Em 1964, com uma “jardineira” que lhe custou três alqueires de terra e 14 cabeças de gado, Assis Gurgacz deu a largada para o que conhecemos, hoje, como Eucatur, referência no segmento do transporte rodoviário de passageiros. Esse paranaense, descendente de poloneses, ávido por se inserir no mundo dos transportes – quis namorar a filha de um proprietário de ônibus só para atuar no segmento, quando, ainda rapaz -, foi o pioneiro em promover a ligação comercial entre a cidade de Cascavel, localizada no oeste do Paraná, com a região que dava seus primeiros passos para o desenvolvimento.
Logo que se firmou na atividade, Gurgacz se tornou uma figura pública envolvida com o transporte. Sempre presente nos assuntos relacionados com o deslocamento das pessoas, ele teve a iniciativa de ligar o Paraná com a, então, desconhecida região Centro-Oeste, num movimento de migração para a colonização de Rondônia. Esse feito lhe rendeu o reconhecimento junto aos desbravadores e bandeirantes, numa luta sem descanso até alcançar seu objetivo.
O primeiro ônibus, já surrado, logo se desintegrou em virtude das péssimas condições operacionais. O segundo foi um Ford F600, que deu o nome à empresa – União Cascavel. De posse desse veículo, cumpria as linhas regulares e, ainda, realizava o serviço de transporte turístico. A partir do segundo ônibus e com a disposição que lhe fomentava o desejo de crescer no ramo, não parou mais.
Nesta síntese histórica, tem-se uma ideia do quão a Eucatur evoluiu, chegando, atualmente, num patamar de grandeza que atinge as muitas cidades por onde opera, sempre com a preocupação em oferecer conforto e segurança aos seus clientes.
A comemoração das seis décadas de história vem acompanhada de um investimento expressivo na modernização de sua frota, em 2024, com a aquisição de mais 43 novos ônibus ao longo do ano, trazendo o que há de mais moderno em ônibus brasileiro.
E, dentro desse pacote de renovação, recentemente, a empresa recebeu mais 33 ônibus, sendo 31 com carroçarias da marca catarinense Busscar, sobre chassis Volvo. Cada carroçaria tem 46 poltronas Class Leito Turismo, no piso superior, e 11 poltronas Class Leito, no salão inferior, todas equipadas com tomada USB. Geladeiras em ambos os salões, ar-condicionado quente/frio e sanitário completam a configuração.
Segundo o diretor-comercial, Paulo Corso, a empresa paranaense é referência no transporte coletivo de passageiros. “A Eucatur, disposta a oferecer o melhor atendimento aos seus clientes, optou por renovar a frota 2025 com novos Vissta Buss DD que dispõem de conforto, tecnologia e segurança, garantindo o bem-estar dos passageiros e do motorista. A empresa vem renovando a frota com a Busscar em uma sequência de três anos”, ressaltou.
Um detalhe que chama a atenção nos novos veículos é a identidade visual adotada, com temáticas inspiradoras, incluindo elementos da Amazônia, que homenageiam nossa rica biodiversidade; tema de conscientização sobre o autismo, reforçando a importância da inclusão; e selos dos estados brasileiros, valorizando a diversidade regional do País.
Quanto aos chassis, eles são do modelo B510, 8×2, da Volvo. São equipados com modernos recursos que visam a segurança durante as viagens, incluindo a frenagem automática (com alerta de colisão) e controle de estabilidade (ESP) que previne tombamentos. Além disso, o chassi traz eficiência energética e recursos que oferecem melhor dirigibilidade e conforto, tornando cada viagem uma experiência excepcional.
Imagens – Divulgação e Acervo Eucatur
0 comentários