Há poucos dias, a capital fluminense deu mais uma prova que o transporte coletivo realizado pelo ônibus tem grande importância no contexto de sua mobilidade. Dois acontecimentos marcaram o transporte carioca – a abertura em etapas do novo corredor exclusivo, Transbrasil, e a inauguração do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), construído nas imediações da Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária. Tal terminal será o maior do tipo integrador de transporte público do Rio, conectando o BRT ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e às linhas de ônibus municipais.
De acordo com informações da prefeitura carioca, quando estiver em plena operação, o TIG permitirá que os passageiros acessem o novo corredor BRT Transbrasil, duas linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligarão o terminal ao Aeroporto Santos Dumont e às Barcas, e 14 linhas de ônibus municipais regulares para diversos bairros da cidade. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias. “O Terminal Gentileza já está operando com os serviços programados para esta primeira fase. Todos os modais funcionaram de acordo com o planejado. Muitos agentes da prefeitura estão no Terminal e no entorno para ajudar a informar os usuários. A operação está ocorrendo em várias fases justamente para garantir segurança viária e para os próprios usuários se acostumarem aos poucos com as mudanças, que trarão um grandes melhorias para a mobilidade da cidade”, disse a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
A fase um da operação do sistema Transbrasil se estenderá até 30 de março, sendo que os ônibus articulados circulam no trecho entre o bairro da Penha e o Terminal Gentileza no horário das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos entre as viagens e tempo de percurso de 20 minutos. A operação se inicia na Penha, com paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, para assim, acessar o corredor Transbrasil e seguir direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza.
Depois do dia 30 de março, o BRT Transbrasil começará a operar de Deodoro ao Terminal Gentileza, com horário mais ampliado, das 10h às 15h. Também nesta data será iniciada a operação da calha segregada do BRT, significando que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores. Já a faixa da direita da seletiva poderá ser usada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Elas serão limitadas com pintura, e funcionarão todos os dias da semana. Nos trechos junto às estações, para garantir segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha singela, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.
A conexão do corredor Transbrasil com outros sistemas também é o destaque para a mobilidade do carioca. Com o corredor Transolímpica, se dará por meio do Terminal Deodoro e ao Transcarioca, a partir de dois pontos, na Penha e no Fundão, possibilitando a circulação facilitada dos passageiros entre os bairros da Zona Oeste, Zona Norte, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Centro do Rio.
Ainda, como disse Maína Celidonio, o BRT Transbrasil foi aguardado por muitos anos na cidade e começou a funcionar, recentemente, junto com o Terminal Intermodal que integrará o BRT, o VLT e as linhas de ônibus municipais. “É um ganho de mobilidade para o Rio ter este grande terminal de integração para a cidade. A gente começa essa operação que vai ocorrer em várias fases, a ideia é justamente essa, até para os próprios usuários se acostumarem aos poucos com a grande mudança na cidade”, observou.
Para ampliar o atendimento do público que utiliza o Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), uma linha expressa de ônibus executivos TIG x GIG, sem paradas nas estações, está em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos. Os veículos contam com uma configuração interna diferente, tendo bagageiros, poltronas reclináveis e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. O valor da tarifa é de R$ 15, e a passagem pode ser paga com Jaé ou Riocard.
Imagens – Divulgação
0 comentários