Com a proposta de atender um mercado intermediário, entre o ônibus Padron e a versão articulada, o chassi 22.260 S, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, vem ganhando espaço no transporte coletivo urbano brasileiro. O modelo já vem fazendo sucesso, acumulando mais de 100 unidades encomendadas por diversos clientes em menos de quatro meses de mercado.
A cidade de Goiânia, GO, foi uma a apostar no veículo para o seu sistema de transporte coletivo. Metade do volume adquirido foi vendido imediatamente após o lançamento para ela e um dos primeiros clientes a receber 25 unidades do modelo foi Edmundo de Carvalho Pinheiro, dono da HP Transportes. “Muitos detalhes deste novo chassis chamaram a atenção, como o baixo nível de ruído, o conforto ao dirigir, ergonomia, entre outros pontos positivos. Seguimos com essa parceria com a VWCO e estamos muito felizes com a nova compra”, disse o empresário.
Outros 25 superônibus VW circulam por Goiânia na frota da Rápido Araguaia, que também esteve entre as prioridades da VWCO para entregar os primeiros chassis deste Volksbus. O chassi é equipado com o motor D08 calibrado com uma ampla faixa de torque máximo, o que, segundo a montadora, proporciona a performance adequada para a operação com economia de combustível.
Ainda, de acordo com a Volkswagen, um dos grandes trunfos do modelo é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e as mais diversas configurações de carrocerias de 15 metros, transportando o número de passageiros semelhante aos veículos articulados e com custo operacional muito atrativo. Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO, disse que a nova versão do Volksbus 22.260 S é uma solução inovadora para o empresário que necessita de um ônibus de 15 metros, vindo com atributos de confiabilidade, robustez, economia de combustível e baixo custo de manutenção. “Com o aumento na capacidade do número de passageiros, transportando quase o mesmo de um ônibus articulado comum e com a nova suspensão a ar, entrega ainda mais conforto ao motorista e especialmente aos passageiros, além do custo operacional reduzido”, explicou.
Outras duas operadoras urbanas, a Gidion Transportes e da Transtusa, de Joinville (SC), também, optaram pela versão com maior capacidade. “Nossos Volksbus estão presentes em cada canto do Brasil e isso representa o nosso compromisso em entregar os melhores produtos para os clientes de cada região, com soluções sob medida para cada tipo de aplicação. Reafirmamos nosso papel de trazer as melhores soluções ao mercado de ônibus, oferecendo as mais recentes inovações tecnológicas, que trazem um menor custo operacional, mais conforto e segurança aos passageiros”, disse Alouche.
Além de seu maior chassi, a fabricante, também, destaca os modelos mais buscados pelos seus clientes – Volksbus 11.180 e o 17.230. A primeira versão é uma das mais novas da linha, também disponível para o transporte rural, fretamento e rodoviário. No caso do uso urbano, adota o motor de 3,8 litros com 180 cv de potência e 600 Nm de torque, além de poder contar com o opcional de suspensão mista – metálica na dianteira e pneumática na traseira. O chassi pode receber carroçarias de até 10 metros, transportando até 39 passageiros sentados.
Já o Volksbus 17.230 S vem equipado com motor de 4,6 litros, com 230 cv de potência e 850 Nm de torque, equipado com a transmissão manual de seis marchas de série ou a opcional automática de oito marchas. Pode ser encarroçado em modelos com até 13,20 metros. Segundo a marca, ambos contam com a tecnologia SCR no sistema de emissões e possibilitam conciliar a alta performance, menor consumo de combustível e baixos níveis de emissões.
A Volkswagen salienta nos dois chassis o painel do motorista, que agrega mais 70 funcionalidades de forma a facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam seu dia a dia. As opções – todas personalizáveis – vão desde informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos.
Imagens – Divulgação
0 comentários