Brasil fornece ônibus para países das Américas

Grandes marcas brasileiras de ônibus participam da renovação das frotas de empresas estrangeiras

A indústria brasileira de ônibus apresentou, recentemente, alguns negócios relacionados com dois países da América Latina. Para a América do Sul, as fabricantes de chassis Mercedes-Benz e Scania, em conjunto com a encarroçadora gaúcha Marcopolo, irão fornecer 58 novos ônibus rodoviários para o tradicional cliente chileno Turbus, que atua há 75 anos naquele mercado, sempre com a primazia em seus serviços.

São 58 unidades da carroçaria Paradiso 1800 DD G8, sendo considerada uma das maiores vendas de ônibus de dois andares em um único lote para o mercado externo na história da Marcopolo. Os veículos, que deverão serem entregues entre setembro e novembro deste ano, serão utilizados em serviço de linha entre diversas cidades do Chile. Os chassis são do modelo O 500 RSD (24 unidades) e K 440 6×2 (34 unidades).

Internamente, quinze unidades terão 12 poltronas leito no piso inferior e 20 poltronas leito-cama no piso superior, enquanto as outras 43 terão 12 poltronas leito no piso inferior e 48 poltronas semileito no piso superior, todas com tomadas USB e sensor de acionamento do cinto de segurança.

Os novos ônibus ainda contarão com sistema de ar-condicionado com luz ultravioleta para desinfecção, calefação, sistema de entretenimento do tipo streaming, conexão de internet via Wi-Fi, monitores individuais no piso inferior e três monitores rebatíveis no piso superior (apenas os 43 veículos com poltronas semileito), iluminação com cromoterapia, iluminação externa abaixo das janelas, geladeira, aquecedor de líquidos e sanitário.

José Luiz Moraes Goes, diretor Operações Internacionais e Comerciais ME da Marcopolo, comentou que a Turbus é um parceiro de mais de 50 anos e está incorporando à sua frota as primeiras unidades da Geração 8. “O sucesso alcançado pelos modelos da G8 é realmente marcante e nos incentiva a continuar trabalhando para sempre oferecer o que existe de mais avançado para os nossos clientes, ampliando a segurança, o conforto e a eficiência operacional”, ressaltou.

Para celebrar a venda, a Mercedes-Benz fez um evento no Chile, que serviu, também, para apresentar a sua linha de chassis O 500 RS e RSD idealizada para os mercados andinos. Os modelos O 500 RSD 2448 6×2 e O 500 RS 1945 4×2, possuem, respectivamente, 478 e 448 cv de potência, com o motor OM 460, de 12,9 litros. As novidades são para o transporte rodoviário e turismo e, também, operações de fretamento.

Os chassis têm trem de força com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder.

Em termos de segurança, há o sistema ABA 5, quinta geração do recurso de frenagem de emergência, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto, além dos mais de 20 itens de segurança já conhecidos pelo mercado. “A Mercedes-Benz do Brasil está se dedicando fortemente a eventos para o lançamento de chassis de ônibus nos mercados da região. Já temos planejado novas ações em outros países, reforçando o compromisso com clientes do segmento rodoviário, turismo e mineração e reafirmando a presença da nossa marca na América Latina”, salientou diz Jens Burger, diretor-geral do Centro Regional Daimler América Latina.

Panamá

A catarinense Busscar anunciou a exportação de suas primeiras carroçarias Vissta Buss 360 para o Panamá, localizado na América Central. O cliente Terminales David Panamá (TDP), empresa que opera no sudoeste daquele país, fez a aquisição de duas unidades do modelo, equipados com chassi Volvo 6×2. A configuração interna ressalta as 58 poltronas Class Superpullman com entrada USB individual, além de ar-condicionado, sanitário, elevador, geladeira, conexão de internet via Wi-Fi, quatro monitores e display de mensagem.

De acordo com a fabricante de Joinville, esta é a segunda venda de carroçarias realizada à TDP, que em fevereiro de 2023, recebeu um Vissta Buss DD. “Estamos muito contentes em poder exportar mais duas unidades para o Panamá. A parceria com a TDP está sendo de grande sucesso e vamos continuar buscando conquistar mais estradas no Panamá”, observou Paulo Corso, diretor-comercial da Busscar.

Imagens – Divulgação

 

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