Sorocaba terá BRT

A cidade paulista de Sorocaba quer renovar sua mobilidade com a implantação de corredores exclusivos de ônibus. A meta é modernizar e dar maior rapidez nos deslocamentos de seus habitantes

O sistema BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) representa a evolução do modal no cenário urbano, trazendo características marcantes em prol do desenvolvi­mento e da relação com o meio ambiente.
A cidade paulista de Sorocaba está apostando nesse conceito, tendo como ob­jetivo uma significativa mudança em seu sistema de transporte público, o que trará ganhos para sua mobilidade. Será construída uma rede com 16 quilôme­tros de vias segregadas, com três corredores, três terminais, 28 estações, 24 quilômetros de faixas exclusivas e quatro estações de integração. O investi­mento será de R$ 390 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapro­priações, material rodante e ITS. “Diferentemente do que ocorre em todas as concessões de transporte de pessoas no modal sobre rodas, existentes no País, a BRTSOROCABA (sociedade entre as empresas CS Brasil e MobiBrasil) irá reali­zar o planejamento, as obras, a operação e a manutenção de toda a infraestru­tura durante o prazo do contrato”, disse Renato Andere representante, do BRT­SOROCABA.

O transporte público é um bem precioso nestes tempos de imobilidade urba­na. Sorocaba dá um exemplo para as cidades que buscam um planejamento efi­ciente em suas estruturas. E a união de esforços é a solução para se alcançar solidez e desempenho operacional. Segundo Andere, isso traz mais velocidade para a melhoria do transporte público. “Da nossa parte, como operadores do transporte, estamos motivados em poder participar de um projeto como este e atuar diretamente nas questões de infraestrutura, que é um dos pilares de um bom sistema de mobilidade urbana. O tempo de implantação das obras ocorrerá no máximo em dois anos, conforme finalização das mesmas. E as questões polí­tico-econômicas, sempre serão um desafio em qualquer empreendimento. Nes­te caso, o projeto foi subsidiado por um estudo robusto, fortalecendo as ques­tões contratuais, para que se alcance os melhores resultados”, explicou.

O referido estudo citado acima foi elaborado pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), baseado em uma gama de estudos desenvolvidos preli­minarmente por empresas privadas que atenderam a um chamamento feito pe­la prefeitura de Sorocaba, abrangendo projeto da infraestrutura de engenharia; rede de transportes da cidade; viabilidade dos corredores escolhidos; acervo jurídico, econômico e financeiro; oferta e demanda; indicadores de qualidade, etc.

Com o BRT, a cobrança das passagens será feita antes do passageiro entrar no ônibus. Ainda serão utilizados veículos de maior porte e capacidade nos ser­viços que se integrarão às linhas alimentadoras do sistema. Também haverá a aquisição de 125 ônibus, sendo 41 articulados. Cerca de 28,5 milhões de passa­geiros serão transportados anualmente.

Oferecendo conforto, eficiência e rapidez, o BRT propõe uma melhora na in­fraestrutura do transporte coletivo feito pelo ônibus e será um conceito dife­renciado de locomoção do modal.

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