Comercialização de elétricos em alta

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou que já vendeu mais de 400 chassis elétricos eO500 U no País

A eletrificação do setor brasileiro de ônibus já se transformou numa importante estratégia comercial para a fabricante de chassis, Mercedes-Benz. A marca ressaltou, recentemente, que superou o marco de venda de 400 ônibus elétricos urbanos eO500U à bateria, considerando o volume acumulado desde o início de 2024 até o mês de setembro deste ano. Com isso, ela segue dando passos significativos na consolidação de sua presença na eletromobilidade brasileira.

Em sua visão de negócios, os benefícios do ônibus elétrico para o meio ambiente e a sociedade são notáveis, com zero emissão local de poluentes como material particulado e óxido de nitrogênio, são extremamente silenciosos e sem vibrações, trazem conforto e bem-estar a bordo para os passageiros e o motorista.

O respectivo chassi foi idealizado para carroçarias de piso baixo, com até 13,2 metros de comprimento e, entre seus diferenciais, está a autonomia de até 270 km, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil. Ele utiliza as baterias NMC3, as mesmas utilizadas nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

Já o seu sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in CC2, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. “Essas 400 unidades do nosso ônibus elétrico, com tecnologia da própria marca, foram entregues a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, principalmente da capital. É muito significativo expandir nossa presença em eletromobilidade na cidade de São Paulo, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim, em alinhamento com a Daimler Buses, reforçamos o nosso compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e os princípios ESG”, destacou Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Walter Barbosa – ônibus elétricos ganham espaço no transporte urbano

E, para o sucesso operacional, a Mercedes-Benz oferece suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente na transição do motor diesel para a tração elétrica, tendo uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado, oferecendo apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. “Para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, visando descarbonização no transporte de passageiros, é preciso um empenho efetivo dos governos federal, estadual e municipal e da iniciativa privada. Isso é fundamental para viabilizar o financiamento de ônibus elétricos no País e a implantação efetiva da infraestrutura de recarga. De nossa parte, enfatizamos que a Mercedes-Benz do Brasil tem total capacidade de produção para atender às demandas por ônibus elétricos de cidades como São Paulo, como de todo o País e também da América Latina e outros mercados”, explicou Walter.

De acordo com a fabricante, seu modelo com propulsão elétrica vem equipado com o sistema de telemetria FleetBus totalmente ativado, pronto para ser utilizado assim que o veículo entra em operação. Isso elimina etapas adicionais e oferece praticidade ao cliente, que pode aproveitar todos os recursos de conectividade do serviço, ampliando o controle sobre a frota e otimizando os resultados. Isso representa o foco em inovação, conectividade e eficiência operacional.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *