Rodoviários que chamaram a atenção em Bruxelas

Dentre os modelos de ônibus estradeiros expostos no salão Busworld, alguns se destacaram pela aparência e acabamento

Não é de hoje que os ônibus para aplicação rodoviária na Europa trazem muitos conceitos inovadores que elevam o padrão estético e criam identidades próprias e de vanguarda. Já na década de 1960 pode-se ver o investimento e desenvolvimento de modelos que exploravam um design arrojado e de presença, onde notáveis detalhes eram destacados, como a aerodinâmica, o para-brisa avantajado, retrovisores avançados, áreas envidraçadas que sempre privilegiaram a visão dos passageiros e layouts internos dos mais diversos tipos.

60 anos depois, a criatividade dos departamentos de engenharia das respectivas fabricantes de ônibus, sejam elas europeias e, agora, asiáticas, continua lançando mão de projetos que seguem as principais tendências da indústria automotiva mundial. Durante a Busworld 2025, maior salão mundial do ônibus, as marcas que lá estiveram ressaltaram suas concepções idealizadas para a operação em linhas rodoviárias regulares, fretamento e transfer turístico.

E o mais interessante é que, além da estética e das variadas configurações, foi possível ver que as principais fabricantes resolveram investir na eletrificação de seus modelos como forma de atender as exigências para se alcançar um transporte descarbonizado o mais breve possível. Para a Europa, 2040 é uma data limite para que os ônibus estradeiros sejam totalmente limpos em suas propulsões.

Contudo, para acatar a regra da União Europeia será preciso muito mais do que a tecnologia embarcada e livre de emissões. Atualmente, a questão dos sistemas de recargas, sejam elétricos ou de hidrogênio (com células a combustível é possível gerar eletricidade), e o próprio fornecimento energético ainda geram dúvidas dentre as fabricantes e os operadores. São temas debatidos e cobrados, constantemente, para que as metas possam ser cumpridas.

Motor de combustão interna. Uma longa vida pela frente.

E, na esteira desses desenvolvimentos inovadores, o motor de combustão interna mantém o seu protagonismo no mercado, sendo, ainda, a opção mais viável, visto que as fabricantes (todas) expuseram em Bruxelas os seus modelos dotados de propulsores Euro VI a diesel ou a gás. Até se chegar à conclusão de que as baterias não afetarão os espaços dedicados às bagagens ou a estrutura do veículo, o tanque de diesel ou gás permanece como principal elemento para acomodar a energia essencial para movimentar os ônibus.

Voltando ao tema deste artigo, dentre os modelos mostrados em Bruxelas, a estética foi diferenciada pelos muitos detalhes incorporados em cada projeto e nas silhuetas que definem o registro das respectivas marcas. Assim, com distintas áreas envidraçadas, elementos externos contemporâneos, acabamento interno refinado e tecnologia embarcada continuam em sinergia para satisfazer um mercado competitivo e desafiador.

Experiência alemã

A Daimler Buses expôs, novamente, sua geração de rodoviários sob a insígnia da Setra, subsidiária alemã voltada para o segmento de ônibus rodoviários com operação em nichos específicos. No estande da fabricante, estavam um veículo da linha MultiClass, representada pelo modelo S 515 LE, com entrada baixa; a versão do S 515 HD, ônibus rodoviário High Deck, da categoria ComfortClass; o S 516 HDH High Deck, super rodoviário com acabamento exclusivo, linha TopClass; e o S 531 DT Double Deck, ônibus com dois pavimentos, também, TopClass, com alta capacidade de passageiros e ampla variedade de aplicações.

De acordo com a marca alemã, Setra é sinônimo de ônibus rodoviários premium há mais de sete décadas, contando com uma geração de veículos do mais alto nível e que representa o conceito de versatilidade que atende aos mais altos requisitos em termos de rentabilidade, segurança e flexibilidade.

Padrão Setra para o mercado de ônibus luxo na Europa.

O acabamento interno de ambos os modelos seguiu o padrão adotado pela configuração de poltronas (revestidas em tecido ou couro), opção de teto panorâmico e materiais com a tradição de oferecer ao segmento europeu a segurança, o layout e o conforto dentro dos atributos exigidos. Em termos de propulsão, os veículos podem ser equipados com os motores OM 936, OM 470 e OM 471, com potências que variam entre 300 cv e 510 cv.

Para atender ao novo nível C da Regulamentação Geral de Segurança (GSR) da União Europeia, a Daimler Buses já adota em seus veículos um expressivo pacote tecnológico. A GSR-C se tornará obrigatória para todos os ônibus registrados a partir de 7 de julho de 2026, prevendo funções aprimoradas para o sistema de frenagem de emergência, bem como um sistema avançado de alerta para distração do motorista.

Uma tecnologia presente na feira belga em maior volume nos ônibus rodoviários foi a da MirrorCam, em substituição aos tradicionais retrovisores. As imagens das câmeras são transmitidas para monitores de 15 polegadas montados no cockpit do motorista, contribuindo, de forma segura, com a condução e manobras. As vantagens desse recurso proporcionam o campo de visão ampliado para o motorista, visibilidade significativamente melhor no escuro graças ao aprimoramento da luz residual, menor sujeira, menos danos em manobras e uma redução adicional no consumo de combustível graças à menor interferência na área frontal.

Componentes que aumentam a segurança operacional

A tecnologia traduzida pelos sistemas Active Brake Assist 6 (ABA 6), Sideguard Assist 2 com Assistente de Mudança de Faixa integrado e Frontguard Assist é uma grande aliada para operações rodoviárias mais seguras.

A partir do primeiro trimestre de 2026, a Daimler Buses equipará todos os ônibus rodoviários e intermunicipais com o sistema Active Brake Assist 6 Plus (ABA 6 Plus).

Esse sistema aprimorado não apenas atende às exigências legais que entrarão em vigor em julho de 2026, como, também, excede as especificações em áreas importantes, oferecendo segurança adicional em situações críticas de condução.

O ABA 6 Plus pode realizar frenagem total automatizada a velocidades de até 60 km/h ao detectar pessoas à frente do veículo, bem como usuários da via vindos na direção contrária ou na mesma faixa.

Uma novidade é a detecção de pedestres cruzando a via, com alerta correspondente e frenagem ativa pelo ABA 6 Plus.

Além disso, um exemplo de superação das exigências da GSR pelos sistemas de assistência da Daimler Buses é a detecção de múltiplas faixas, que o sistema ABA 6 já realiza com excelência.

O ABA 6 Plus, ainda, oferece funções aprimoradas, que permitem detecção mais precisa de situações típicas de condução e ajudam a evitar alertas falsos. Isso inclui, por exemplo, a detecção correta de veículos vindos na direção contrária ao virar à esquerda em cruzamentos e de veículos à frente virando à direita, o reconhecimento de veículos ou pessoas atrás de barreiras de proteção como não perigosos e ainda o reconhecimento de mudança intencional de faixa à esquerda quando a faixa original está bloqueada.

Haverá, também, o novo sistema Attention Assist 2 que utiliza uma câmera discretamente instalada para detectar sinais de fadiga ou distração do motorista. Ele é ativado, automaticamente, ao ligar o motor e analisa em tempo real, sem armazenamento de imagens, a posição da cabeça, direção do olhar, padrão de piscadas e outras características.

Se o sistema detectar fadiga ou distração, um alerta sonoro e uma mensagem no painel de instrumentos são emitidos. A fadiga é detectada a partir de aproximadamente 30 km/h, e a distração a partir de aproximadamente 20 km/h.

A direção do olhar, fechamento das pálpebras, posição da cabeça e rosto são continuamente monitorados, e o sistema emite sinais visuais e sonoros para redirecionar a atenção do motorista à estrada, conforme necessário.

Eletricidade – desafio do segmento

Com a estrela de três pontas simbolizando seu visual, o novo modelo eIntouro elétrico da marca Mercedes-Benz foi apresentado oficialmente ao mercado europeu de transporte intermunicipal. Segundo a fabricante, o veículo tem piso alto e é baseado no conhecido Intouro a diesel, ressaltando uma nova realidade em termos de eletrificação para as rotas intermunicipais tradicionais, transporte escolar e viagens turísticas de curtas distâncias ou mesmo transfers. O modelo estará disponível em duas versões, com 12,18 metros e 13,09 metros de comprimento.

Tecnicamente, o veículo pode ser equipado com um ou dois conjuntos de baterias, com capacidade unitária de 207 kWh, totalizando até 414 kWh, sendo que o primeiro conjunto é instalado atrás do eixo dianteiro, garantindo distribuição ideal de peso, e o segundo conjunto, opcionalmente, podendo ficar no compartimento traseiro, onde antes ficava o motor a diesel.

O eIntouro usa as baterias com células de fosfato de ferro-lítio (LFP) e operam com tensão de 800 volts, o que, de acordo com a Mercedes-Benz, oferece excelente desempenho em termos de vida útil, de até 15 anos em determinadas aplicações. Com dois conjuntos de baterias, o eIntouro pode alcançar até 500 km de autonomia, dependendo do estilo de condução, topografia e condições climáticas.

Novidade da Daimler Buses para o mercado europeu promete trazer grande benefícios operacionais

Há, ainda, o motor central ZF CeTrax 2 dual CX332, com potência contínua de 320 kW e torque máximo de 24.700 Nm e a transmissão automática de três marchas.

Outro detalhe é que a Daimler Buses inovou ao adotar as atualizações remotas de software, com vantagens alcançadas pela não necessidade de se levar o veículo à oficina e ter o processo gerenciado pelo portal Omniplus On, com o gestor de frota recebendo uma notificação para liberar os veículos para tal atualização.

A tecnologia inovadora é viabilizada pela nova arquitetura eletrônica do eIntouro, que permite comunicação segura bidirecional e transferência de dados via rede móvel.

O mencionado modelo já um velho conhecido dos transportadores europeus. Ele está na gama da empresa alemã desde 1999 (mais de 20 mil unidades produzidas), sendo produzido na fábrica de Hoşdere, na Turquia. Ele, inicialmente, foi disponibilizado, apenas, para a Europa Oriental e no Oriente Médio, sendo que alcançou sucesso na base da tecnologia sólida e qualidade confiável, com custos operacionais atrativos.

Atualmente, o Intouro está em sua terceira geração, equipado com o motor diesel Euro VI Mercedes-Benz OM 936 e recursos avançados de segurança como o sistema Active Brake Assist 6; Sideguard Assist 2; Frontguard Assist; e Lane Keeping Assist.

Do Brasil para o mundo

A gaúcha Marcopolo não se intimidou com a concorrência das grandes marcas europeias de ônibus rodoviários e mostrou no salão de Bruxelas o seu Paradiso 1200 G8 idealizado para o mercado local. De acordo com a marca, sua carroçaria atraiu a atenção dos operadores internacionais que lá compareceram, tornando-se o centro das atenções do estande brasileiro.

O referido Paradiso tem design sofisticado, com uma área um pouco maior do para-brisa, tecnologia de ponta e foco em conforto e eficiência, reafirmando o compromisso da Marcopolo com soluções alinhadas às exigências globais.

A participação da empresa na Busworld, segundo a fabricante brasileira, foi uma oportunidade estratégica para consolidar negócios em mercados tradicionais e abrir novas frentes comerciais, posicionando-a como protagonista na transformação da mobilidade global. Ao longo do evento, mais de 200 clientes de diferentes países visitaram seu estande, incluindo representantes do Brasil, Argentina, Peru, México, Austrália, Itália e França, evidenciando o alcance internacional da marca e sua relevância no setor.

Conforme informações da Marcopolo, a concepção do projeto teve como premissa trazer atributos de excelência para operadores, motoristas e passageiros, sendo que o resultado é um ônibus focado em qualidade e rentabilidade para o operador, conforto, segurança e conectividade para passageiros, tendo design funcional e moderno, com maior área envidraçada, para-brisa ampliado e espelhos redesenhados; acessibilidade total, com segunda porta no entre-eixos e sanitário reposicionado para maior comodidade; interior com acabamento premium, poltronas com deslocamento para o corredor e portas pantográficas eletropneumáticas; tecnologia embarcada avançada, incluindo sistema multiplex, conectividade centralizada, painel com controle remoto via tablet e sistemas de cibersegurança; e soluções de segurança ativa e passiva, como frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de saída de faixa (LDW), controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sensor de ponto-cego e sistema de visão 360°, que ampliam a proteção do motorista e dos passageiros em diferentes condições de operação.

A fabricante brasileira tem grandes planos para o transporte rodoviário europeu

A fabricante gaúcha ressaltou que a carroçaria G8 Paradiso 1200 promove uma simplificação na rotina do operador com soluções inteligentes que economizam tempo e reduzem custos de manutenção. Exemplo disso é a grade frontal com sistema de abertura fácil proporciona acesso rápido ao desembaçador e aos componentes internos, enquanto faróis articulados facilitam a manutenção e a substituição de peças. Na traseira, a tampa durável e resistente à deformação oferece amplo espaço e fácil acesso aos sistemas mecânicos.

Lembrando que o modelo atende às exigentes normas internacionais, como R66.02 para tombamento, e os mais recentes padrões europeus de cibersegurança (R155 e R156), garantindo gerenciamento seguro de software e atualizações remotas para todos os sistemas eletrônicos. Um detalhe é que na construção da carroçaria foi desenvolvido um novo conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas da estrutura, que conferem muito mais resistência do conjunto a impactos e ao capotamento.

Modelo de poltrona muito usado por aqui, mas que na Europa ainda não tem escala comercial

E a sustentabilidade é um aspecto presente no modelo G8, com a utilização de materiais especiais na estrutura, com o teto produzido em alumínio, reduzindo o peso, aumentando a durabilidade e resistência; e a utilização de matérias-primas de polímeros especiais na fabricação dos para-choques, grade dianteira e tampa traseira, entre outras, proporcionando peças mais leves, de extrema resistência, com ótimas propriedades mecânicas e que apresentam superfície ideal para aplicação de pintura, o que garante padrão superior de qualidade e acabamento.

Modelo holandês

A terceira geração da carroçaria Futura foi apresentada pela marca holandesa, VDL Bus, resultado de anos de desenvolvimento contínuo, sendo, segundo a sua fabricante, uma marca importante no transporte de longa distância para passageiros, operadores e motoristas. Outro destaque no Futura 3 é que ele representa um grande avanço em termos de custos ao longo de sua vida útil, impulsionado, principalmente, por uma economia de combustível de até 15 %.

A VDL ressaltou que no desenvolvimento do novo modelo ouviu operadores, motoristas e passageiros, além da rede de pós-venda para se chegar à um denominador comum em termos de desempenho e segurança. Além disso, a carroçaria está preparada para novas atualizações, incluindo futuras opções de tração alternativa e limpa.

De acordo com informações, muita atenção foi dada à ergonomia, tanto no cockpit do motorista, que se beneficia de um layout otimizado, com acesso fácil aos controles, como para os passageiros, onde o conforto aprimorado das poltronas, a iluminação ambiente e as opções de interiores, também, garantem uma experiência de viagem agradável. Os materiais, a iluminação e os acabamentos foram cuidadosamente escolhidos para criar uma sensação premium que atende às expectativas contemporâneas dos passageiros.

O Futura 3, evolução nos mínimos detalhes

Em relação ao consumo de combustível, um dos pilares do novo conceito veicular, a redução de até 15% foi alcançada por meio da combinação de tecnologia avançada, melhorias aerodinâmicas e redução de peso, o que contribui não apenas para menores custos operacionais, mas, também, para uma frota mais sustentável.

Quanto a segurança, a VDL diz que o Futura 3 dá um novo passo para atender às exigentes normas, contando com a última geração de sistemas de assistência à condução, ADAS, linhas de visão melhoradas e reforços estruturais.

A fabricante holandesa salienta o uso da engenharia inteligente no desenvolvimento do sistema de controle climático, que foi redesenhado, proporcionando um controle de temperatura silencioso e eficiente, e os esforços para reduzir os custos de reparo e manutenção, utilizando componentes modulares e maior acessibilidade aos principais componentes, o que permite reduzir o custo total de operação, tornando o veículo um atrativo econômico para os operadores.

Irizar e seus tradicionais i6S e i8

Já conhecida pela versatilidade e arrojo, a gama de carroçarias rodoviárias da marca espanhola Irizar marcou seu território, mais uma vez, em Bruxelas, trazendo vantagens operacionais e competitivas. O modelo i6S Efficient se transformou no modelo mais eficiente da história da Irizar, com uma redução de 13% no consumo de combustível e em emissões poluentes. Além disso, seu peso está 950 kg menor, com uma melhora de 30% no seu coeficiente aerodinâmico.

A carroçaria pode receber chassis equipados com célula a combustível ou motores de combustão interna. Segundo a fabricante espanhola, mais de 2 mil unidades do modelo já circulam pelo mundo.

A espanhola Irizar mantém seu foco no desenvolvimento dos melhores ônibus

Já o i8 é a carroçaria top da marca, que continua ser uma referência em conforto, luxo, design e inovação. A nova geração deste modelo na Europa já inclui algumas das atualizações da linha Efficient, como por exemplo o sistema MirrorCam, que ajudam a reduzir o consumo de combustível e a melhorar a segurança ao dirigir, além de uma configuração interna capaz de promover muita comodidade nas viagens e a nova geração do sistema de tração Integral, que promove uma redução adicional de consumo de até 5% e otimização de peso. A carroçaria cumpre todas as novas normas de GSR2 e de cibersegurança.

eRodoviários

Outra marca alemã, a MAN Truck & Coach, promete causar no setor do transporte estradeiro com o seu projeto Lion´s Coach E, com 13,90 metros de comprimento, 6×2, com motor elétrico central eCD330 de 330 kW de potência, transmissão automatizada com quatro marchas e baterias de lítio-NMC, disponíveis de quatro a seis packs, com capacidade para até 480 kWh e autonomia de 650 km. Seu sistema de recarga elétrica é o CCS com até 375 kW de potência, podendo recarregar as baterias em, aproximadamente 1,5 horas.

A capacidade de transporte do modelo é para até 63 passageiros, sendo que o espaço da bagagem é de 11 m³.

A segurança é um outro aspecto de importância no veículo. Há vários tipos de sistemas, como o ABS/ASR, ESP+, assistência de frenagem de emergência com detecção de pedestres EBA+, alerta de saída de faixa, MAN SafeStop Assist, suporte à mudança de faixa e assistência de retorno à faixa, aviso de colisão com detecção de pedestres, reconhecimento de sinais de trânsito e Assistente Inteligente de Velocidade (ISA); homologação GSR2; monitoramento múltiplo das baterias no nível das células; sistema de detecção e extinção de incêndio no compartimento do motor.

Referência em ônibus rodoviários, a MAN apresentou seu conceito com tração elétrica

A chinesa BYD mostrou o seu modelo B12.b HF com uma configuração de piso alto e compartimento de bagagem com 5,7 m³. sua tração elétrica permite velocidade máxima de 100 km/h, autonomia de até 650 km e capacidade máxima de recarga elétrica de 520 kW.

Dentre as marcas chinesas, a BYD mostrou seu rodoviário elétrico

A portuguesa Caetano Bus, em parceria com a fabricante sueca Scania, mostrou sua carroçaria estradeira Levante sobre o chassi com tração elétrica, considerado um marco na jornada da empresa rumo à mobilidade sustentável em todos os segmentos de transporte.

O veículo exposto tinha 14,30 metros de comprimento, motor EM C1, de 330 kW de potência, capacidade energética de 534 kWh, sistema de freios regenerativos, transmissão automatizada de 4 marchas e autonomia de 600 km.

A portuguesa Caetano Bus aposta na propulsão limpa para percursos estradeiros

O modelo, segundo empresa, se destaca pelas linhas fluídas e pela área frontal com aerodinâmica, assegurando uma melhor operação e economia de combustível. Com mais de 700 unidades em circulação no Reino Unido, o Levante se destaca pela imponência do desenho externo e pelo elevado conforto aos passageiros, com soluções tecnologicamente avançadas de segurança e acessibilidade.

Um modelo Double Decker rodoviário movido a biometano liquefeito

Detalhes marcantes incorporados nos veículos produzidos por algumas marcas europeias

A revista AutoBus viajou até Bruxelas a convite da Mercedes-Benz do Brasil.

Imagens – Revista AutoBus

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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