Projeto brasileiro em solo europeu

A tração híbrida (etanol/eletricidade) da Volare atravessou o Atlântico e foi parar em terras do hemisfério norte

O Volare Attack 9 foi chamariz na edição de 2025 da Busworld. O veículo exposto é o primeiro micro-ônibus híbrido movido a etanol a incorporar a solução Range Extender (REX), tecnologia inovadora desenvolvida pela HORSE em colaboração com a WEG. Em linhas gerais, o sistema combina um motor de combustão interna com um gerador elétrico que alimenta as baterias do veículo, ampliando significativamente sua autonomia, especialmente em regiões com infraestrutura limitada de recarga.

O veículo tem o powertrain ambientalmente amigável, utilizando o motor turbo HR10 da HORSE, de três cilindros e 1.0 litro, com 85 kW de potência, adaptado para operar com etanol e um propulsor elétrico, sendo que o motor de combustão atua, exclusivamente, como fonte de geração de energia, operando cerca de 1/3 do tempo de uso, sempre na faixa ideal de funcionamento, o que garante máxima eficiência e menores emissões.

De acordo com informações da gaúcha Volare, a arquitetura Range Extender permite que o motor de combustão nunca acione diretamente as rodas, diferentemente dos híbridos plug-in tradicionais, reduzindo o consumo de combustível e as emissões, além de permitir que o sistema opere com baterias de alta tensão com metade do tamanho das usadas em veículos elétricos puros, gerando economia de peso, custo e espaço.

A combinação entre o motor de combustão (foto) e a tração elétrica traz benefício ambiental

Para a fabricante brasileira, seu veículo apresenta menores níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza), otimização do custo de operação, inclusive do sistema de freios, graças à regeneração de energia nas frenagens, e maior capacidade de transporte de passageiros, com três packs de baterias que armazenam 122 kWh.

E, por ser movido à etanol, o Volare Attack 9 pode operar em qualquer região do Brasil, contribuindo para um ecossistema mais sustentável, com mobilidade de menor impacto em carbono e potencial para geração de créditos de carbono.

Imagens – Revista AutoBus

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *