Com a estratégia de gerar e fornecer biometano a partir do esgoto, o projeto Life Nimbus está inserido no contexto da União Europeia em alcançar mais de 30% de combustíveis renováveis para transporte até 2030. Uma grande cidade que vem apostando nisso é Barcelona, onde a iniciativa demonstrou com sucesso a viabilidade de produzir esse gás renovável a partir de lodos de estação de tratamento.
O referido biocombustível é produzido na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Baix Llobregat, administrada pela Aigües de Barcelona. Trata-se de uma energia limpa capaz de alimentar o NIMBUS, um ônibus piloto dos Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB), que pode percorrer mais de 14.000 km por ano, conseguindo reduzir em cerca de 28 toneladas anuais as emissões de CO₂ e diminuindo sua pegada de carbono em mais de 80 %.
Segundo informações, o projeto Life Nimbus, também, se alinha com os objetivos do Pacto Verde Europeu e do Plano Nacional do Biogás aprovado na Espanha em 2022, que prevê multiplicar por quatro a produção nacional de biometano até 2030. A TMB (Transports Metropolitan de Barcelona), operadora que participa do programa de inovação ambiental, afirmou que os conhecimentos adquiridos permitirão avançar para uma frota urbana mais limpa e que a tecnologia desenvolvida tem potencial para transformar não apenas o transporte de passageiros, mas também o de mercadorias.
Nota do editor – Este espaço reforça a relevância da diversidade de propulsões que podem ser empregadas neste momento em que a redução dos gases poluentes determina o nosso futuro. Se o brasil quiser promover a tão esperada descarbonização do transporte pesado sobre pneus, devemos sim aprender com exemplos extensos que temos pelo mundo. Claro, não podemos nos esquecer que em solo brasileiro há iniciativas para o alcance desse contexto. Veja o caso do biometano, em que o potencial nacional de produção é enorme, com capacidade para substituir até 70% do consumo de diesel fóssil.
Porém, ainda, faltam políticas públicas claras de incentivo e financiamento à sua produção, bem como o planejamento para a sua distribuição ao setor, que tende a obter benefícios ambientais e econômicos.
Imagem – Divulgação
0 comentários