Muito mais que o design

No projeto da Geração 8, a Marcopolo ressaltou todos os detalhes

Para a encarroçadora gaúcha Marcopolo, sua nova geração de carroçarias rodoviárias, conhecida como G8, vai além do proposto em termos de estética externa, ressaltando todo o novo conceito do padrão adotado na área interna dos seus modelos. De acordo com a marca, o salão dos passageiros passou a ter ambiente mais sofisticado, harmonioso, aconchegante e “clean”. Desse modo, poltronas, porta-pacotes, porta-focos, iluminação interna, acabamentos laterais, pisos e sanitário foram desenvolvidos para aprimorar a experiência do passageiro.

A fabricante, que é uma das principais do mundo na área de carroçarias para ônibus, informou que realizou diversas clínicas e apresentações os operadores clientes dela para perceberem as principais inovações, fato que promoveria um ambiente interno muito mais harmonioso, com mais conforto visual e convidativo.

Dentre as melhorias encontradas na G8 estão as poltronas e seus novos modelos, com plano de corte diferenciado, tecido navalhado (amplamente utilizado nos automóveis), material visco elástico e neoprene em locais estratégicos e funcionais. Detalhe para a composição das espumas nas partes de contato com o corpo, como o assento e o encosto, com elementos verticais que valorizam o conforto, sobretudo em longas viagens.

No caso dos novos porta-pacotes, eles foram desenvolvidos com conceito minimalista, com formato e estrutura “slim” (alongada e fina) para, ao mesmo tempo, oferecer mais espaço para as bagagens de mão e compor visualmente com todo esse novo ambiente interno. Integrados a eles estão o corrimão e os porta-focos, mais harmoniosos e com fácil e imediata visualização da numeração das poltronas para que os passageiros encontrem rapidamente o seu lugar.

No embarque, o corrimão é integrado, com perfil inteiriço e uniforme e o acesso ao salão se dá pela porta de separação entre a cabine do motorista e o salão de passageiros, que recebeu novo desenho, com vedação adicional para ampliar o conforto acústico. A Marcopolo explica que o sistema de fechadura e rodízios também foi remodelado, com a utilização de rolamentos e autocompensadores, que tornam o funcionamento mais suave, seguro e de menor esforço.

O sanitário recebeu desenho inovador, com interior climatizado por sistema de ar-condicionado, tendo ainda porta plana com sistema de fechamento automático e descarga com sistema Ecoflush e a opção de sucção a vácuo, como a adotada em aviões para melhor eficiência e eliminação de possíveis odores. A iluminação natural foi ampliada, com janelas cinco vezes maiores, assim como a dimensão do espelho para complementar a sensação de amplitude.

André Lucena, responsável pela área de Design da Marcopolo, disse que, quando se pensa em uma nova geração de ônibus, o design externo é o que se destaca mais para os clientes e usuários, mas é no interior do veículo que o passageiro viaja e passa várias horas. “Então no G8, a Marcopolo focou na experiência do passageiro. Ao ingressar em um novo modelo, o cliente percebe o ambiente muito parecido com o acabamento consagrado pelo setor automotivo, com cores sóbrias e harmoniosas, aumentando a sofisticação interna”, observou.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *