BeVant® no transporte urbano

Depois de uma apresentação que percorreu o Brasil de Sul à Norte, o biocombustível BeVant® tem a oportunidade de ser inserido no transporte coletivo das cidades

Na transição energética do transporte de passageiros, não é só a eletricidade que pode apresentar resultados positivos em termos de redução das emissões poluentes. Há outras opções limpas em termos de propulsão que podem ser adequadas às demandas do segmento, sendo viáveis quanto a economia e ao que é exigido na mitigação da poluição, como os biocombustíveis, potencial expressivo que o Brasil pode explorar.

E é nesse contexto que um exemplo no sul brasileiro quer demonstrar o quão é possível usar combustíveis renováveis a favor do meio ambiente. Na cidade gaúcha de Passo Fundo, a Coleurb, operadora do transporte coletivo local, e a Be8, empresa que produz energias renováveis, anunciaram, recentemente, uma parceria estratégica que marca um novo capítulo para a mobilidade urbana sustentável no Brasil.

Dessa maneira, a iniciativa prevê o uso de 100% do biocombustível Be8 BeVant® em veículos da frota de ônibus da cidade, com potencial de reduzir em até 99% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Neste momento, duas unidades (com chassis Mercedes-Benz e Volkswagen) utilizam o biocombustível por um período de seis meses e servirá como base para avaliação de desempenho, impactos ambientais e viabilidade de expansão da solução para toda a frota.

Segundo Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8, a parceria com a Coleurb representa mais do que um contrato, sendo um compromisso com o futuro da mobilidade e com o futuro do planeta. “O Be8 BeVant® mostra que é possível reduzir imediatamente as emissões sem comprometer a eficiência operacional do transporte. Estamos democratizando o acesso a soluções sustentáveis que já estão disponíveis hoje, provando que a transição energética não é uma promessa distante. Ela já está acontecendo”, ressaltou.

Já Carlos Henrique Pereira, diretor da Coleurb, disse que a operadora gaúcha entende a sustentabilidade como um compromisso real com o futuro da mobilidade urbana. “Ao iniciar essa parceria com a Be8, passamos a integrar um projeto inovador, que alia tecnologia, responsabilidade ambiental e eficiência operacional. Além de contribuir para a redução dos impactos ambientais, também auxiliamos na expansão de soluções mais sustentáveis para o transporte coletivo, fortalecendo a sustentabilidade na mobilidade da cidade”, afirmou.

Lembrando que o novo biocombustível foi desenvolvido e patenteado pela Engenharia da fábrica em Passo Fundo.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *