Dos 40 novos ônibus adquiridos na última renovação realizada pela Viação Águia Branca, 30 (16 unidades com chassis Mercedes-Benz O500 RSDD e carroçarias Marcopolo Paradiso G8 1800 DD e 14 unidades do modelo O500 RSD e carroceria Marcopolo Paradiso G8 1350) já estão rodando pelos muitos destinos (mais de 700 em nove estados brasileiros) desde o final do ano passado, sendo que outros 10 entraram para o time há poucos dias.
Os novos ônibus reforçam o compromisso da transportadora capixaba em oferecer serviços com mais segurança, conforto e sustentabilidade aos seus clientes, aprimorando as operações com o que há de mais moderno em veículo rodoviário. Para isso, os novos ônibus contam com chassis Mercedes-Benz e carroçarias Marcopolo G8. Aliás, com a chegada desse novo lote de carroçarias, a empresa passou a ter maior número de veículos modelos G8 ativos no País.
As carroçarias Paradiso G8 são bem conhecidas no mercado pelo conceito estrutural adotado para proporcionar viagens mais seguras e confortáveis. Por exemplo, o farol Full LED aumenta em 3,5 vezes a visibilidade e reduz em 80% o ofuscamento de quem vem no sentido contrário, o cockpit do motorista é reforçado e o painel do mesmo é rebaixado em 70 mm, melhorando, significativamente, a visibilidade dos condutores.

Conforto é o ponto forte
Para os passageiros, a operadora destaca um novo suporte de apoio do celular e carregamento do aparelho deixa a viagem mais confortável, já que a pessoa pode assistir algo, sem precisar ficar segurando o celular. As poltronas são do tipo semileito, leito e leito-cama e numa comparação com o transporte aéreo, tais modelos oferecem maior espaço e conforto.
A Águia Branca, também, destaca as poltronas leito, que proporcionam maior conforto, com reclinação de até 150º (referência vertical de 50º) e um espaçamento mais amplo de 37 cm, e a categoria mais confortável, que é a leito cama, com poltronas mais largas, maior espaçamento entre assentos (48 cm) e capacidade de reclinação total de 180º, transformando-se em uma verdadeira cama.
Renato Tozzi, diretor de Operações, disse que a Viação Águia Branca busca continuamente proporcionar experiências de viagem com os mais altos padrões de qualidade, segurança e conforto. “Com a ampliação da frota, incorporamos o que há de mais tecnológico no mercado, reafirmando nossa dedicação em oferecer um transporte rodoviário moderno, eficiente e seguro. Esse investimento representa não apenas um avanço na qualidade, mas o nosso compromisso com o nosso passageiro e colaborador, contribuindo também com a sustentabilidade do transporte no País”, destacou ele.
No quesito segurança, os ônibus trazem um pacote tecnológico com recursos para evitar acidentes. Confira abaixo o que são. Lembrando que, apenas, os veículos Double Decker contam com o pacote completo e a versão 6×2 traz o sistema ESP.
– ACC – Piloto automático adaptativo – que permite que o ônibus mantenha uma distância segura do veículo que vai à frente freando com informações passadas por um radar.
– AEBS – Sistema de frenagem de emergência – que funciona em conjunto com o radar do ACC que em casos emergenciais freia automaticamente
– EBS – Sistema eletrônico de freios – faz uma leitura da situação em que o motorista se encontra e aproveita da melhor forma possível todo o sistema de frenagem.
– LDWS -Sistema de Aviso de saída de faixa – é um sistema que funciona por intermédio de uma câmera e detecta transposição involuntária de faixa e emite alerta para o motorista
– ESP – Controle eletrônico de estabilidade – Corrige a trajetória do veículo em casos de perda de aderência dos pneus, por intermédio da frenagem independente de cada roda.
– GA – Assistente de ponto cego – O sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, detectando carros, motos, veículos em geral, ciclista e pedestres, parados ou em movimento.

Mais tecnologia para as melhores viagens
Carroçaria
– Maior proteção para o motorista em caso de acidentes – Reforço na estrutura da cabine do motorista.
– Farol Full LED com 3,5 vezes maior alcance e reduz em 80% o ofuscamento de quem vem no sentido contrário.
– Painel do motorista foi rebaixado em 70mm aumentando a visibilidade dos condutores.
– Aumento da área envidraçada das portas da cabine do motorista, aumentando a visibilidade para o condutor.
– Recursos que evitam o embaçamento dos para-brisas, proporcionando melhor visibilidade para o motorista.
– Retrovisores com dimensão cerca de 6% maior, ampliando o campo de visão do condutor.
– Todos os modelos atendem as normas internacionais de segurança referente a tombamentos, normas que ainda não são exigidas no Brasil.
– Centralização dos comandos de carroceria em um painel de controle único (Head Unit), facilitando a acessibilidade/usabilidade do motorista.
Imagens – Divulgação
0 comentários