Nove décadas de estrada

No dia 10 de dezembro de 1934 surgia a Viação Garcia, junto ao nascimento do município de Londrina, no norte paranaense

A Catita, um caminhão Ford de 1932 transformado em uma jardineira, foi quem deu a partida para a história da Viação Garcia (ainda como Companhia Rodoviária Heim & Garcia) em 1934. Em paralelo a isso, a Companha de Terras Norte do Paraná dava início a implantação da cidade de Londrina para a colonização da região, caracterizada pela terra vermelha, visando a cultura de algodão para o abastecimento do mesmo às indústrias inglesas.

Naquela época, o trem chegava até o município de Jataizinho, distante 45 quilômetros do proposto a nova localidade que viria ser Londrina. Como os colonos precisavam se deslocar até a região citada e percorrer a pé essa distância não era nada fácil, a Catita cumpriu com o papel de promover mobilidade na região, quando não havia estrada em condição decente de operação. Aliás, isso é um aspecto que permeia o desenvolvimento da região, pois as estradas foram sendo abertas conforme a necessidade de alcançar determinadas áreas.

A segunda linha criada pela referida operadora foi entre Londrina e Arapongas, também, distantes 45 quilômetros, fator essencial no desenvolvimento da operadora e da região. Desde o seu princípio, até este momento, muito trabalho e diversas conquistas foram alcançadas, numa trajetória que combinou ousadia, inovação e modernidade. “É uma história entrelaçada com a cidade de Londrina, que compartilha conosco o marco da fundação e a mesma data de aniversário: 10 de dezembro”, disse José Boiko, presidente da Viação Garcia, ao afirmar que esse legado inspira a empresa a manter o espírito inovador, que nasceu junto com ela em 1934 e que continua movendo o grupo.

A Catita, símbolo que marca o início da empresa

Hoje, ao completar seus 90 anos de atividades, a operadora, juntamente com as empresas coligadas ao Grupo Garcia Brasil Sul, transporta uma média de 23 milhões de passageiros por ano, atuando em sete estados brasileiros – Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

E, ao celebrar seus 90 anos, em 2024, mais uma grande conquista pode ser vista com a renovação de sua frota por meio de 152 novos ônibus de última geração com carroçarias Marcopolo, (Paradiso G8 1800 DD, Paradiso G8 1200, Viaggio G7 900 e Torino), sobre chassis Mercedes-Benz, incorporando o que há de mais avançado em tecnologia e conforto no transporte de passageiros.

De acordo com a operadora, essa renovação reafirma o compromisso do Grupo GBS com práticas sustentáveis alinhadas ao modelo ESG (Environmental, Social and Governance).

O surgimento de Londrina

Segundo a empresa rodoviária, dentre os diferenciais incorporados nos veículos, destaque para as poltronas mais espaçosas e confortáveis, ar-condicionado com inteligência artificial, câmeras traseiras de alta resolução, rastreamento em tempo real, sistema de segurança com a leitura das faixas de rolamento e itens que elevam a experiência dos passageiros, como entradas USB-C, massageadores nas poltronas cama, Wi-Fi, sistema de entretenimento PlayOn, geladeira e sanitário a vácuo.

A Viação Garcia ressalta que, com essa nova aquisição não apenas reforça o seu pioneirismo e compromisso com a excelência, mas também oferece aos passageiros uma experiência de viagem ainda mais segura, tecnológica e confortável. Segundo ela, nestes 90 anos de história, sua posição se consolidou como uma referência no transporte rodoviário ao combinar tradição, inovação e um compromisso inabalável com a excelência.

E, para mantê-la em evidência no setor, a estratégia comercial é baseada em três pilares fundamentais, com a busca constante por inovação tecnológica, a renovação permanente da frota e o fortalecimento da infraestrutura para oferecer o melhor atendimento ao mercado. “Essa renovação de frota reflete nosso compromisso em entregar aos passageiros não apenas o conforto e a segurança que eles esperam, mas também inovação e sustentabilidade. Estamos investindo no que há de mais moderno no mercado para garantir a melhor experiência de viagem e contribuir para um futuro mais sustentável no transporte de pessoas”, comentou Estefano Boiko Junior, vice-presidente do Grupo GBS.

Quanto aos chassis utilizados, a Garcia salientou que combinação dos modelos Mercedes-Benz junto às carroçarias Marcopolo é um verdadeiro símbolo de excelência no transporte de pessoas, com a confiabilidade e a tecnologia avançada proporcionada pelas fabricantes, criando um ônibus que atendem aos mais altos padrões de qualidade e segurança.

Para a Garcia, os chassis Mercedes-Benz são reconhecidos mundialmente pela robustez e eficiência, oferecendo tecnologia de ponta, como sistemas avançados de segurança, economia de combustível e sustentabilidade com a tecnologia Euro VI de seus motores. Jefferson Silva, gerente Sênior de Vendas Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, disse que a celebração dos 90 anos da Viação Garcia é o reconhecimento de uma história marcada por pioneirismo, qualidade e comprometimento com o transporte rodoviário de passageiros no Brasil. “Ao longo de todas essas décadas, a Mercedes-Benz teve o privilégio de caminhar lado a lado com a Viação Garcia, uma parceria que reflete confiança, inovação e o compromisso mútuo de oferecer a melhor experiência de viagem aos passageiros. Juntos, superamos desafios e conquistamos resultados, sempre com o objetivo de proporcionar segurança, conforto e eficiência no transporte rodoviário. Parabenizamos a empresa por essa trajetória exemplar e reafirmamos nosso compromisso em continuar construindo o futuro da mobilidade rodoviária ao seu lado”, disse.

Além disso, a operadora irá inaugurar sua nova sede, localizada na zona leste de Londrina, tendo estrutura de 30 mil m² de área construída em terreno de 100 mil m².

O Grupo, ainda, concentra suas atividades no transporte intermunicipal e interestadual de passageiros e oferece uma gama de serviços, como fretamento para indústrias, turismo, transporte de encomendas e transporte urbano e metropolitano. Para isso, emprega mais de 2.500 colaboradores com uma rede de 370 pontos de venda distribuídos nas principais cidades dos estados em que atua, além das rodoviárias. Conta também com uma sólida estrutura de atendimento e manutenção em 23 filiais.

Imagens – Divulgação e acervo revista AutoBus

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *