O mercado externo foi, mais uma vez, ressaltado como de grande importância para a fabricante gaúcha de carroçarias, Marcopolo. Sua estratégia de lançamento dos ônibus rodoviários da Geração 8 em muitos países foi decisiva para o sucesso e o crescimento das exportações da marca em 2022, colaborando decisivamente na ampliação de mercado e, também, no fortalecimento e presença ainda maior da marca em alguns dos principais mercados do mundo, como os países da América Latina, África e Oriente Médio.
Esse aspecto lhe garantiu a conquista do 51º Prêmio Exportação ADVB, nas categorias Branding Internacional e na inédita Case da Exportação 2023. André Armaganijan, CEO da Marcopolo, comentou que, frente a um cenário desafiador pós-pandemia, com a demanda por viagens extremamente retraída com restrições de mobilidade em muitos países do mundo, operadores de transportes fragilizados financeiramente pelo prejuízo nos negócios durante quase todo o ano de 2021, impedindo investimentos em novos produtos, a Marcopolo ao invés de esperar a retomada do mercado internacional de ônibus, adotou ações e programas para incentivar a renovação de frota, estimular o turismo, oferecendo um produto totalmente novo e diferenciado.
De acordo com a encarroçadora, essas ações lhe permitiram registrar um crescimento de 17,4% na exportação de veículos, com 1.949 unidades, contra 1.660 unidades no ano de 2021. Segundo informou, o volume de unidades vendidas dos modelos G8 no mercado externo em 2022 superou a venda total de seus veículos rodoviários no exterior em 2021 e colaborou significativamente para a companhia alcançar R$ 1,018 bilhão de receita de exportação, 56,9% superior aos R$ 649,3 milhões do ano anterior. “A demanda por veículos sustentáveis para exportação já é uma realidade na companhia, contamos com mais de 700 ônibus entre híbridos e elétricos, rodando em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, entre outros, com chassis de parceiros. Com a versão elétrica 100% Marcopolo, nos consolidamos como fornecedora mundial de alta tecnologia e inovação, pronta para atender à demanda nacional e internacional”, observou Armaganijan.
Além dos veículos já tradicionais da multinacional brasileira, como os urbanos, micro-ônibus, Volare e rodoviários, a estratégia da Marcopolo é inovar com soluções em mobilidade, com o desenvolvimento do Attivi Integral – primeiro ônibus 100% elétrico com chassi próprio –, veículos movidos a hidrogênio e híbridos e produtos metroferroviários produzidos pela Marcopolo Rail.
Imagem – Divulgação
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