Recentemente, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (CETURB-ES) implementou o Centro de Inteligência da Mobilidade Urbana, uma sala gerencial, que consegue extrair diversos dados da operação dos ônibus e apresenta em relatórios e dashboards as informações essenciais para uma gestão inteligente, rápida e precisa.
De acordo com informações recebidas por este canal, há diferenciais que tornam o controle uma solução eficiente, econômica para o estado e que oferece os melhores resultados na operação para o usuário, sendo um deles o software desenvolvido e utilizado que permite monitorar 1.800 ônibus com somente quatro operadores por turno.
Ainda, no contexto operacional, o uso da tecnologia permite alcançar informações de partidas atrasadas ou adiantadas, cumprimento de viagens, linhas com lotação por trechos, detecção de necessidade de correção de tabelas de viagens, detecção de ônibus atrasado para início da próxima viagem, alertas de falhas de programação de tabelas de viagens, dentre outros dados. Todas as informações podem ser acessadas pelas empresas concessionárias e o órgão gestor. “O lançamento de dados em tempo real possibilita ao gestor do transporte mobilizar correções na fonte do problema, o que resulta em maior eficiência e conforto ao usuário dos ônibus. Trata-se de um exemplo real sobre como a gestão das tecnologias disponíveis pode gerar economia e eficiência ao setor público com impacto positivo direto na sociedade”, ressaltou Marcelo Antunes, diretor-presidente da CETURB-ES.
O software, desenvolvido pela Geocontrol S/A, empresa capixaba pioneira na criação de diversas soluções 100% nacionais, é integrado ao planejamento e operações, permitindo que todos envolvidos (garagens, fiscais, gerentes e operadores de CCO) possam atualizar os ajustes na operação em tempo real, pelo uso da mesma ferramenta. Dessa forma, torna-se possível avaliar se as viagens estão seguindo conforme o planejado ou se há alguma intercorrência, possibilitando tomadas rápidas de decisão e correções efetivas quando houver necessidade.
Dessa maneira, o resultado é uma agilidade maior nas correções e ajustes necessários para um melhor atendimento do usuário do Sistema Transcol de transporte coletivo integrado de estrutura tronco-alimentadora que funciona na região metropolitana de Vitória desde 1989, transportando, hoje, mais de 17 milhões de passageiros mensais nos sete municípios de abrangência. O Transcol é operado por 10 empresas privadas divididas em dois consórcios e gerenciada pela CETURB-ES.
Imagens – Divulgação
0 comentários