Atibaia é uma Cidade Verde

A cidade paulista é reconhecida pela FETPESP como exemplo por ter frota de ônibus aferida pelo Programa Despoluir

Visando melhorar a qualidade de vida nos ambientes urbanos, a FETPESP, Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo, em conjunto com o Programa Despoluir (promovido pela CNT e pelo SEST SENAT para incentivar os transportadores a adotarem práticas ambientais responsáveis), reconheceu, recentemente, o município de Atibaia, distantes 60 km da capital, São Paulo, a atribuição ao movimento Cidade Verde, dentro do contexto de uma agenda positiva quanto a um transporte coletivo livre de emissões poluentes.

Em linhas gerais, quem recebe o selo Cidade Verde é uma cidade que aferiu as suas frotas de ônibus no sentido que elas cumpram com as especificações e limites máximo de emissões poluentes, não impactando, negativamente, o meio ambiente. Anderson Oliveira, coordenador do Programa Despoluir e consultor de Inovação da FETPESP, disse que essa iniciativa é muito importante para a sociedade e para as empresas, pois representa qualidade de vida e o comprometimento com as ações sustentáveis. “Com esse programa, queremos mostrar à sociedade a preocupação ambiental que o setor de transportes tem em relação ao ambiente. O movimento Cidade Verde dá publicidade à uma agenda positiva daquilo que é feito por transportadores, poderes públicos e entidades de classes. Sabemos que o transporte público é indutor de um desenvolvimento limpo e precisa receber mais investimentos objetivando uma mobilidade limpa”, explicou Anderson.

Para ter esse reconhecimento, a frota de ônibus da cidade precisa ser 100% aferida, com mais de 95% de aprovação quanto aos limites máximos de emissões poluentes. Luis Rafael Cardieri Marchesi, supervisor do Conselho Regional de São Paulo do SEST SENAT, lembrou que o controle da poluição é fundamental para um modelo de transporte sustentável, onde o sistema Despoluir não é mais um diferencial no segmento, mas sim uma obrigação para se alcançar metas ambientais adequadas com a qualidade de vida. “Nossa instituição vem trabalhando para que haja uma harmonização entre os entes envolvidos com o transporte no sentido de obtermos a melhoria da qualidade do ar nas cidades”, comentou.

Aroldo Ribeiro, representante da Viação Atibaia São Paulo, recebe o reconhecimento como operadora que mantém seus ônibus sob rígido controle das emissões poluentes

O Programa Despoluir é disponibilizado de forma gratuita à todas as empresas de ônibus, bastando que elas solicitem a presença dos técnicos para tal aferição. Em Atibaia, por exemplo, foram aferidos 110 ônibus das empresas rodoviárias, 67 veículos do serviço urbano e 51 ônibus de fretamento, totalizando 98,60% de aprovação. “Isso é considerado um grau de excelência altíssimo, mostrando a preocupação dos operadores e do poder público em proporcionar um transporte limpo”, afirmou Anderson Oliveira.

As operadoras que foram reconhecidas com o selo Cidade Verde são – Viação Atibaia São Paulo, Max Tour, Auto Viação Bragança e Sou Transportes. E, além de Atibaia, outras 13 cidades já receberam a certificação que ressalta o transporte coletivo como amigo do meio ambiente.

Tópicos do Movimento Cidade Verde

Com o intuito de reconhecer as boas práticas ambientais das empresas operadoras do transporte público nos municípios do Estado de São Paulo e aproximar poder público e as empresas, por intermédio da participação e adesão ao Programa Despoluir, criamos o Movimento Cidade Verde.

O objetivo é celebrar em parceria os esforços para a redução das emissões de gases veiculares na atmosfera.

Este reconhecimento é oferecido aos municípios que conseguem aferir toda sua frota das operadoras do transporte de passageiros e obtêm aprovação superior a 95%.

Atendendo a este requisito, buscamos reconhecer os esforços promovidos pelas empresas e por suas ações relacionadas ao consumo consciente de diesel, energia e a conscientização com o meio ambiente, além do apoio e incentivo por parte do poder público, representado pela prefeitura municipal e suas secretarias.

Aproximar empresas, gestores públicos e a unidade SEST SENAT em prol da melhoria no setor de transporte de passageiros e das ações voltadas ao meio ambiente.

Imagens – Revista AutoBus

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *