Cultura em movimento

Abrati e associadas levam cultura e arte para as estradas, numa mistura de conceitos que remete à canção Vida de Viajante, criação de Luiz Gonzaga e seu parceiro Hervê Cordovil, que diz “minha vida é andar por esse país, pra ver se um dia descanso feliz”

Um ônibus pode ser considerado um outdoor ambulante, afinal, seu porte permite que ele seja uma tela, onde as muitas cores e traços podem ser explorados. E é nesse contexto que duas associadas da Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) colocaram para rodar ônibus customizados com temas que cativam desde crianças até o pessoal amante de um bom forró e sertanejo.

Dois projetos estão rodando as estradas devidamente caracterizados. O primeiro, da Viação Águia Branca, retrata o tema das crianças ressaltando a turma do Chico Bento, um dos personagens do desenhista Mauricio de Sousa. O mote dessa campanha está orientado pelo filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” que tem na trama exatamente a construção de uma estrada na Vila Abobrinha, colocando em risco a própria goiabeira. Junto com Zé Lelé, Rosinha, Zé da Roça, Tábata e Hiro, Chico Bento vai enfrentar a família de Genezinho e Dotô Agripino para impedir a derrubada da goiabeira.

A operadora capixaba, também, promoveu o Expresso Band Forró, enquanto que a empresa Guanabara ressalta o Expresso Band Sertanejo, com veículos preparados para percorrer as festas de São João, na Bahia, e feiras agropecuárias no estado de Goiás de junho até o começo de agosto.

A conselheira da Abrati, Letícia Pineschi, disse que quem viaja pelo País, especialmente de ônibus, tem sempre muita estória para contar. “Não só nos trajetos, que por via terrestre é naturalmente mais integrado ao meio ambiente que as viagens aéreas, e que quase sempre garantem novas experiências. Mas, também, nas notícias e novidades que quem viaja leva para contar para aqueles que vão encontrar. É nisso que as associadas Abrati acreditam. Por isso, nada mais natural do que apoiar os projetos culturais”, salientou.

Para ela, o ônibus tem muito a ver com o Brasil profundo, da capacidade de conectar as raízes com as culturas e os familiares distantes. “E as apresentações da música brasileira raiz, sertanejas e forró, representam grande parte da alma nacional. As associadas Abrati não poderiam ficar de fora dessa iniciativa que também leva a mensagem do transporte regular e responsável para as festividades”, completou Pineschi.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *