Fadiga, excesso de horas trabalhadas e de velocidade, péssimas condições das estradas, estresse e trânsito têm sido fatores que levam à ocorrência de acidentes, muitos deles trágicos, comprovando a necessidade de investimentos em programas de conscientização para uma condução segura e, ainda, no uso de tecnologia e recursos incorporados à veículos e na operação. Os acidentes de trânsito são considerados como graves problemas de saúde pública.
No setor do transporte rodoviário de passageiros, algumas empresas operadoras têm lançado mão da aplicação de políticas próprias para que seus serviços possam ser os mais seguros. Com isso, propósitos internos que envolvem treinamentos, reciclagem, o uso de ferramentas tecnológicas e a orientação para um transporte livre de ocorrências negativas, são vistos mais frequentemente no segmento.
Um exemplo das iniciativas pode ser visto com a Sala de Estimulação do Alerta, um projeto que nasceu de toda a experiência da capixaba Viação Águia Branca, empresa do Grupo Águia Branca, a partir do seu Programa Medicina do Sono (criado no ano de 2000).
Desenvolvida pela WeSafety, outro negócio do Grupo, o projeto conta agora com uma versão móvel, sendo que o primeiro cliente e case de sucesso foi a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, em outubro de 2023, inserido no programa especial voltado para a segurança de condutores e prevenção de acidentes.
Em linhas gerais a Sala de Estimulação do Alerta conta com análise de sinais vitais, exercícios leves em bicicleta ergométrica para elevar a temperatura do corpo, alongamento, lanches e luz intensa, aspectos já vistos em pontos de paradas da transportadora ao longo de algumas de suas rotas. Nessa sala, o misto de lâmpada com tons frios e intensa, com comprimentos de onda adequados colaboram para diminuir a produção de melatonina, hormônio que estimula o sono, mantendo o caminhoneiro ou o motorista do ônibus em estado de alerta. Segundo a WeSafety, nestes espaços, os colaboradores também passam por testes de reação, medem a pressão arterial e a temperatura, além de receber orientações sobre a importância de exercer uma condução segura.
O superintendente da WeSafety, André Cerqueira, destacou que esse é um dos projetos de inovação e segurança viária de muita importância. “Neste mês, completamos um ano de operação na Klabin com mais de 12 mil acessos e 1.750 motoristas já assistidos nas salas, localizadas no Paraná. Já temos projetos para serem iniciados também com o Sest Senat e, também, com outras grandes empresas de diversos setores de papel, celulose, siderurgia e a Sala do Alerta é uma solução para redução de problemas de fadiga no trânsito em nosso País”, afirmou.
Essas salas são unidades móveis, como container ou ônibus, que por meio da luminoterapia é possível mitigar riscos relacionados à fadiga do motorista em viagem e, também, melhorar a qualidade de vida. Lembrando que a sala tem o papel de ressincronização do ciclo circadiano sono-vigília.
Segundo a WeSafety, a estrutura pode ser posicionada estrategicamente no meio da rodovia para ser utilizada durante a viagem e o profissional, durante as paradas, permanece nela por 15 minutos com uma iluminação específica, além de realizar outras atividades como uma bicicleta sem esforço, um alongamento, uma alimentação balanceada. Além disso, o espaço conta um acompanhamento de profissionais da saúde e nesse circuito a gente consegue uma alta performance.
Apesar de ter pouco mais de um ano, acumula todo o conhecimento e a experiência de sucesso da Viação Águia Branca em Segurança Operacional. Seu maior objetivo é compartilhar o conhecimento em segurança com o mercado.
Para isso, promove soluções em gestão e tecnologia para aumentar a segurança e a eficiência operacional das empresas, estando focada, ainda, no conceito de ESG, buscando ações de descarbonização. A redução de acidentes de trânsito, a redução de poluentes atmosféricos e o aumento de eficiência e produtividade são alguns de seus pontos estratégicos.
Atualmente, sua carteira de clientes é composta por 18 empresas, em cinco estados, impactando mais de duas mil pessoas. No setor de ônibus, destaque para as operadoras Expresso Itamarati, do Grupo Comporte, Marlin Azul, Pedra Azul, Lírio dos Vales, Penedo Turismo, Viação São João e VIX Logística.
Para a empresa, o motorista profissional precisa estar em plena saúde física e mental para realizar uma viagem com excelência, sendo que a falha humana é responsável por 90% dos acidentes, tendo como principais causas o comportamento inadequado e a fadiga ao volante. Suas soluções são 100% focadas nessas “dores”.
A WeSafety ressalta que suas soluções já atingiram um excelente nível de maturidade para ganhar escala e impactar uma grande quantidade de empresas e motoristas em todo o território nacional, salientando que é preciso unir esforços para reduzir acidentes e melhorar a eficiência das empresas. Em sua visão, os motoristas precisam voltar para casa, para suas famílias, mais felizes e saudáveis, por isso, sua equipe está focada e trabalhando incansavelmente com os seus clientes para gerar resultados rápidos e sustentáveis.
E, conforme informou, ela é a única empresa com uma solução de tecnologia embarcada certificada pela Associação Brasileira de Psicologia no Tráfego no Brasil para análise de comportamento humano, tendo, além disso, a tecnologia mobile, muito prática, utilizando o próprio celular, algo totalmente factível e possível para diversos tipos de organização, configurando-se como um diferencial. Já os treinamentos são complementares ofertados para as empresa.
Imagens – Divulgação
0 comentários