Pertencente ao Iveco Group, a FPT Industrial, empresa consagrada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental, reafirmou, há pouco tempo, o seu engajamento com a sustentabilidade ao anunciar a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2040. Cabe lembrar que esse objetivo abrange toda a sua cadeia de valor — desde o design dos produtos até os processos de produção e logística — com prioridade para a eficiência energética e o uso de fontes renováveis.
Segundo a fabricante, o seu programa “Rota 2040” contempla a inovação contínua em motores, o uso de biocombustíveis, a eletrificação e a pesquisa em tecnologias como células de combustível e motores a diesel cada vez mais eficientes. Ao mesmo tempo, há um foco em melhorar todas as etapas do ciclo de vida dos produtos — desde o design, manutenção, remanufatura e reciclagem até o uso final — considerando as emissões desde a origem até a utilização (do poço à roda).
São metas concretas até 2040 para a fabricante – 2026, reduzir em 7% as emissões de CO₂ por tonelada de mercadorias transportadas (incluindo peças de reposição), em comparação com 2022; 2030, reduzir em 30% as emissões absolutas de CO₂ geradas pelos principais fornecedores de bens, serviços e bens de capital, em comparação com 2022; e 2030, reduzir em 50% as emissões absolutas de CO₂ na produção, com base nos níveis de 2019. “Nosso compromisso com a sustentabilidade vai além de uma meta: é uma responsabilidade que assumimos com seriedade em cada etapa do nosso processo produtivo. Alcançar a neutralidade de carbono até 2040 é uma prioridade estratégica que não apenas beneficia o planeta, mas também oferece soluções mais eficientes e rentáveis para nossos clientes na América Latina”, ressaltou Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Motor de combustão interna, mas que pode ser movido com biometano. Redução da pegada de carbono
Propulsões limpas
Em termos de motores que usam combustíveis tradicionais, a marca FPT, apresentou, recentemente no Brasil, o modelo conceito N67 Etanol para tratores médios, que atuam junto a colhedoras no apoio da colheita de cana. A solução integra um projeto desenvolvido com a CNH e utiliza tecnologia ciclo Otto, contribuindo para a redução de emissões geradas no agro e menor ruído durante o funcionamento do motor.
Outra solução é o motor N60 CNG, movido a gás natural e biometano, que equipa o chassi para ônibus MA 11.0 GNV, da Agrale. A motorização segue o conceito “Diesel Like” da FPT Industrial, garante desempenho equivalente aos motores diesel e ao mesmo tempo oferece economia de consumo e custos com combustível. “O compromisso da FPT Industrial com a neutralidade de carbono até 2040 representa um passo firme rumo a um futuro verdadeiramente sustentável. No Iveco Group, acreditamos que a inovação responsável é a chave para transformar a indústria. Essa meta ambiciosa reflete nossa determinação em reduzir nossa pegada ambiental e liderar a transição energética nos setores de transporte e de máquinas industriais”, explicou Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group para a América Latina.
Imagens – Divulgação
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