Espaço Marcopolo
A Marcopolo foi certificada, pelo segundo ano consecutivo, como um excelente lugar para se trabalhar pelo Great Place to Work (GPTW), reconhecimento internacional que destaca a excelência no ambiente de trabalho. A conquista reforça sua posição de destaque no Brasil e marca um avanço global, com certificações inéditas em suas operações na Argentina, China e Colômbia.
Para ser certificada, a companhia precisa obter nota superior a 70 em áreas de práticas do GPTW (Inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, contratar e receber, compartilhar e celebrar) e ter a participação de pelo menos 70% dos colaboradores no levantamento.
Em 2025, a Marcopolo contou com 8.752 colaboradores que responderam a pesquisa no Brasil, com 14.528 comentários, um avanço expressivo com relação ao ano anterior. Considerando todas as unidades globalmente, foram mais de 11.000 respondentes.
Entre os destaques estão:
- Orgulho pelo trabalho realizado
- Percepção de impacto positivo na sociedade
- Celebração de eventos especiais
- Reconhecimento pelos colaboradores do programa de remuneração variável e Participação nos Lucros e Resultados (PLR)
“A certificação obtida no ano passado nos permitiu reconhecer nossos pontos fortes e identificar áreas de melhoria. A partir daí, estruturamos planos de ação que priorizam o bem-estar dos nossos colaboradores e fortalecem ainda mais nossa cultura organizacional”, afirma Caio Doi, diretor de Gestão de Pessoas.
Segundo o executivo, o objetivo da Marcopolo é estar entre as 10 melhores indústrias para se trabalhar do Brasil até 2030. “Estamos acelerando o desenvolvimento de líderes e fortalecendo nossa cultura com iniciativas como o programa Conexão Marcopolo que proporcionou a 100% dos colaboradores a conhecer e aprofundar-se no passado, presente e futuro da empresa, bem como todos os seus componentes culturais”.
Além das práticas internas, a Marcopolo também se destaca por suas ações de responsabilidade social, com foco em lazer, esporte e educação, por meio da Fundação Marcopolo.
Além disso, um dos principais projetos da empresa é a Escola de Formação Profissional Marcopolo (EFPM), que, em 35 anos, já formou cerca de 2.000 jovens. Com foco na qualificação da mão de obra, a EFPM oferece aos jovens não apenas capacitação técnica, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais, contribuindo para a inclusão e o fortalecimento da comunidade.
A certificação GPTW pelo segundo ano consecutivo reafirma o compromisso da Marcopolo com a valorização das pessoas, a construção de um ambiente de trabalho saudável e a promoção de uma cultura organizacional forte, inclusiva e inovadora, pilares que sustentam seu crescimento global
Com mais de 15 mil colaboradores em 11 fábricas distribuídas pelo Brasil e pelo mundo, três no Brasil, uma na Argentina, uma na Colômbia, uma no México, uma na África do Sul, uma na China e três na Austrália, a Marcopolo segue investindo em iniciativas que fortalecem a experiência dos times, apoiam o desenvolvimento das lideranças e impulsionam a diversidade, garantindo um ambiente cada vez mais colaborativo, inclusivo e motivador.
Reforço na estratégia de crescimento e aposta em mobilidade sustentável
A Marcopolo realizou, no dia 2 de setembro, mais uma edição do Marcopolo Day, encontro que reúne analistas de investimento e acionistas do Brasil e do exterior em sua sede, em Caxias do Sul (RS). O evento, que contou com a presença de um grupo de mais de 50 participantes, reforçou o compromisso da companhia com a transparência e apresentou os principais avanços estratégicos em inovação, sustentabilidade e expansão internacional.
Entre os destaques, a diretoria apresentou os investimentos em novas tecnologias voltadas à mobilidade limpa, como veículos elétricos, híbridos e movidos a biometano, hidrogênio, etanol e biocombustíveis. Essas soluções estão alinhadas às metas globais de descarbonização e à crescente demanda por alternativas sustentáveis no transporte coletivo.
“O desempenho da Marcopolo é resultado de uma estratégia focada na eficiência operacional, flexibilidade produtiva, inovação e proximidade com os clientes. Temos superado metas em diferentes mercados e seguiremos investindo em soluções que acelerem a transição para uma mobilidade mais sustentável e eficiente”, afirmou André Armaganijan, CEO da companhia.
Além das perspectivas positivas para o mercado brasileiro, impulsionado pelos programas de renovação de frota, os executivos também destacaram o potencial de crescimento em países estratégicos, como a Argentina, onde há demanda reprimida e oportunidades ligadas à transição energética.
Os participantes do evento também visitaram as instalações fabris e conheceram as melhorias realizadas nas linhas de produção, resultado de investimentos em automação, reorganização de layout e aquisição de novos equipamentos, que aumentam a produtividade e a qualidade dos processos.
Imagens – Divulgação
0 comentários