferentes avaliações, como o desempenho em subidas de até 17% na inclinação de rampas (tendo ele com carga máxima), testes de aceleração e frenagem de emergência, análises do sistema de direção, raio de giro e o mais complexo teste de autonomia, com condições de 50%, 75% e 100% de carregamento de passageiros, inclusive em temperatura ambiente mais severa, em torno de 37°C.
Sua performance foi avaliada das 6h às 22h, de forma ininterrupta, com uma recarga noturna de bateria. Um destaque do modelo Attivi Integral é o seu sistema de freio regenerativo, que permite o aumento da eficiência energética por recargar a bateria ao longo do trajeto, por meio de um dispositivo desenvolvido pela engenharia da Marcopolo e que trabalha em conjunto com o sistema de freios ABS. A frenagem ocorre gradualmente, permitindo saídas suaves, seguras e econômica do veículo. “O Attivi conquistou excelente resultado na avaliação dos requisitos técnicos e está pronto para circular nas ruas da capital paulista. Inclusive, durante as avaliações, o sistema de ar-condicionado do ônibus também foi muito exigido e apresentou ótimo desempenho, permitindo uma temperatura de conforto aos passageiros e motorista”, explicou Portolan.
Imagem – Divulgação
0 comentários