Mesmo enfrentando diversos desafios diários em sua área de atuação, como o transporte irregular e a falta de conservação e manutenção das estradas, a empresa Boa Esperança, do Pará, não deixa de investir em seus serviços, sempre orientada em proporcionar a melhor e mais rentável operação em rotas intermunicipais e interestaduais.
Uma de suas premissas é ter uma frota nova de ônibus de última geração para que o conforto e a segurança sejam aspectos ressaltados em suas atividades. E é nesse contexto que a empresa continua apostando na marca Scania, nome que está presente em 100% da frota da transportadora paraense. Recentemente, a operadora adquiriu mais 27 chassis, sendo 21 do modelo K320 (4×2) e seis do K370 (6×2), modernizando, ainda mais, seu parque veicular.
A operadora paraense, com seus 54 anos de atividades, tem 240 ônibus, todos com chassis Scania, operando nas linhas com diversas extensões – de 200 a 1.000 km -, em serviços que ligam municípios dentro do estado do Pará e, ainda, em trajetos interestaduais – Maranhão e Piauí. José Veras, diretor de Tráfego Operacional da Boa Esperança, destacou que a presença da marca na frota da empresa vem de longe, desde o princípio de suas operações. “Estou na empresa há mais de 30 anos e os ônibus Scania sempre fizeram parte dela. Já tivemos outras marcas, porém, há mais de 10 anos priorizamos nossa frota com produtos da fabricante”.
A escolha pela Scania é determinada por diversos fatores, lembrou Veras, ao citar que a confiabilidade e o desempenho dos produtos impactam na decisão em ter 100% da frota com a marca. “Além disso, os serviços de pós-vendas são fundamentais no atendimento de nossas demandas. Estamos localizados numa região que fica longe dos grandes centros e o pós-vendas está presente conosco”, disse o diretor da empresa.
Jaílson Marinho, gerente de Manutenção da Boa Esperança, concordou com o colega ao acrescentar sobre a importância da proximidade com a fábrica da Scania, tendo uma relação que vai além da concessionária quanto a soluções de problemas que venham surgir. “Nossa relação não é só com a concessionária representante da marca, tendo, também, apoio da própria fábrica para mantermos nossa frota em dia e disponível. Em nossa garagem, temos um técnico da marca, além de estoque de peças e ferramentais que proporcionam toda a manutenção de nossos veículos. Chamamos isso de mini concessionária, mas na Scania isso é conhecido como CWS, Serviços Dedicados. Para nós, as vantagens são expressivas, pois não precisamos deslocar os ônibus até o concessionário em caso de manutenção, tendo um mecânico exclusivo e a intercambialidade das peças. Isso nos dá retorno positivo quanto a custos”, explicou Marinho.

Em conversa exclusiva com a revista AutoBus, a operadora paraense Boa Esperança contou os motivos pela opção da marca Scania em sua frota
A operadora, que por muito tempo utilizou os chassis 6×2 em seus serviços, vem modificando a tipologia dos veículos, escolhendo a versão 4×2 como forma de reduzir os custos operacionais. “Temos uma grande concorrência vinda dos automóveis particulares que realizam serviços de lotação e que prejudicam nossas operações em muitas linhas. Outro desafio é a questão da manutenção das estradas, com muitos trechos precários e que acabam impactando negativamente em nossos veículos. São grandes as dificuldades, mas não deixamos de investir em tecnologia e na modernização de nossos ônibus para podermos oferecer segurança e conforto aos nossos passageiros”, observou José Veras.
O CWS, Serviços Dedicados Scania, é uma solução criada pela marca para implementar uma oficina exclusiva dentro da instalação dos clientes, alcançando grandes benefícios, como a maior disponibilidade dos veículos, redução e controle dos custos operacionais, mão de obra capacitada Scania, uso de peças genuínas, ferramentas e equipamentos adequados para execução. No caso da Boa Esperança, ela usa o pacote PRO Personal, contemplando as manutenções preventivas.
A telemetria, também, tem sido um assunto debatido entre a transportadora e a fabricante dos chassis para que haja um monitoramento da frota de forma a saber de toda a gestão e funções dos veículos em operação. “Hoje, monitoramos algumas informações que são passadas sobre a operação dos veículos. Nosso objetivo é adotar um pacote mais completo de informações que nos dará um maior conhecimento sobre falhas e localização. Já estamos em tratativas com a Scania para podermos explorar melhor a tecnologia”, informou Jaílson Marinho. O pacote utilizado pela transportadora é o Desempenho, disponibilizado pela fabricante dos chassis.
Pelo lado da concessionária, a Casa Scania WLM Itaipu Norte, há uma preocupação em ofertar o melhor serviço de pós-vendas visando uma dedicação ao cliente para que ele tenha o melhor rendimento operacional e econômico. Edivan Cordovil, representante da WLM Itaipu Norte, salientou que não é só vender o chassi, mas dar total suporte ao transportador para ele alcance a melhor operação. “Nossos técnicos estão na garagem da Boa Esperança, pelo menos duas vezes por semana, para que possam realizar, de maneira eficiente, os serviços de manutenção. Também, estamos planejando trazer o pessoal de mecânica da Boa Esperança para que ele possa ser aperfeiçoado em nosso centro de treinamento visando a mudança de tecnologia dos motores Euro V para Euro VI”, disse Edivan.

Novos ônibus visam aumentar o conforto e a segurança dos clientes da transportadora
Quanto aos novos chassis Euro VI, a empresa disse estar satisfeita com a tecnologia adotada, muito em função da economia de combustível. “Numa comparação entre os motores Euro V e VI, entre os veículos 4×2 de nossa frota, alcançamos uma economia mínima de 8%. Além disso, o desempenho tem sido muito bom. O suporte da Scania, por meio dos seus Master Drivers, tem nos proporcionado um treinamento adequado para obtermos números vantajosos”, afirmou Jaílson Marinho.
A boa relação entre ambas as empresas dá a oportunidade para propiciar situações inusitadas, como a operação, há algum tempo, de um veículo protótipo que foi testado em condições severas nas linhas da transportadora paraense. Apelidado de “Aline”, o veículo passou um tempo na frota para uma avaliação sob todas as adversidades encontradas nos trajetos realizados pela empresa. “Esse ônibus ficou marcado por sua configuração robusta e inovadora, onde tivemos uma experiência muito positiva com ele, usando-o em trechos mistos de asfalto e terra, topografia variada e até mesmo em cima de balsa. De início muito cuidado para não provocarmos danos ao veículo. Contudo, a própria Scania determinou que ele fosse operado em condições severas para testes. Nós queríamos comprá-lo, mas não foi possível”, ressaltou Veras.
Silvio Leardini, gerente de negócios de Vendas de Ônibus da Scania Operações Comerciais Brasil, disse que a Boa Esperança é um grande cliente e um ótimo parceiro comercial que traz à montadora um conhecimento operacional que permite o aperfeiçoamento dos seus modelos de chassis. “A empresa paraense, com sua frota 100% Scania, permite que saibamos, pelas muitas informações passadas por ela, ter conhecimento sobre o desempenho de nossos produtos para podermos aperfeiçoá-los de maneira a atender todo o mercado. Isso tudo só é possível pelas características da operação da Boa Esperança, com rotas robustas e desafiadoras. Outro detalhe é que a equipe de oficina da transportadora é bem estruturada e competente naquilo que faz para a disponibilidade da frota”, afirmou.
Serviços Dedicados
O Scania PRO oferece segurança, disponibilidade e confiabilidade ao cliente. O “guarda-chuva” de benefícios está sedimentado em quatro pilares: Serviços Conectados, Planos de Manutenção, Serviços para o Motorista e Torre de Controle (Control Tower).
A Torre de Controle (Control Tower) faz uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania, buscando sempre uma redução do tempo de parada dos veículos.
O Scania PRO tem por objetivo ofertar um serviço de simples entendimento das vantagens que o cliente terá durante a vigência do contrato. Pretende ser ainda mais proativo, profissional e personalizado para a frota rodar mais, e, consequentemente, atingir a máxima disponibilidade na operação. É uma evolução para uma nova era de gestão de disponibilidade e transformação de serviços genéricos em soluções ainda mais personalizadas.
Visando atender as necessidades de diferentes perfis de clientes, o Scania PRO está disponível em 3 versões, sendo elas: o PRO Premium, que contempla manutenções corretivas, preventivas e itens de desgaste; o PRO Personal, contemplando as manutenções preventivas; e o PRO Control, a inteligência para gestão da manutenção Scania.
Conectividade
Já para clientes que buscam atingir a máxima performance por meio da gestão em tempo real de suas frotas, o pacote Desempenho traz o que há de melhor no mercado, permitindo além das funções mencionadas nos demais pacotes, acompanhamento da localização de seus equipamentos, alertas de falhas, controle por cercas virtuais, relatórios de desempenho tanto do veículo como da condução de cada motorista, individualmente.
Fonte – Scania
Imagens – Divulgação e Revista AutoBus
0 comentários